Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? 

Comprei recentemente um PC novo e montei com a seguinte configuração:

Amd Ryzen 7 5700g

16gb ram DDR4

placa-mãe aorus elite b550m

fonte gamemax 650w

O problema é que de vez em quando, enquanto estou jogando, o PC desliga o vídeo e os periféricos do nada, sozinho. E não consigo nem reiniciar, nem desligar pelos botões do gabinete, tenho que desligar diretamente no botão da fonte, para assim poder ligar novamente.

Alguém teria ideia de como me ajudar?

• Obrigado 1
Postado
Postado
37 minutos atrás, Gustavo P Cardona disse:

A fonte é uma 80 plus bronze também

Infelizmente isso não pode ser considerado mais um padrão de qualidade. Qualquer bomba tem esse selo

O computador sempre apaga quando você está utilizando?

Ideal seria testar com outra fonte mesmo pra ver no que da........

Pode tentar atualizar o BIOS da placa-mãe também

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, Gustavo P Cardona disse:

@Marcelo_gs Não, ele apagou 3 vezes apenas, em aproximadamente uns 2 meses. Só apaga quando estou jogando, e nem sempre, é aleatório. Tem dias que jogo e não apaga. Vou verificar se teve alguma atualização da BIOS também.

Estranho......

Já vi um caso "parecido" que o problema era o cabo de vídeo DisplayPort, só precisou trocar o cabo.

O computador ficava do mesmo jeito que o seu, porém acontecia sempre que o PC era ligado pela primeira no dia.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, Gustavo P Cardona disse:

@Marcelo_gs O problema é que não apaga apenas o vídeo, ele desliga basicamente tudo, e me impede de desligar/reiniciar pelos botões.

Sim, acontecia exatamente a mesma coisa com o PC que mencionei, e o problema era o cabo DP por incrível que pareça.

• Curtir 2
Postado

Tem 2 indícios ai: 1) fonte com gargalo ou defeituosa; 2) Altas temperaturas. Pode estar desligando pelos sensores. Paralelo a isso, pode ser também problemas de energia na entrada da placa. Algum capacitor pode estar ruim se for eletrolítico.

Postado

@Mega Blaster Pode descartar altas temperaturas. Uma coisa que fiz que talvez possa estar interferindo, um levíssimo overclock e undervolt, vou resetar para o padrão de fábrica e voltar a testar. Também vou ver a BIOS. Faço hoje isso ainda, e trago mais novidades.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Gustavo P Cardona disse:

levíssimo overclock e undervolt

Bom, alterou as tensões. Isso realmente pode estar causando isso. Não entendo porque fazer undervolt e overclock. Você exige mais do processador e das memórias que precisa de energia e, ao mesmo tempo, diminui a tensão. É contraditório.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!