Ir ao conteúdo

RX 6750 xt nessa config da pra usar o PCIe 4.0 com processador que só aceita PCI

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

Sei que não faz muita diferença pcie 3.0 pro 4.0, mas eu to com uma placa-mãe b550m Gigabyte Aorus Elite com um Ryzen 5600g (que não aceita pcie 4.0) e queria por essa placa de vídeo que tem Pcie 4.0. 

Com isso vi que essa placa-mãe e a placa de vídeo ambas tem pcie 4.0, mas só o processador que não.

Realmente n tem como usar o pcie 4.0 nessa config? e se não, a placa de vídeo vai operar em pcie 3.0 com menos velocidade ou não muda? vi que umas da amd que é pcie 16x 4.0 e voce põe num slot pcie 16x 3.0, ela só vai rodar como uma pcie 4x 3.0, você perde desempenho da placa.

Ou tudo que to falando aqui é inutil? rsrsrs

• Solução
Postado

@Pedroh2015 ,

Com esse processador (Ryzen 5 5600G) a placa-mãe (B550M AORUS ELITE) irá operar com o PCIe 3.0 ("AMD Ryzen™ Ryzen™ 5000 G-Series and Ryzen™ 4000 G-Series Processors support PCIe 3.0 x16 mode") e sua placa de vídeo (RX 6750 XT) também irá operar com o PCIe 3.0.

Não existe como você alterar esse funcionamento da placa-mãe.

A perda será pequena, mas você irá utilizar a placa de vídeo em PCIe 3.0.

Caso fosse outra placa-mãe, como a "ASUS TUF GAMING B550M-PLUS", a placa de vídeo iria funcionar com o PCIe 4.0.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1
Postado
Em 08/04/2023 às 10:31, Diego Mendes Rodrigues disse:

@Pedroh2015 ,

Com esse processador (Ryzen 5 5600G) a placa-mãe (B550M AORUS ELITE) irá operar com o PCIe 3.0 ("AMD Ryzen™ Ryzen™ 5000 G-Series and Ryzen™ 4000 G-Series Processors support PCIe 3.0 x16 mode") e sua placa de vídeo (RX 6750 XT) também irá operar com o PCIe 3.0.

Não existe como você alterar esse funcionamento da placa-mãe.

A perda será pequena, mas você irá utilizar a placa de vídeo em PCIe 3.0.

Caso fosse outra placa-mãe, como a "ASUS TUF GAMING B550M-PLUS", a placa de vídeo iria funcionar com o PCIe 4.0.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Pelo que eu li nas especificações dessa placa da ASUS Tuf, eu vi que o caso é o mesmo que a da Gigabyte, por que nesse quesito de pcie ela depende do pcie suportado pelo processador, mas caso o processador for um Ryzen de terceira geração, ai sim fica no 4.0, mas como no meu é de quinta geração, mais avançada, ai fica somente no 3.0

Postado
15 minutos atrás, Pedroh2015 disse:

Pelo que eu li nas especificações dessa placa da ASUS Tuf, eu vi que o caso é o mesmo que a da Gigabyte, por que nesse quesito de pcie ela depende do pcie suportado pelo processador, mas caso o processador for um Ryzen de terceira geração, ai sim fica no 4.0, mas como no meu é de quinta geração, mais avançada, ai fica somente no 3.0

A geração não importa, nesse caso.. Os Ryzen G, com gráfico integrado, tem algumas diferenças na construção deles.. Sacrifícios foram feitos, pra acomodar o gráfico integrado..

Mas, na boa, isso não vai influir em nada, o desempenho da placa...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!