Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Minha RX5700XT está apresentando problema de refrigeração (fiz outro post sobre) e acho que não vai ter conserto. A fabricante ignora minhas tentativas de contato.

Estou pensando em substituir por uma RTX3060 que é o que cabe no orçamento.

Tenho exatamente R$2.050,00 para comprar a placa nova, então sem chance de 3070 ou 3060TI.

Dentro do orçamento encontro uma Galax com 8GB VRAM  (36NSL8MD6OCC) ou PNY com 12GB VRAM (VCG306012DFBPB1 ). Qual devo pegar?
De cara fico tentado a pegar a de 12GB, mas devido ao preço ser tão próximo ao da Galax de 8GB, fico receoso quanto à qualidade da placa.

Postado

a 3060 é voltada para o FullHD, nessa resolução os GB não terão tanta importância, em desempenho será praticamente o mesmo.  Minha recomendação é pela que tiver a melhor garantia. 

Todavia entretanto, sugiro dar uma olhada nas AMD 6600XT que vão entregar mais desempenho que uma 3060.  Se você apenas usa pra jogar AMD seria uma melhor pedida.   Se você usa pra Stream, gravações e afins a Nvidia leva vantagem pelas tecnologias embarcadas.

Postado

@FMattos , bom dia.

A Placa de vídeo PNY NVIDIA GeForce RTX 3060, 12 GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing - VCG306012DFBPB1 possui uma especificação bem melhor que a outra de 8GB.

• Tamanho da memória:12 GB GDDR6 (contra 8GB GDDR6)
  • Interface de memória: 192 bits (contra 128 bits)
  • Largura de banda da memória (GB/s): 360 Gbps (contra 240 GB/s)
  • Garantia: 36 meses (contra 12 meses)

As duas são PCIe 4.0 x16.

Compre a PNY NVIDIA GeForce RTX 3060, 12 GB.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Postado

@Alex Weiss A intenção é só jogar mesmo e em FullHD. Não sei se faz diferença no uso de vram, mas utilizo 3 monitores, sendo 2 deles em FullHD e o terceiro em HD(720p).

Tenho R$2.300. Vou gastar R$250 pra limpar a placa atual e se não resolver o problema, ainda consigo comprar a RTX.

Se eu optar pela RX6600XT, não posso fazer a limpeza da placa atual.

A diferença de desempenho entre RX e RTX realmente compensa pela desistência de conserto da atual?
Se for pouca coisa ainda prefiro tentar salvar a atual e só comprar uma nova se não der certo.

Postado

@FMattos , bom dia.

A RX 6600 XT é superior a RX 6600, enquanto que as placas RTX 3060 e RX 6600 XT são muito parecidas.

Segue um vídeo demonstrando a comparação dessas 3 placas em jogos clássicos.

Faço a mesma recomendação do @Pedroou "Compre a RTX 3060 12GB. Deixe para fazer a limpeza depois se for o caso." .

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1
Postado

@Diego Mendes Rodrigues Entendi.
Optando pela RTX3060 eu consigo fazer a limpeza da atual. Somente a RX6600XT me impediria de fazer.

Você tem experiência com a Garantia da PNY?

A minha placa atual é da XFX e não recomendo nem pro pior inimigo. Não quero voltar a sofrer por suporte.

Postado
1 hora atrás, FMattos disse:

@Diego Mendes Rodrigues Entendi.
Optando pela RTX3060 eu consigo fazer a limpeza da atual. Somente a RX6600XT me impediria de fazer.

Você tem experiência com a Garantia da PNY?

A minha placa atual é da XFX e não recomendo nem pro pior inimigo. Não quero voltar a sofrer por suporte.

Nunca utilizei o suporte deles, sei apenas que a forma inicial de contato é pelo e-mail suportebrasil [arroba] pny.com

Abraço,

Diego

Postado

@FMattos Compre a 3060 12gb, deixe pra mexer na placa velha depois, se voltar a funcionar vende ela pra compensar um pouco do valor da compra..  

Tendo um bom uso e cuidado com a placa dificilmente terá problemas. 

esses 250 a menos hoje no seu orçamento daqui um mês você vai se arrepender de não ter aproveitado pra comprar a versão melhor possível.

Postado

@Alex Weiss Complementando, se for pra comprar a versão de 8GB é melhor pegar a RX 6600 que é mais barata e possui o desempenho similar/superior. E se for pra pegar a versão de 12GB, você pega a mais barata entre RTX 3060 12GB e RX 6600XT.

Postado

Certo, decidido então que entre 8gb e 12gb, vai a de 12gb.

O problema da minha placa atual é só o aquecimento.
Levando isso em conta, ainda vale mais a pena pegar a RTX 12gb do que pagar +-10% do valor dela consertando a RX5700XT?

Digo em questão de desempenho.

Postado

@FMattos Em questão de desempenho ambas são bem parecidas em alguns jogos a 5700xt fica a frente e outros a 3060, porém a diferença é bem pequena em algumas situações 10%.

Tendo isso em vista se o problema da sua 5700xt é só temperatura, vale fazer uma limpeza e talvez troca da pasta térmica[lembre de colocar uma de ótima qualidade]. 

Guarde e grana para um upgrade que venha lhe trazer maior desempenho ou se tiver absoluta certeza que não há conserto para sua GPU atual.

Segue teste em 1440p.  

A substituição seria interessante se fosse para uma 3070 em termos de desempenho, mas o custo/benefício deve ser analisado, em vista que dependendo do valor poderia pegar um modelo até superior na AMD ou na geração 4000 Nvidia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!