Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá estou tendo um problema não sei se com minha placa-mãe para fazer a leitura da porta LAN, tenho contratado 350megas de internet mas percebi que minha internet ficava limitada a 100mega, tentei trocar a velocidade do duplex para 1Gbyte  (  imagem_2023-04-14_233240864.png.5668513f2367ab2589d3970f301c7d14.png)   para ver se funcionava mas acabou que não mudou nada fui testando outras coisas que vi no youtube e nada resolvia ai para ver se ele pelo menos trocava a leitura resolvi trocar para 10mbs e deu certo mas quando fui voltar para 100mbs de novo não quis voltar mais e ficou travado nos 10  ( imagem_2023-04-14_233638552.png.0be442855aaa673b6e63dfb2556aae66.png  ) desde então estou travado com a internet limitado a 10, 

já atualizei as BIOS e já atualizei os drivers e outras coisas 

placa-mãe: gigabyte h510m h (1.1)

cabo: cat6

roteador modelo: ARRIS TG1692A

Windows 10 pro versão 22H2

teste de velocidade:

imagem_2023-04-14_234930180.png.5b7ffa1c44d24487d91072a1632f2f52.png

• Curtir 1
Postado

Lê esse tópico que é certo que vai ajudar. Não descarte defeito na placa de rede.

Postado

pelo que eu entendi na conversa seria um problema no cabo, mas pelo que eu vi la a forma de crimpagem do meu cabo esta correta pela sequencia de cores e ao longo dele não tem nenhum defeito.

Mas mesmo assim continua a 100 mbs e eu testei em outro notebook aqui e ele também bate a 100 mbs só que quando eu troco a porta do roteador tem conexões de velocidades diferentes sendo a porta 1: 10, porta 2: 100, porta 3: 100 e a porta 4: 100

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, eeduflor disse:

fui testando outras coisas que vi no youtube e nada resolvia ai para ver se ele pelo menos trocava a leitura resolvi trocar para 10mbs e deu certo mas quando fui voltar para 100mbs de novo não quis voltar mais e ficou travado nos 10

Pois é: essa configuração existe para casos como esse: configurar uma velocidade menor que a que seria negociada normalmente, porque às vezes se precisa disso.

Não dá pra configurar algo mais rápido do que os drivers negociam quando liga a placa em alguma coisa. Seria como marcar que sua nota de 20 vale 200.

leitura da porta LAN, tenho contratado 350megas de internet

LAN nada tem a ver com internet. Trata-se da rede local, o L de LAN. Sua rede é que está ou não conectada à internet. E desligar o cabo que vem da operadora não muda nada na rede.

já atualizei as BIOS e já atualizei os drivers e outras coisas 

placa-mãe: gigabyte h510m h (1.1)

cabo: cat6

Esse padrão gigabit é de 1999 e então sua placa muito mais recente não precisa de novos drivers para isso. BIOS é masculino, o S de BIOS: sistema. E na configuração do BIOS --- sistema básico de entrada e saída --- não pode fazer muito em relação à rede: desabilitar o chip ou configurar Wake On Lan para ligar o micro pela rede.

CAT6 é irrelevante para essas velocidades. Só faria diferença em caso de grandes distâncias tipo uns 80m e com alguma interferência. E esse cabo é duro e o diabo para passar por dutos e para conectar os terminais também. Muitas vezes o cabo fica ruim por causa disso, ironicamente. Os cabos CAT5E são mais macios e fáceis de manipular. Seus conectores e keystones são também CAT6?

Sobre esar preso em 10mbps, entre no gerenciador de dispositivos e remova a placa. Desinstale e reinicie. O sistema faz o resto de reinstalar e definir a auto negociação que é o certo: o driver no Windows não tem como saber o que está ligado no cabo a cada momento e assim não faz sentido fixar Duplex ou Gigabit de um lado só do cabo.

Verifique os conectores e o cabo que está usando. Os pinos 4 5 7 e 8 são os que importam porque se tivesse defeito em um dos outros 4 não ia conectar mesmo.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

E esse cabo é duro e o diabo para passar por dutos e para conectar os terminais também

Não é tanto assim @arfneto.Mesmo os com dupla blindagem são flexíveis. O que muda bastante é a espessura. O CAT6 UTP é tão flexível quanto o CAT5e, mudando apenas a espessura sendo ligeiramente maior. Passa perfeitamente em dutos sem muito esforço desde que a tubulação esteja bem dimensionada. Obviamente que a a qualidade muda de fabricante para fabricante.

2 horas atrás, eeduflor disse:

troco a porta do roteador tem conexões de velocidades diferentes sendo a porta 1: 10, porta 2: 100, porta 3: 100 e a porta 4: 100

Não encontrei um manual direto do fabricante, mas alguns usuários confirmam que as portas trabalham em gigabit. Então, volte as configurações do PC para autonegociação e substitua os conectores. O fato de estarem no padrão correto não significa que estão bem crimpados nem garante que não tenham defeito. As portas do modem vão responder às configurações da placa e à montagem do cabo e das próprias. Talvez seja necessário um reset. Anota as configurações e refaça se decidir resetar. Se for preciso, entre em contato com a operadora.

2 horas atrás, arfneto disse:

configurar uma velocidade menor que a que seria negociada normalmente, porque às vezes se precisa disso.

Em que sentido isso @arfneto ? Não entendi o contexto ou de que forma isso seria necessário a não ser por defeito ou má configuração?

2 horas atrás, eeduflor disse:

ao longo dele não tem nenhum defeito.

Isso só com um testador para saber e ter certeza. Nós, do lado de cá, só podemos indicar o que dá para fazer, mas sem equipamentos para testar, é só teoria.

16 horas atrás, Mega Blaster disse:

Não descarte defeito na placa de rede.

☝️

Postado

vou chamar um suporte do provedor da internet, pois quando eu troco a porta a velocidade muda então a possibilidade de ser no roteador é alta. Mas muito obrigado mesmo assim 

Postado
Em 15/04/2023 às 16:56, Mega Blaster disse:

Não é tanto assim @arfneto.Mesmo os com dupla blindagem são flexíveis. O que muda bastante é a espessura. O CAT6 UTP é tão flexível quanto o CAT5e, mudando apenas a espessura sendo ligeiramente maior. Passa perfeitamente em dutos sem muito esforço desde que a tubulação esteja bem dimensionada. Obviamente que a a qualidade muda de fabricante para fabricante

O cabo CAT6 tem uma óbvia e indisfarçável canaleta plástica dentro dele. É por construção mais grosso e mais duro que os CAT5 ou CAT5e.

image.png.b846c6a8a699e966b45c85ca878e1c1b.png

Acha mesmo que um trem plástico como esse da foto não faz diferença? É muito mais duro e o cabo é mais largo que o 5E então claro que pode passar às vezes até dois cabos a mais no mesmo duto de 3/4" usando 5E e não 6 ou 6E.

image.png.1cad2d35c1747cd02b87deb6cf4bf657.pngE no caso so F/STP cat6 não muda muito, apenas tem a blindagem --- o foil do F --- a mais... 

CAT7, que acho que nem é oficial ainda, tem uma capinha a mais de proteção (metálica) pra cada par e é ainda mais chato, mais grosso e mais caro. Claro, também aceita taxas de transmissão muito mais altas por maior distância  (até 15m em 100G ou até 50m em 40G).

O mesmo vale para os conectores, com um 5E normal custando menos de 2 reais no pacote e um único conector blindado CAT6 podendo custar mais de 40 reais. E para os keystones.

A diferença de preço para switches e placas também é enorme. Um switch 10G de 8 portas custa mais de 500 dólares, sem impostos.

Uma caixa de cabos 5E pode custa em torno de 800 reais. CAT6E pode custar uns 2500. 

Em que sentido isso @arfneto ? Não entendi o contexto ou de que forma isso seria necessário a não ser por defeito ou má configuração?

Por defeito ou má configuração é que não seria, já que isso que eu expliquei é uma configuração manual, proposital, para manter conexão abaixo do que seria normal na auto negociação.

O sentido seria por exemplo você precisar fixar a conexão a 10mbps para testes de um driver em um emulador, para coisas como catracas ou dispositivos de rede que tenham taxas de transmissão modestas ou propósito específico. Uma placa exclusiva para WOL não precisa de 1 mbps que seja.

Um outro caso seria numa estação ponte entre duas redes, como um firewall. Se você precisar temporariamente reservar banda em outra subnet vai gostar de poder dar um único comando e baixar o tráfego nessa rede para 100 e não 1000 mbps durante um backup do lado de dcá por exemplo. Ou quando sabe que 2 dos 3 links de internet estão em manutenção... 😉

• Curtir 2
Postado

@arfneto Creio que interpretaste mal o que disse. Está polemizando algo desnecessariamente. A questão dos cabos CAT5e e CAT6 a que me referi, são MINHAS experiências usando-os. Foram gastos algo em torno de 30 caixas de 305 m cada, se não mais e uma bobina de 1000 m do blindado. LHE GARANTO: são flexíveis e fáceis de passar. É obvio que tem um volume ligeiramente maior e são um pouco mais rígido como citei. Mas o que enfatizo, é que não é essa dificuldade toda com muitos falam. E varia de marca para marca. Se prestar atenção no que escrevi, verá que comentei sobre DIMENSIONAMENTO dos dutos. Evidente que onde passa 3 CAT6 passará 4 ou até 5 CAT5e. Se quiser faço um vídeo mostrando. Nem vou comentar a parte final do seu post porque é irrelevante à discussão do tópico. Está fazendo comparativos desproporcionais tanto ao tópico quanto a aplicação. Meus comentários sobre as categorias dos cabos referem-se a aplicação PROFISSIONAL, com equipamentos de última geração que custam muito mais do que citaste.

• Membro VIP
Postado
Em 15/04/2023 às 14:05, eeduflor disse:

pelo que eu vi [o cabo] não tem nenhum defeito

21 horas atrás, Mega Blaster disse:

só com um testador para saber e ter certeza

Na verdade, nem é todo aparelho testador que entra no mérito da atenuação. Eu nem sei qual analisaria a qualidade de cada via.

• Curtir 1
Postado
Em 15/04/2023 às 19:01, Mega Blaster disse:

MINHAS experiências usando-os. Foram gastos algo em torno de 30 caixas de 305 m cada, se não mais e uma bobina de 1000 m do blindado. LHE GARANTO: são flexíveis e fáceis de passar. É obvio que tem um volume ligeiramente maior e são um pouco mais rígido como citei. Mas o que enfatizo, é que não é essa dificuldade toda com muitos falam. E varia de marca para marca. Se prestar atenção no que escrevi, verá que comentei sobre DIMENSIONAMENTO dos dutos

Pois é: muitas vezes os dutos vem antes e não depois. Como pode ver aqui muitas questões são sobre uso doméstico e redes pequenas e os dutos já estão lá. 

Por isso tentei explicar sobre a razão histórica de passar dois links em um cabo só por exemplo.

Se prestar atenção no que escrevi, verá que comentei sobre DIMENSIONAMENTO dos dutos. Evidente que onde passa 3 CAT6 passará 4 ou até 5 CAT5e. Se quiser faço um vídeo mostrando. Nem vou comentar a parte final do seu post porque é irrelevante à discussão do tópico

Sobre a segunda pare que taxou de irrelevante, entenda que apenas citei alguns exemplos de porque fixar uma velocidade MENOR usando as configurações avançadas de rede.

Ironicamente escrevi isso em resposta a 

Numa configuração manual não pode ser por defeito ou má configuração, já que é proposital.

E eu devo ter razão, já que a opção existe lá. Pode apostar que não existe para que alguém possa ir lá e fixar uma velocidade MAIOR, apesar de isso ser aconselhada em toda parte como uma solução para fixar conexões a 1000mbps.

Meus comentários sobre as categorias dos cabos referem-se a aplicação PROFISSIONAL, com equipamentos de última geração que custam muito mais do que citaste.

Se pagou muito mais que o preço de rua por esses equipamentos deve ser um problema de sua área comercial, ainda mais se considerar a compra de 30 caixas ou mais de cabos CAT6, ou simples keystones CAT6. Se sabe que os preços caem muito com a quantidade de itens. A última geração dessas coisas não é assim revolucionária para custar muito mais que a penultima, digamos.

E é bom considerar que aqui não se discute (nesse tópico ao menos) uma aplicação profissional.

Evidente que onde passa 3 CAT6 passará 4 ou até 5 CAT5e. Se quiser faço um vídeo mostrando. Nem vou comentar a parte final do seu post porque é irrelevante à discussão do tópico. Está fazendo comparativos desproporcionais tanto ao tópico quanto a aplicação

Se enviar um vídeo vai mostrar que o que você mesmo disse, esses cabos são mais grossos, são mais duros, tem uma canaleta rígida no meio e se forem blindados tem uma ultra-modesta capinha metálica para isolamento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, arfneto disse:

Pode apostar que não existe para que alguém possa ir lá e fixar uma velocidade MAIOR, apesar de isso ser aconselhada em toda parte como uma solução para fixar conexões a 1000 Mbps.

Resumindo, pra que fixar uma velocidade menor?

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm abaixo estão as razões que eu listei, de memória. Não teria visto lá?

Em 15/04/2023 às 18:33, arfneto disse:

Por defeito ou má configuração é que não seria, já que isso que eu expliquei é uma configuração manual, proposital, para manter conexão abaixo do que seria normal na auto negociação.

O sentido seria por exemplo você precisar fixar a conexão a 10mbps para testes de um driver em um emulador, para coisas como catracas ou dispositivos de rede que tenham taxas de transmissão modestas ou propósito específico. Uma placa exclusiva para WOL não precisa de 1 mbps que seja.

Um outro caso seria numa estação ponte entre duas redes, como um firewall. Se você precisar temporariamente reservar banda em outra subnet vai gostar de poder dar um único comando e baixar o tráfego nessa rede para 100 e não 1000 mbps durante um backup do lado de dcá por exemplo. Ou quando sabe que 2 dos 3 links de internet estão em manutenção...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

fixar a conexão a 10 Mbps [...] para coisas como catracas

O que é isso?

ou dispositivos de rede que tenham taxas de transmissão modestas

Tais como sensores de IoT em 802.11g – 2.4 GHz!

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

fixar a conexão a 10 Mbps [...] para coisas como catracas

O que é isso?

Oh... Esse não é o forum de controle de acesso. Isso é uma catraca:
image.png.4967de6be6710bef91bc8e32ea25c91d.png

ou em grupo:

image.png.d5e3667739a3d9bdd4a0d0d908e0bc14.png

O sentido seria por exemplo você precisar fixar a conexão a 10mbps para testes de um driver em um emulador, para coisas como catracas ou dispositivos de rede que tenham taxas de transmissão modestas ou propósito específico. Uma placa exclusiva para WOL não precisa de 1 mbps que seja

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Tais como sensores de IoT em 802.11g – 2.4 GHz!

Sensores e outros dispositivos IOT não precisam em geral de muita banda, mas poucos tem interface com fio, que era o caso nesse comentário: fixar a velocidade em uma menor que a que seria negociada. Por outro lado a latência pode ser muito importante e como ela em geral diminui conforme aumenta a velocidade sensores podem precisar da maior velocidade possível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!