Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

opa, preciso de uma ajuda aqui
o meu i5-10400f vem sobreaquecendo muito, chegando a 82c no Apex legends no mínimo, preciso de uma ajuda para diminuir essa temperatura
vou deixar abaixo as configurações do meu pc alem do processador:
Gabinete Nox Hummer MC Pro apenas com 2 fans, sendo uma traseira e uma frontal
RTX 3060 12gb pny
Air cooler T20 cooler master

• Moderador
Postado

@Nelson Troccoli Neto Olá amigo..

Seguinte, primeiramente gostaria de esclarecer que 82°C não é uma temperatura fora do comum, está dentro da curva da normalidade para o processador enquanto é exigido em jogos por exemplo (como é o caso).

Mas sim, está um pouco quente e pode tomar algumas ações para reduzir essa temperatura e assim aumentar o desempenho e a vida útil do hardware, vamos as recomendações:

Primeiro: você poderia substituir esse aircooler, pois é um modelo de entrada e talvez não seja suficiente, recomendaria pelo menos o Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG400.

Segundo: Esse seu gabinete é um forno, a frente extremamente fechada e sem uma boa circulação do ar, ainda mais só com duas fans, recomendo um gabinete com frente mesh (vazada), como por exemplo o Gabinete Gamer SuperFrame Lion, que já vem inclusive com três fans na parte frontal.

Terceiro: é importante manter o bom fluxo de ar, e utilizar as fans de forma correta: fans frontais devem jogar ar fresco de fora para dentro do gabinete, fans superiores e traseiras, devem retirar o ar quente do interior do gabinete para a parte externa do mesmo.

E por último, caso venha efetuar a substituição do aircooler, lembre-se de aproveitar e já realizar a limpeza e a nova aplicação de pasta térmica!

Obs: uma curva de ventoinhas também seria bacana, da uma pesquisada sobre, você pode fazer direto da BIOS ou por meio de software como o MSI Afterburner.

Mas por ordem de prioridade, eu começaria com a substituição do gabinete e então faria alguns testes, se ainda assim achar que precisa melhorar, faça a troca do aircooler.

Espero ter ajudado!

Abraços.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, guilherme_dr disse:

@Nelson Troccoli Neto Olá amigo..

Seguinte, primeiramente gostaria de esclarecer que 82°C não é uma temperatura fora do comum, está dentro da curva da normalidade para o processador enquanto é exigido em jogos por exemplo (como é o caso).

Mas sim, está um pouco quente e pode tomar algumas ações para reduzir essa temperatura e assim aumentar o desempenho e a vida útil do hardware, vamos as recomendações:

Primeiro: você poderia substituir esse aircooler, pois é um modelo de entrada e talvez não seja suficiente, recomendaria pelo menos o Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG400.

Segundo: Esse seu gabinete é um forno, a frente extremamente fechada e sem uma boa circulação do ar, ainda mais só com duas fans, recomendo um gabinete com frente mesh (vazada), como por exemplo o Gabinete Gamer SuperFrame Lion, que já vem inclusive com três fans na parte frontal.

Terceiro: é importante manter o bom fluxo de ar, e utilizar as fans de forma correta: fans frontais devem jogar ar fresco de fora para dentro do gabinete, fans superiores e traseiras, devem retirar o ar quente do interior do gabinete para a parte externa do mesmo.

E por último, caso venha efetuar a substituição do aircooler, lembre-se de aproveitar e já realizar a limpeza e a nova aplicação de pasta térmica!

Obs: uma curva de ventoinhas também seria bacana, da uma pesquisada sobre, você pode fazer direto da BIOS ou por meio de software como o MSI Afterburner.

Mas por ordem de prioridade, eu começaria com a substituição do gabinete e então faria alguns testes, se ainda assim achar que precisa melhorar, faça a troca do aircooler.

Espero ter ajudado!

Abraços.

Eu acho que aircooler não seja o caso, mas provavelmente seja o gabinete e a falta de fans, montei um kit aqui pra comprar e você me diz se eh uma boa opcao ou n

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlm-21-mesh-preto-lateral-vidro?gclid=Cj0KCQjwlumhBhClARIsABO6p-y05dABoeVoyVPBX5EjSciFzoEIH0kGI4aOmLc50ylxwnUqmpf7DxoaAskOEALw_wcB
https://pt.aliexpress.com/item/1005001935685998.html?spm=a2g0o.cart.0.0.714d7f061GgRyv&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Nelson Troccoli Neto Bom kit com certeza vai melhorar muito o fluxo de ar!

Eu compraria o kit de ventoinhas AIGO DARKFLASH AR12 PRO, pois tem 74 CFM de volume de ar, mas esse que você mandou do AliExpress já atende sim.

Sobre a troca do aircooler, como disse anteriormente, seria a última alternativa, antes teste com o novo gabinete e esse kit de ventoinhas para ver os resultados.

Abraços amigo!

Postado
Em 20/04/2023 às 07:43, guilherme_dr disse:

@Nelson Troccoli Neto Bom kit com certeza vai melhorar muito o fluxo de ar!

Eu compraria o kit de ventoinhas AIGO DARKFLASH AR12 PRO, pois tem 74 CFM de volume de ar, mas esse que você mandou do AliExpress já atende sim.

Sobre a troca do aircooler, como disse anteriormente, seria a última alternativa, antes teste com o novo gabinete e esse kit de ventoinhas para ver os resultados.

Abraços amigo!

Em 20/04/2023 às 13:51, 1lokos disse:

Esse fan Aigo AR12 do Allii é fraco e caro - 48CMF a R$ 54,84.

No BR tem o Aigo AR12 PRO - 74 CFM - pressão: 2.2mmH20 - PWM - R$ 39,90

https://pt.aliexpress.com/item/1005003085974915.html?spm=a2g0o.cart.0.0.72437f06Mskk6f&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Aqui, 74 de cfm e por 199, mais barato que na pichau

Muito obrigado pela ajuda guilherme e 1lokos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...