Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, possuo um Ryzen 5 5600 que jogo com uma 3060 ti. Ele costuma ter uma temperatura acentuada e hoje jogando PUBG notei chegando aos 70 graus. O fato é que uso um water cooler 360mm da deepcool e mesmo assim chega aos 70 graus, ja configurei a curva de fans e não entendo como fica tão quente. A cidade onde eu moro é quente mas já vi pessoas daqui relatando temperaturas bem mais baixas que essa. Sem uso ele fica entre 48 a 52 graus, que é bem ótimo pra mim, porém, no jogo PUBG especificamente que acredito usar mais processador, bate seus 70. Costumo configurar a energia do PC para ``ALTO DESEMPENHO``, não sei se tem algo aver. Se alguém souber o que possa ser, serei grato. As fans do WC estão conectadas no PWM ``cha_fan`` e ao lado dele tem um chamado ``cha_opt``, a bomba está conectada no ``AIO_PUMP``.

Postado

alto desempenho é isso aí mesmo. tem cara aqui que usa Ryzen tambem dizendo que a tensão padrão é 1.4v, então é uma fornalha de quente mesmo. 70 graus ta bem frio ainda.

Postado

Temperatura relativamente normal... Poderia estar melhor, mas tá bem aceitável. Qual o gabinete?

5 minutos atrás, Paulo Brandão disse:

Costumo configurar a energia do PC para ``ALTO DESEMPENHO``

Isso não melhora o desempenho em jogos, o único efeito é aumentar desnecessariamente o consumo do PC quando ele está ocioso ou em baixo uso...

• Curtir 1
Postado

@Paulo Brandão , boa tarde.

Como mencionado pelo @Shaman93 , isso não serve para nada em jogos, deixa apenas seu processador consumindo mais energia e consequentemente, ficando mais quente.

Recomendo que desabilite esse 'alto desempenho' do seu processador, caso não esteja utilizando essa configuração por um motivo específico.

A temperatura máxima do AMD Ryzen 5600 é de 90°C, de acordo com o site da AMD, por isso, 70°C não chega a ser um verdadeiro problema.

Mas se você analisar que esse processador funciona bem com um Air Cooler, e que você está usando um Water Cooler de 360mm e seu processador está em 70°C, chega na conclusão que esta configuração não está valendo a pena!

Eu utilizo um Ryzen 9 5900X com um Water Cooler de 240mm e meu processador nunca chegou em 70°C!

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Postado

você acompanhava a temperatura e passou agora a bater a casa dos 70?
pra WC, eu julgo ser muito 70º, pode ser a bomba "morrendo", mas isso só testando.
Quanto ao esquema de energia do windows, usar em alto desempenho, vai somente fazer seu pc demorar mais de entrar em modo de espera (isso aumenta a vida util de HDs), e vai fazer o clock do processador ficar nos 100%, pra melhorar isso, basta procurar Gerenciador de Energia, ir em Configurações avançadas, e alterar o parametro do uso "Estado de desempenho minimo" que vai estar em 100, deixa em 1, cabou, o processador vai voltar a oscilar frequencias e aquecer menos.

Postado

@Paulo Brandão assiste esse vídeo aqui e copia a curva de fan, se tá tudo bem instalado e com pasta térmica direitinho, é algo na curva de fan ou bomba falhando (partindo do pressuposto que seu WC é bom, 360mm era pra deixar bem abaixo disso):

PS: detalha teu setup, placa-mãe, fonte etc.

Postado

@lionlucas Loucura dms, não imaginei que fosse normal essa temperatura

@Shaman93 Uso em um Dynamic 011 da Lian li com 6 fans coolermaster mf120halo e mais 3 do proprio watercooler. Achei que alto desempenho ajudasse em jogos tb

@Diego Mendes Rodrigues Isso que não entendo, pessoas relatam pra mim que usam um 360mm e não chega nem a 65 graus com processadores bem semelhantes ou iguais ao meu

@JotaCF Setup: 
Ryzen 5 5600
RTX 3060ti rog
Gabinete 011 dynamic lian li
B550a - rog
fonte 850w core reactor
Watercooler Deepcool Castle 360mm EX
RAM 2x 8gb 3600mhz xpg

Nas fotos a seguir segue minhas curvas de fans. AIO PUMP fica 100% se não me engano e controlado por DC. E fans cha_fan1 e cha_fan3 (que são os ligados, fans do wc e gabinete respectivamente) estão por PWM e daquela forma, 63C ja fica 100% de rotação.

OBS: Por algum motivo as fotos ficaram de cabeça pra baixo.

20230419_182414.jpg

20230419_182407.jpg

• Curtir 1
Postado

@Paulo Brandão , boa noite.

Você pode iniciar vendo se realizou as coneções corretas para o water cooler e para as ventoinhas na placa-mãe ROG STRIX B550-A GAMING:
- Para o Water Cooler, você irá utilizar o CPU_FAN e o AIO_PUMP;
- Para as ventoinhas do gabinete, deve utilizar as 3 CHA_FAN (4-pin PWM/DC Fan Header).

image.png.3aa8274dd47a7d0db91e4da3530d2f06.png

image.png.6ca2c4fa340de16526fc38ae7551210a.png

Outro passo é verificar se o seu Water Cooler é compatível com sua placa-mãe.
https://pangoly.com/en/compatibility/ASUS-rog-strix-b550-a-gaming/cpu-cooler
Caso seja o DeepCool Castle 360EX A-RGB, ele é compatível.

Na sequencia, como está a pasta térmica aplicada entre o processador e a bonda do water cooler?
Ela está boa ou está ressecada?
Faz quanto tempo que você aplicou?
É uma pasta térmica de boa condutividade térmica?

Quantas ventoinhas você possui no seu gabinete O-11 DYNAMIC | Lian Li?

Quais são as ventoinhas?

Abraço,

Diego

Postado

@Diego Mendes Rodrigues Uso ao todo 9 fans, 3 do WC e 6 no gabinete. As do gabinete são as Mf120 halo da coolermaster. A pasta termica foi aplicada a uns 2 meses, é uma da coolermaster, master gel pro de 11w/mk. Estou cogitando ser algum problema nesse Watercooler ou apenas o cômodo que é meio quente, sou de fortaleza - ceará e agr ta fazendo 28 graus

20230411_153427.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!