Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Troquei recentemente de processador e placa-mãe, minha GPU passou a funcionar apenas em x8. É um GTX 1070. Na antiga placa-mãe funcionava a x16, uma placa bem antiga por sinal. Já tentei limpar os contatos, a própria GPU, o slot pci da moba e o máximo que atinge é x8. Já chegou inclusive a ficar em x1 (e x3 se não me engano) algumas vezes. Já atualizei a BIOS e já tentei até uma versão mais antiga. Deixo informações do CPUz com mais detalhes do setup. 

OBS: Tive esse problema no passado com a antiga placa-mãe e a mesma GPU, rodava apenas em x1. Acabei resolvendo empurrando melhor no conector. Infelizmente não tenho uma GPU sobressalente pra fazer testes, no máximo posso testar minha GPU em outra placa-mãe. Meu objetivo de pedir ajuda aqui é tentar algumas soluções "não físicas" pra ver se resolvo o problema.

Grato pela atenção.

Captura de tela 2023-04-26 113520.png

Captura de tela 2023-04-26 113552.png

Captura de tela 2023-04-26 113616.png

Postado

Esqueci de comentar mas minha MOBA ainda tá sem bateria, então acho que ela vive sendo resetada. Também já atualizei, voltei pra versões anteriores e reatualizei e em nenhuma tentativa funcionou. De qualquer forma, já mexi no que encontrei relacionado ao slot PCIex e não mudou nada. Inclusive pude ver que a própria BIOS reconhece que a placa está rodando em x8.

Como eu disse, queria tentar o máximo possível de soluções não físicas porque notei que meu limpa contato, que foi a única coisa que não tentei ainda, está vencido há um tempo. Comprei ele justamente da última vez que minha GPU fez isso na antiga placa-mãe mas acabei nem usando porque ela resolveu voltar ao x16 sozinha. Estou procurando onde vende na minha cidade porque da outra vez pedi pela internet junto com outras coisas. Limpei o slot da placa-mãe e o conector da gpu usando um pouquinho de álcool isopropílico. Melhorou um pouco porque só ficava em x1, agora pelo menos chega em x8.

Não sei se tem algo a ver ou é loucura, mas encontrei alguns posts em outros foruns onde pessoas falavam que alguns processadores, principalmente esses da AMD com gráfico integrado, limitam o uso da GPU. Pode ser que meu processador esteja limitando o PCIex da minha placa-mãe?

9a86f6c7-f1ce-432b-8796-844a59677af8.jpg

1f181b3d-d647-44df-9610-ceff4f940393.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!