Ir ao conteúdo

Uma placa-mãe que suporta o Xeon E3-1270, suporta o E3-1270 v2?

Ir à solução Resolvido por Felizardo12,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! 

Tenho uma placa-mãe H61M-DS2H da gigabyte, com um i5 3570 instalado. Porém, fiz um upgrade de placa de vídeo recentemente, colocando uma GTX 1660 Super e percebi um gargalo pesado nos jogos, onde sobram 1/3 a 2/3 da placa de vídeo enquanto o processador fica em 100%. Gostaria de sair da plataforma 1155, mas não é possível para mim no momento, por isso estou pensando em fazer um upgrade de processador mantendo nessa plataforma. Entre os candidatos estão o Xeon E3-1230, E3-1240 e E3-1270.

A minha questão é: no site da fabricante da minha placa-mãe, diz que suporta esses processadores, no entanto, sem os "V" no final. Por isso, gostaria de saber se a placa-mãe que suporta um Xeon E3-1270, também suporta um Xeon E3-1270 v2, v3 etc. Se possível, gostaria de opiniões sobre esse upgrade que estou prestes a fazer também. 

Postado

Provavelmente não, um é da "família" Ivy Bridge, o outro da Sandy Bridge.

O i5-3570 é 4/4 - 3.4/3.8 GHz.

O E3-1270 é 4/8 - 3.4/3.8GHz.

Como os clocks são os mesmos, em jogos a diferença de FPS será minima, se houver.

Além do que esses Xeon E-3 são caros pela idade que tem, o E3-1270 é uns R$ 150,00 no Allii.

Postado
40 minutos atrás, 1lokos disse:

Provavelmente não, um é da "família" Ivy Bridge, o outro da Sandy Bridge.

O i5-3570 é 4/4 - 3.4/3.8 GHz.

O E3-1270 é 4/8 - 3.4/3.8GHz.

Como os clocks são os mesmos, em jogos a diferença de FPS será minima, se houver.

Além do que esses Xeon E-3 são caros pela idade que tem, o E3-1270 é uns R$ 150,00 no Allii.

Mas a minha placa-mãe é compatível com processadores de 2ª e 3ª geração Intel, ou seja, a família Ivy Bridge e Sandy Bridge.

Sobre a diferença em desempenho, comparei os processadores, vi vários benchmarks e sim, 8 threads ao invés de 4 faz bastante diferença. Não propriamente no desempenho (fps) que continua bem parecido em jogos GPU bound, mas sim no gargalo de CPU, diminuindo bastante o uso do processador e dando folga pra trabalhar bem em conjunto com a placa de vídeo.

No que tange aos preços, se eu for olhar um i7 3770, que seria o upgrade "correto" para essa geração de processadores, gira em torno de R$230-330, então o xeon ainda parece valer mais a pena.

Postado
12 horas atrás, 1lokos disse:

Bom, então arrisque, pegue o E3-1270 V2, se não der certo - o BIOS não reconhecer, os Xeons são relativamente fáceis de vender.

Ainda estou pensando se me vale a pena. Como é um produto barato, não terei um prejuízo se o upgrade falhar. 

Nesse caso, você teria outro upgrade para me recomendar mantendo nessa plataforma ou só trocando o Kit todo mesmo?

2 horas atrás, Guilherme FW Xavier disse:

A minha placa-mãe suporta o Xeon E3-1270. Minha pergunta foi justamente se uma placa-mãe que suporta o 1270 suportaria também o 1270 V2, V3 etc. 

Postado
11 horas atrás, Vando Santoos disse:

Ainda estou pensando se me vale a pena. Como é um produto barato, não terei um prejuízo se o upgrade falhar. 

Nesse caso, você teria outro upgrade para me recomendar mantendo nessa plataforma ou só trocando o Kit todo mesmo?

A minha placa-mãe suporta o Xeon E3-1270. Minha pergunta foi justamente se uma placa-mãe que suporta o 1270 suportaria também o 1270 V2, V3 etc. 

Se a sua placa-mãe possui BIOS para suportar processadores de 2a e 3a geração, e voce ja sabe que o E3 1270 é suportado, então é bem provável que o E3 1270v2 também será suportado...

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

@Vando Santoos Eu tenho uma placa-mãe, que suporta xeon ate e3 1245 v2, mas não diz que tem e3 1270 v2, mas eu encontrei um vídeo, e o cara mostrando esse processador na minha placa-mãe 

@Vando Santoos o que significa, que o meu suporta, porque eles tem recomendações de xeon, se tiver recomendações de xeon na sua placa-mãe, é sucesso, preocupante seria, se não tivesse as recomendações. Esse vídeo que mandei, mostra especificamente que mesmo não tendo lá, vai rodar, porque o cara comprou e testou 

@Vando Santoos minha placa-mãe suporta 2 e 3 geração, mas ultimo será esse e3 1270 v2, porque dai, é só mudar para um nova geração p8h61-m lx2 r2.0, esse é minha placa-mãe 

• 9 meses depois...
Postado
Em 08/03/2024 às 16:57, Felizardo12 disse:

@Vando Santoos O meu era uma h61 da ASUS, e ta ate hoje rodando jogos atuais kkk

Que bom, colega.

Eu desisti de trocar e fiquei até semana passada com o i5 que eu tinha quando criei o tópico. Agora, dei um upgrade pra um Ryzen 5 4500 e tá uma MARAVILHA jogar nisso aqui hahahaha!

Por ter que trocar o kit da placa-mãe, fiz logo o upgrade completo. SSD NVMe, 16gb de RAM e o bendito R5 4500.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!