Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera, gostaria de saber se é normal no caso de eu estar vendo algum vídeo o cooler do processador ele acelera e quando paro ele vai desacelerando, quando jogo então acelera demais, é normal isso? as temps usando navegador fica entre 40-60 e jogando jogos como cod fica 65-75

fonte corsair 550W

GTX 1650 4gb

8x2 16gb 

amd Ryzen 5 5600

b450m DDR4

sdd 240gb HD 1tb

• Membro VIP
Postado

Ele aumenta a rotação quando o processador esquenta, quando você abre um jogo e a demanda dele aumenta, o calor aumenta e a rotação da fan também aumenta para tentar mater essa temperatura baixa.

Durante o momento que está fazendo atividades "mais leves", pode ter algo em segundo plano que causa um pico de consumo da CPU e por isso ocorre um aumento rápido de rotação da fan.

• Membro VIP
Postado

Tendo em vista que é um 5600 e deve estar usando o cooler box padrão, está normal.

Isso ocorria quando usava o cooler box da Intel, quando troquei para um AG400, parei de notar essa variação de rotação. Ocorre um grande aumento de rotação eventualmente em jogos quando a demanda é muito grande.

Postado

Pessoal explicou bem o problema porém variações de até 75 graus para um desktop, considero um valor alto, apensar dos chips resistirem a essa temperatura tranquilamente eu trocaria o cooler, bom dia a todos.

• Curtir 2
Postado

@Pedroou Entendi, eu tenho 5 ventoinhas aqui tentando dar conta da temperatura e quando jogo sempre escutando o cooler do processador acelerando e desacelerando, isso aí não prejudica ele né? 

• Membro VIP
Postado

Não. Suas fans não devem ser PWM, mas caso fossem, elas também poderiam ficar alternando a velocidade de rotação.

Pode seguir a sugestão @techpix e trocar seu cooler box por um air cooler, se quiser manter seu processador em temperaturas mais baixas.

Postado

@Pedroou Sim, pretendo comprar em breve porque por agora não consigo, mas gostaria de saber mesmo se dava pra usar tranquilo sem problemas pra só depois investir em algo melhor, cold war fica 65-75 jogando e o cs 60-68, vi que minha config aguenta mas me preocupa a temp alta 

• Membro VIP
Postado

Se for curto de período de tempo, tranquilo. Pode informar o modelo do seu gabinete? Acredito que tenha um problema de circulação de ar e/ou suas ventoinhas estão mal posicionadas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...