Ir ao conteúdo

Existe um limite de RAM por slot ?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Comprei um pente de 16gb da corsair de um conhecido meu, o pc acabou não lendo ela e segundo ele minha placa-mãe só reconhece pente de 8gb (que é o que uso) pra baixo. Isso existe ? 

É uma h110m M.2

Suporte 32gb

Postado

Existe sim! O que define isso é a placa-mãe, geralmente dá pra ver no manual ou no site da fabricante!

OBS: Também tem a velocidade que seu processador trabalha, que também pode definir a velocidade que você pode usar!

Postado

@ZzSANOzZ Então, o estranho é que ela tem 2 slots só e pra alcancar o limite seriam 2 pentes de 16gb. Abri a pergunta por medo mesmo kkkkk não quero comprar e não funcionar, não vou trocar de plataforma tão cedo.

Existe a possibilidade da RAM dele não estar funcionando tambem, ele fez a devolução e eu ia comprar na Ali

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Html.cris Tarde

O que pode estar acontecendo é que a sua placa-mãe, só reconhece memória do tipo "single ranks", e provelmente a memória que você comprou é  do tipo "Dual rank".

.O que pode ser feito para resolver isso é tentar atualizar a BIOS da placa-mãe.

Single ran é quando a memória tem chips apenas de uma lado, e dual ranks é quando tem chip dos dois lados

RAM DUAL RANK.png

RAM SINGLE RANK.png

https://forum.adrenaline.com.br/threads/memórias-single-e-dual-rank.607677/

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Html.cris Essas memórias que você pegou são de que frequência? meu palpite é que essa memória de 16GB é de frequência mais alta que a suportada pela placa-mãe, e essas placas Intel de sexta e sétima geração eram bem chatas com memórias xmp, oficialmente só suportavam memórias DDR4 ate 2400 nos i3 e i5 ou ate 2666 nos i7.

O que acontece é que muitas memórias modernas, além do perfil xmp tem outros mais baixos, a placa-mãe pode não ter conseguido achar um perfil de 2400 com essa memória e não conseguido iniciar elas

Também tem a possibilidade de ser os ranks da memória como o @Edvaldo J. Frederico mas seria o contrario, como os módulos de 16GB dual rank são mais antigos, seriam eles que tem mais chances de funcionar nessa placa-mãe, módulos de 16GB single rank são bem mais novos e tem chips de maior densidade, o que pode dar incompatibilidade com o controlador de memória nos CPUs de sexta geração

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!