Ir ao conteúdo

Upgrade de processador ou upgrade de geração?

Ir à solução Resolvido por João Guillherme,

Posts recomendados

Postado

Olá! Já faz um tempo que eu me interesso em fazer um upgrade pro meu PC. Eu só praticamente jogo nele.

Atualmente, eu tenho um i3-3240 e queria trocá-lo por um i7-3770K. Acham que eu devo pegá-lo ou investir em uma geração mais atual? Estou tentando combinar com a minha GTX 1650.

Postado

Planejo investir não mais que mil reais.

Minha configuração:

Processador: i3-3240
Placa-mãe: GA-H61M-S1
Memória: DDR3 2x4GB
Placa de vídeo: GTX 1650
Armazenamento: SSD 120GB + HD 500GB
Fonte: EVGA 400W

Postado

i7-3770K é vendido caro ~R$ 350,00 no Alli, ~R$ 550,00 no M.Livr3, não se justifica.

A (Gigabyte) GA-H61M-S1*  suporta Xeon, desde que atualize o BIOS, exemplo o

Xeon E3-1270 ~R$ 150,00 no Alli, que é basicamente igual ao i7-3770K, é 4/8, 3.4 - 3.8 GHz de clocks.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-H61M-S1-rev-20/support#support-cpu

* Qual revisão da sua? Tem rev. 4.0 rev. 3.0 rev. 2.2 rev. 2.1 rev. 2.0. É preciso verificar para atualizar o BIOS.

Fora isso com R$ 1.000,00 o que dá para fazer para ter ganho de desempenho um pouco melhor é pegar um kit Xeon X99 no Allii, um Xeon E5-2667 V4 fica nuns R$ 750,00 - se der sorte de não ser "sorteado para pagar a picanha".

• Curtir 3
  • Solução
Postado

Recomendaria um up de geração, pela disposição de recursos mais modernos (atualizações de segurança, versões etc.) Mas é claro que o gasto vai ser maior.

Pra 4ª geração existem os famosos kits Xeon v3 ou V4, se quiser um bom desempenho com baixo custo (ainda mais porque você já tem a placa de vídeo, e sua fonte dá conta de vários kits). Se quiser, recomendo que se informe mais sobre (canal do Mario Mazzotti tem várias dicas boas sobre Xeon).

Se quiser se manter nessa geração mesmo, esse processador que citou até casa com sua placa, só vai ter que fazer um up de cooler e atualize a BIOS.

39 minutos atrás, Kaique Lazzaretti disse:

Memória: DDR3 2x4GB

Nesse segundo caso, é bom trocar por 2x8GB 1600 MHz (se puder & quiser vender os que já tem, não vai gastar muito no upgrade). 8GB RAM já foi bom pra jogos até alguns anos atrás, mas 16GB sim é o ideal pra jogos modernos.

• Curtir 1
Postado

Obrigado, pessoal! Tô tentando economizar no PC e as dicas ajudaram muito. Vou dar uma procurada no Ali e ver ainda outras opções no Brasil. Nunca comprei fora e tenho um pouco de receio de ser taxado.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!