Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Eu estou montando um sistema com uma fita de led e um touch para a ativação. Na primeira vez que montei eu montei conforme a IMAGEM 1 (todos os dados da imagem são os valores reais dos componentes que estou usando).

IMAGEM1.thumb.png.a1594b63f7430414c364cc1d2a42f953.png

Nos primeiros momentos funcionou perfeitamente então eu desliguei e deixei ele desligado por um tempo. Mais tarde quando eu fui ligar de novo percebi que o a fita de LED ja tinha ligado logo quando conectei na tomada e quando eu precionava o touch apesar dele mudar de cor mostrando que tinha reconhecido o toque a LED não desligava então quando estava verificando as conexões percebi que o touch estava muito quente a ponto que pouco tempo depois os fios proximo ao touch derreteu e começaram a dar curto desarmando a fonte. Foi ai que percebi meu erro (pelo menos é isso que eu acho) a fonte era de 12v e 12a, na caixa da led estava dizendo que a potencia da led era 20.5w/metro, no caso eu usei cerca de 3,5 metros então fazendo a conta (20,5x3,5/12) percebi que a led precisava de 6 amperes. Então acabei criando uma hipotése que a minha LED forçou o touch a receber mais amperes que o limite (que era 3a) e por isso fez ele esquentar e estragar. Com isso em mente pesquisei mas não achei nada muito relacionado mas descobri o RELÉ, usando ele eu poderia usar o touch pra ativar a o RELÉ  e então o RELÉ ativaria a LED sendo assim o touch receberia apenas os 3a e a led poderia receber os 6a  sem forçar o touch. Fiz esse esquema (IMAGEM2)  mostrando como eu pensei em fazer:

IMAGEM2.thumb.png.d65ee05bf587e0170816dcd45efb3d5f.png

E é aqui que está a minha dúvida (desculpa pelo textão mas queria que vocês tivessem o maximo de detalhe) isso funcionaria? em caso positivo, qual seria o relé adequado? e em caso negativo qual seria uma forma de eu conseguir fazer esse sistema funionar?

Obs: eu esqueci de colocar a imagem do touch então ela vai estar abaixo. Eu cheguei a procurar outros modelos depois do ocorrido mais não encontrei algum com potencia maior.

TOUCH.png.c7148f0f5587aef7c8e5e620e6feb4ce.png

Desde já eu agradeço.

• Curtir 2
Postado

Tem razão no que diz. No primeiro caso realmente ocorreu a sobrecarga. 

Quanto ao relé, seu esboço está correto. 

Mas vale lembrar que o relé serve apenas como um liga-desliga, caso tenha outra função como dimmer ou mudança de cores em seu led não vai funcionar. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Entendi valeu! Você conhece algum modelo de relé que funcionaria no meu caso?. Se eu quiser esses funções você sabe alguma forma de eu consegui fazer o sistema funcionar?

Postado
2 horas atrás, StricX disse:

Você conhece algum modelo de relé que funcionaria no meu caso?.

No seu caso, pode ser até um relé avulso (que é mais barato). 

2 horas atrás, StricX disse:

Se eu quiser esses funções você sabe alguma forma de eu consegui fazer o sistema funcionar?

São muitas opções, a depender do tipo de fita de led que vai usar. 

Em cada situação, as ligações e projetos são diferentes. 

Postado

@StricX Você diagnosticou o problema  e calculou a corrente corretamente, então parece que entende mais do que a média das pessoas. Fiquei espantado com a potência da fita, normalmente são 4,5 watts por metro, mas eu procurei e realmente existe de 20 W, tem até um CI em cada pedaço, no total vai dar uns 70 W, deve ficar claro que nem o dia. 

image.thumb.png.a5acd093194e6a22431080d08ecdbd39.png

Como todo eletrônico faz algum tempo que comprei umas sucatas e mesmo o menor relê delas é pra 10 A. 

Outra coisa, pela sua descrição o que estragou no touch foi a "saida" e como você entende mais que a média resolvi arriscar que talvez saiba que a saída dele deve ser um transistor ou até um mosfet que , pela sobrecorrente, entrou em curto. Provavelmente ele pode ser trocado por um mais forte, talvez colocado do lado de fora com um dissipador se esquentar muito. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!