Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite rapeize, a minha casa foi comprada, é uma casa antiga! E no quadro de energia e na casa no geral, não veio com o aterramento. Eu comprei um pc esses dias e infelizmente n quero ligar pois só ao colocar na tomada ele dá choque. Comprei um filtro de linha da IClamper e continua os choques. Vi que existem módulo isoladores que funcionam como aterramento. Tem como me recomendaram um. Preciso urgentemente, pois o aterramento da casa vai ser muito complexo, mas é algo que vou fazer no futuro.

Config

I5 10400F

3060 8gb Galax

H510m Gigabity

500w 80 plus bronze

Me recomendem um módulo pf!

• Membro VIP
Postado

O aterramento eliminaria o "choque" mas não o problema. Pois não é caminho padrão como ralo de banheiro. Ele está ali para drenar o inesperado.

A carcaça do PC está sendo energizada de maneira indevida. Algo encostando onde não deveria encostar. Ou uma polaridade invertida.

• Curtir 2
Postado

@Leonardo Guerra de MendonçMas falta de aterramento não da choque, por outro lado tem uma gambiarra que as veze fazem de ligar o terra no neutro e ai sim o gabinete pode dar choques.

Se quiser fazer um teste, ligue um adaptador com 2 pinos que elimina a conexão do terra, e veja se os choques param, se parar, siga a dica do @GuilhermeGB e cheque a ligação da tomada. se mesmo com a fase no lugar certo a tomada ainda der choque, tire o fio terra pois pode ter gambiarra no aterramento, o que é mais perigoso do que não ter aterramento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não falou se é 127 ou 220. Tente inverter a tomada apenas.

10 horas atrás, Leonardo Guerra de Mendonç disse:

Preciso urgentemente

Bata um prego grande no chão perto da parede e perto de onde senta. Enrole bem enrolado um fio ou arame nele e aparafuse a outra ponta nos parafusos da fonte do pc.

Atenção à lei de murphy ... o prego pode achar um cano de água ou o conduíte dos fios

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Leonardo Guerra de Mendonç disse:

urgentemente

9 minutos atrás, .if disse:

um prego grande no chão

9 minutos atrás, .if disse:

Lei de Murphy

A questão eletrônica é que um "descarrego" 😉 pode causar prejuízo. Surgirão mais correntes, para além daquela que carregou a carcaça, que não deveriam existir. Se essa energia estiver vindo da eletrônica, componentes (ex.: resistores, circuitos integrados) poderão ser forçados.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

pode causar prejuízo.

Obviamente. Ele pode optar pelos choques. Ambos são a.

🤪

9 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Se essa energia estiver vindo da eletrônica,

De fato sua fonte pode estar com fuga. Há opção com seu preço de trocá-la. Obs: pode ser a fonte do pc ou monitor a causa do dano. Mas em 99.99 % dos casos é só questão de (falta) aterramento mesmo. Mas a lei de murphy quer muito levá-lo ao 0.01%

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, .if disse:

Ele pode optar pelos choques.

3ª via: não usar até a correção.

36 minutos atrás, .if disse:

em 99.99 % dos casos é só questão de (falta [de]) aterramento mesmo

Você está dizendo que essa chance toda  é de nada estar para ser corrigido?

Postado

Qual a tensão desse choque, @Leonardo Guerra de Mendonç?

Multímetro na escala de corrente alternada, uma ponta no prego que @.if falou e a outra ponta na carcaça do PC (num micro-ponto em que você raspe vernizes, tintas etc.)...

Também é fácil descobrir a fase, o lado da tomada de onde a corrente está escapando. Com o multímetro na mesma escala, uma ponta na carcaça e a outra vai trocando: uma vez no pino central da tomada, outra, de um lado, outra de outro. E se você não tiver uma régua ou um filtro de linha, pode usar uma outra tomada para medir. Tomando cuidado se a tomada onde você vai medir e a do PC estão paralelas...

De toda forma, se há esse "vazamento" de energia, se não for de dentro do PC e sim da tomada, não é filtro de linha que vai eliminá-lo.

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

essa chance toda  é de nada estar para ser corrigido?

Sim. Fontes possuem um capacitor que vai de uma fase ao gnd. Olhe p.ex.

entrada_da_font.png

C3 e C4. Em rede 220 o centro - que está na carcaça -  pode ficar com 110Vac. Pessoa sensível pode experimentar um ...

63bc5d7565937.jpg

• Haha 1
Postado

10 horas atrás, Leonardo Guerra de Mendonç disse:

Se não me engane é Tronos! Sei que n é uma boa marca, e vou trocar por uma Redragon Modular.

Sua fonte seria essa aqui? Realmente seria loucura tentar usar seu PC considerando a configuração que você tem, essa fonte é totalmente desconhecida e não passa segurança nenhuma. Existem várias fontes "falsificadas" que mentem sobre selo 80 Plus e etc. Levar choque provavelmente será o menor dos seus problemas. Pelo que vi, essa fonte é fabricada pela Brazil PC, uma marca que a maioria do pessoal aqui do fórum já conhece, só produz fonte bomba.

Redragon também não costuma ter fontes tão boas, são no máximo quebra-galhos (pra usar por um tempo e depois trocar), sugiro reconsiderar as suas opções. Um PC como o seu exige algo pelo menos como uma XPG Pylon 450W ou uma MSI MAG A550BN, são fontes que custam menos de R$400 e oferecem um nível de qualidade aceitável.

6 horas atrás, .if disse:

Sim. Fontes possuem um capacitor que vai de uma fase ao gnd. Olhe p.ex.

entrada_da_font.png

C3 e C4. Em rede 220 o centro - que está na carcaça -  pode ficar com 110Vac. Pessoa sensível pode experimentar um ...

63bc5d7565937.jpg

Isso aí seria no caso de fontes genéricas safadas, que infelizmente ainda são vendidas hoje em dia. Fontes de PC mais modernas possuem cirucito PFC Ativo com entrada full range (bivolt automático), e geralmente contam com apenas um capacitor principal no primário que fica em paralelo com o circuito boost. Mas ainda é possível ter fulga de corrente se não tiver aterramento e se o neutro for alimentado com uma fase (seja por inversão ou por um circuito com 2 fases).

Postado

@GuilhermeGB

https://a.co/d/bEM3pTd

Essa seria ela, uma pergunta eu consigo segurar até novembro(Black Friday, eu queria um modelo mais potente na promoção(700w) para futuros up) nesse caso, provavelmente eu só ligarei novamente o Pc em julho, que seria o prazo do aterramento. Como estou com o orçamento limitado, mas se você dar uma olhada nela e for urgência terei que trocar!

@GuilhermeGB https://www.kabum.com.br/produto/369655/fonte-msi-mag-a600dn-atx-600w-80-plus-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp6b22-809

Boa Fonte?

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Isso aí seria no caso de fontes genéricas

Seu conhecimento e experiência são bem vindos sim amigo. Só me permita registrar que a proposta do post foi mostrar pros amigos a presença dos capacitores de filtro os quais na ausência de terra podem provocar choques em qualquer tipo ou qualidade de fonte que o possuam.

Situação anterior...

Em 03/06/2023 às 21:34, Leonardo Guerra de Mendonç disse:

Preciso urgentemente,

Situação nova...

1 hora atrás, Leonardo Guerra de Mendonç disse:

eu só ligarei novamente o Pc em julho

Neste caso a opção da espera lhe pode ser mais recomendável bem como o investimento da troca [ao meu ver ainda desnecessária] da fonte

Postado
9 horas atrás, Leonardo Guerra de Mendonç disse:

@GuilhermeGB

https://a.co/d/bEM3pTd

Essa seria ela, uma pergunta eu consigo segurar até novembro(Black Friday, eu queria um modelo mais potente na promoção(700w) para futuros up) nesse caso, provavelmente eu só ligarei novamente o Pc em julho, que seria o prazo do aterramento. Como estou com o orçamento limitado, mas se você dar uma olhada nela e for urgência terei que trocar!

@GuilhermeGB https://www.kabum.com.br/produto/369655/fonte-msi-mag-a600dn-atx-600w-80-plus-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp6b22-809

Boa Fonte?

Não há necessidade de uma fonte com tanta potência, seu PC tem consumo baixo de energia (menos de 350W de pico), uma boa fonte de 450-550 W supre com sobra. A linha A-DN da MSI é inferior à linha A-BN, então eu não acho tão legal essa opção que custa quase o mesmo preço.

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Como eu disse antes, sua fonte atual não passa segurança, não se sabe a qualidade dos componentes internos, se ela cumpre os níveis corretos de regulação e filtragem de tensão, se os dispositivos de segurança funcionam corretamente, etc. Você pode optar por usa-la assim mesmo, pode nem acontecer nada a curto prazo, mas eu prefiro não recomendar.

Postado
Em 03/06/2023 às 23:08, alexandre.mbm disse:

Esse choque é sintoma de algo que não deveria estar presente.

Sim, os tais capacitores citados por @.if

Quando minha casa não tinha aterramento eu retirava eles das fontes. Ao fazer o aterramento, os coloquei de volta. 

De qualquer forma, esses capacitores servem como filtro de linha, para não entregar o ruído dessas fontes meia boca à rede. Só que pra funcionar tem que ter o aterramento. 

Por aqui sempre usei as tais fontes bombas, inclusive a primeira que comprei há uns 20 anos está funcionando. Porém aqui é a tal "casa de ferreiro onde o espeto é de pau" então não vamos discutir isso. :lol:

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

@Leonardo Guerra de Mendonç Os fios da fonte podem ter sido soldados de forma invertida dentro da fonte, já vi acontecer, neutro onde era para ser fase (fio preto) e fase onde era para ser neutro (fio branco), teria que ver dentro da fonte, pois se a fonte está desse jeito, vai dar pequenos choques mesmo com interruptor desligado (caso tenha interruptor).

@GuilhermeGB Essa inversão também pode ocorrer na soldagem dos fios no conector de entrada de energia da fonte, já vi isso acontecer, se resolve retirando os fios do conector com ferro de solda e soldando certo.

@F4b10 Inversão também ocorre dentro da fonte, no conector. @GuilhermeGB

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!