Ir ao conteúdo

Placa de vídeo integrada ou dedicada?

Ir à solução Resolvido por pedrin_howzz,

Posts recomendados

Postado

Vou dar um upgrade no PC e peguei um processador Ryzen 5 4600g.

Eu tenho uma placa antiga (AMD Radeon r7 200 series) e queria saber se é melhor usar o vídeo integrado do processador novo ou se ficaria melhor usar essa antiga mesmo.

Agradeço desde já :D

Postado

@EuLuisHenrique R7 200 séries é um nome genérico que cobre vários modelos de placas R7 2xx. Se a placa for uma R7 260X ou R7 265, eu recomendo que você use a placa dedicada, em algumas situações você terá melhor desempenho. Se for uma placa mais fraca, aí realmente não faz sentido usar.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ah então esquece, ela é bem mais fraca que o vídeo integrado.

Hmm, entendi. Obrigado pela ajuda! Aliás, você tem uma sugestão de alguma placa não tão cara pra esse PC?

No caso eu comprei esse e só adicionei mais um pente de 16 de ram (e tenho um HD bom aqui que também vou colocar)

https://www.pichau.com.br/computador-mancer-home-hm093-amd-Ryzen-5-4600g-8gb-DDR4-SSD-240gb-35860

Postado
3 minutos atrás, EuLuisHenrique disse:

@GuilhermeGB

Hmm, entendi. Obrigado pela ajuda! Aliás, você tem uma sugestão de alguma placa não tão cara pra esse PC?

No caso eu comprei esse e só adicionei mais um pente de 16 de ram (e tenho um HD bom aqui que também vou colocar)

https://www.pichau.com.br/computador-mancer-home-hm093-amd-Ryzen-5-4600g-8gb-DDR4-SSD-240gb-35860

Com essa fonte aí não vai rolar colocar uma placa de vídeo, eles te enviaram uma fonte genérica bem safada. O gabinete também é muito compacto, só vai caber placas de vídeo bem pequenas (single fan), fora que ele não fornece uma boa circulação de ar, então seu PC pode acabar superaquecendo. Segundo informações do site, ele suporte VGAs de até 200 mm, os modelos dual fan geralmente variam mais ou menos dos 200 mm até 300 mm. Não se esqueça que você comprou um PC "home", que é pensado para uso normal em casa, e está querendo torná-lo um PC para jogos, você deveria ter montado ele já pensando em jogos desde o começo. O custo para torna-lo adequado para jogos somado ao que você gastou, pode acabar saindo mais caro.

Considerando que o vídeo integrado do seu processador tem desempenho próximo a um RX 550, você teria que pular para pelo menos o nível de desempenho de uma RX 570 pra valer o upgrade. Nesse nível existe a GTX 1650, mas ela custa R$1.000+ nova, e teria que ser um modelo single fan pra caber no seu gabinete. Também tem as RX 580 2048 SP chinesas, que são placas com construção duvidosa, mas também podem ser grandes demais para o seu gabinete. Claro, isso tudo eu considerando que você pelo menos compre uma fonte decente.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Com essa fonte aí não vai rolar colocar uma placa de vídeo, eles te enviaram uma fonte genérica bem safada. O gabinete também é muito compacto, só vai caber placas de vídeo bem pequenas (single fan), fora que ele não fornece uma boa circulação de ar, então seu PC pode acabar superaquecendo. Segundo informações do site, ele suporte VGAs de até 200 mm, os modelos dual fan geralmente variam mais ou menos dos 200 mm até 300 mm. Não se esqueça que você comprou um PC "home", que é pensado para uso normal em casa, e está querendo torná-lo um PC para jogos, você deveria ter montado ele já pensando em jogos desde o começo. O custo para torna-lo adequado para jogos somado ao que você gastou, pode acabar saindo mais caro.

Considerando que o vídeo integrado do seu processador tem desempenho próximo a um RX 550, você teria que pular para pelo menos o nível de desempenho de uma RX 570 pra valer o upgrade. Nesse nível existe a GTX 1650, mas ela custa R$1.000+ nova, e teria que ser um modelo single fan pra caber no seu gabinete. Também tem as RX 580 2048 SP chinesas, que são placas com construção duvidosa, mas também podem ser grandes demais para o seu gabinete. Claro, isso tudo eu considerando que você pelo menos compre uma fonte decente.

@GuilhermeGB hmm, então seria bom melhorar primeiro a fonte e o gabinete antes de pensar na placa?

Será que essa fonte genérica que vem junto com o PC suporta pelo menos as configurações que os caras colocaram + os 16 de ram?

e outra, você tem alguma sugestão de fonte boa? eu não faço ideia de como diferencia uma boa de uma ruinzinha, só pesquisando e vendo o que a galera acha

Postado
3 minutos atrás, EuLuisHenrique disse:

@GuilhermeGB hmm, então seria bom melhorar primeiro a fonte e o gabinete antes de pensar na placa?

A fonte é o principal, trocando ela já daria pra usar uma placa single fan, mas existem poucas opções no mercado, já que elas costumam fazer mais barulho e esquentarem um pouco mais pelo tamanho reduzido. Aí junta isso com o gabinete sem bom air flow, pode ser problema. Mas nessa brincadeira de trocar fonte e gabinete você vai desembolsar uns R$600 pelo menos.

5 minutos atrás, EuLuisHenrique disse:

Será que essa fonte genérica que vem junto com o PC suporta pelo menos as configurações que os caras colocaram + os 16 de ram?

Fontes genéricas não costumam oferecer grandes riscos para PCs simples e sem placa de vídeo, mas ainda assim existe um certo risco. Adicionar memória RAM também quase não altera nada. O maior problema é quando adiciona uma placa de vídeo, o que pode mais do que dobrar o consumo de energia do PC.

7 minutos atrás, EuLuisHenrique disse:

e outra, você tem alguma sugestão de fonte boa? eu não faço ideia de como diferencia uma boa de uma ruinzinha, só pesquisando e vendo o que a galera acha

Até uns dias atrás tinha a XPG Pylon 450W por R$270, era o melhor custo-benefício, mas depois acabou a promoção e agora está até sem estoque. A melhor opção que vejo agora é a MSI MAG A550BN por R$390:

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Postado

@GuilhermeGB

21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A fonte é o principal, trocando ela já daria pra usar uma placa single fan, mas existem poucas opções no mercado, já que elas costumam fazer mais barulho e esquentarem um pouco mais pelo tamanho...

Entendi. Eu vou ir comprando aos poquinhos então. Vou focar em trocar a fonte primeiro, dai vou pro gabinete e vejo a placa depois.

Vou dar uma olhada na fonte que tu mandou, obrigado por toda a ajuda irmão :)

• Curtir 1
Postado

@EuLuisHenrique amigo, apareceram algumas opções interessantes para você usar no seu PC trocando apenas a fonte. Essa GTX 1650 aqui tem menos de 160 mm de comprimento e está bem em conta, R$800:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25038/placa-de-Vídeo-gigabyte-GeForce-GTX-1650-d6-oc-4gb-gddr6-128bit-gv-n1656oc-4gd-rev-20

Tem também essa RX 6500 XT da AMD que também é pequena e está por R$900, também tem menos de 160 mm:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20245/placa-de-Vídeo-powercolor-Radeon-rx-6500-xt-4gb-gddr6-fsr-ray-tracing-axrx-6500-xt-4gbd6-dh

Só que a RX 6500 XT é um pouco mais problemática por ter uma largura de banda baixa na memória de vídeo e ser limitada ao PCI-Express x4. Em algumas situações você pode acabar tendo um pouco mais de desempenho que a GTX 1650, mas em outras pode ser igual ou até pior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!