Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente eu desejo uma boa noite a todos!!!

Acabei de criar um tópico, mas estou criando esse porque o outro ficou muito incompleto e acabei de realizar uns testes e posso esclarecer mais coisas.

Comprei uma placa de vídeo rx580 8GB 2048sp do aliexpress e ela chegou no dia 12, ontem (dia 13) comecei a fazer uns testes nela, e ela esta oscilando entre 29/32º sem jogar, e estava atingindo o máximo de 68º jogando. Mas reparei que ela as vezes ficava variando entre 45/50º sem jogar também. Voltando desde o começo, quando instalei a placa de imediato ela não deu vídeo (acho que não tinha conectado o cabo PCI corretamente), daí retirei ela e subiu um cheiro de queimado. Mas quando conectei novamente com o cabo PCI corretamente ela deu vídeo normalmente e foi aí que eu comecei a fazer uns testes. Quando cheguei do trabalho hoje (dia 14), liguei o PC e fui monitorar a temperatura dela, estava em 45/50º sem jogar nada e estava disparando rapidamente para os 80º que é o máximo que deixo no limite do MSI. Foi aí que fui dar uma olhada no gabinete e ela estava com os fans parado. Pensando depois desse ocorrido, relembrando o que acabei de dizer que as vezes ela oscilava entre 29/32º e 45/50º sem jogar nada, estou começando a ter receio que é a fonte que não estava alimentando direito e acabou queimando os fans. Minha fonte é uma gamemax gm500 80 plus bronze ela estava alimentando a minha placa de vídeo GTX 960 a 3 anos e nada disso tinha acontecido, e pra complementar coloquei essa minha antiga placa novamente no PC a GTX 960 de 2gb e ela está com os 2 fans rodando normalmente e sem nenhum cheiro de queimado. Inclusive a acabei de monitorar a mesma e ela está em temperatura padrão na casa dos 34/35º em standby.

1108200033_HWMonitor.thumb.png.e872033b3fa2c4d5b63ef35e4a5a0dfe.png

Ou seja, isso da a entender que os fans da rx580 foi pro saco. Tenho algumas perguntas.

1 - A primeira eu tenho quase que certeza, mas mesmo assim vou perguntar. Preciso trocar a fonte? (acho que foi a causadora do problema) Se sim, aceito sugestões...

2 -  A placa continua dando vídeo normalmente e já até guardei ela na caixa pois não vou usar com os fans parado (óbvio), mas se realmente foi o fan que queimou, tem concerto se eu comprar outro e mandar na assistência ou eu mesmo trocar ou pode ter acontecido algo mais sério na placa?

3 - A fonte pode não ter alimentado corretamente a placa e ter queimado somente os fans mesmo, isso é possível?

O que vocês acham que pode ter acontecido? Agradeço desde já a quem puder dedicar do seu tempo pra dar uma ajuda, de coração!!!

Postado

Só para entendimento a sua RX570 é de qual marca (ASUS, saphire e etc) ? Tentou fazer um teste com as fans no msi colocando na velocidade máxima ou mesmo assim não funciona? 

Eu tive um problema com uma Rx 580 2048SP Rx570 da ASUS, basicamente o temperatura disparava e o clock caia no furmark. Descobri que o chip não estava fixado/encostado de forma adequada no dissipador, resolvi com um suporte na placa.

Detalhe essa biribinha fonte tem que trocar mesmo (tem o canal especifico que você pode solicitar recomendações custo/benefício e blá blá blá), e também utilizar filtro anti surto/filtro de linha/DPS da clamper caso não tenha.

Sobre o cheiro de queimado, estava saindo da gpu mesmo? O questionamento é porque eu tenho um pc de museu de Vídeo integrado (intel 440) que depois de 10 anos de uso subiu cheiro de queimado e descobri que saiu da fonte, mesmo assim estava funcionando. Vai que no seu caso o cheiro era de outro lugar...

• Curtir 1
Postado
Em 18/06/2023 às 13:15, Ikazuch1 disse:

Só para entendimento a sua RX570 é de qual marca (ASUS, saphire e etc) ? Tentou fazer um teste com as fans no msi colocando na velocidade máxima ou mesmo assim não funciona? 

Eu tive um problema com uma Rx 580 2048SP Rx570 da ASUS, basicamente o temperatura disparava e o clock caia no furmark. Descobri que o chip não estava fixado/encostado de forma adequada no dissipador, resolvi com um suporte na placa.

Detalhe essa biribinha fonte tem que trocar mesmo (tem o canal especifico que você pode solicitar recomendações custo/benefício e blá blá blá), e também utilizar filtro anti surto/filtro de linha/DPS da clamper caso não tenha.

Sobre o cheiro de queimado, estava saindo da gpu mesmo? O questionamento é porque eu tenho um pc de museu de Vídeo integrado (intel 440) que depois de 10 anos de uso subiu cheiro de queimado e descobri que saiu da fonte, mesmo assim estava funcionando. Vai que no seu caso o cheiro era de outro lugar...

@Ikazuch1 Opa irmão, desculpa a demora pra responder... depois de 24h quebrando a cabeça com isso, tinha feito de tudo eu consegui resolver abrindo o app da amd e desativando a opção 0 RPM. Fica a dica aí pra quem está com o mesmo problema, VALEU !!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...