Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Qual seria a luva para eu estar fazendo dessoldas quando pinças, alicates ou alavancas são inadequados?

A intenção não é tanto se proteger da ponta de ferro de solda ou do sopro de ar-quente da estação de retrabalho, mas poder pegar os componentes sendo aquecidos, especialmente quando são grandes.

Ou a saída estaria num pegador, uma pinça gigante?

• Membro VIP
Postado

A pinça sugadora que você sugeriu é bem interessante para chips.

Mesmo querendo uma luva térmica, eu estou ciente de que muitos componentes são sensíveis a altas temperaturas, e que posso vir a ter prejuízos nessa de "caminhar dentro do fogo". Eu estava pensando em pegar com os dedos potenciômetros, capacitores e resistores PTH.

A extração de componentes com a dessolda em mais de três pinos pode ser uma tarefa de muitos riscos. Mas imagino que os dedos humanos ainda constituem "o extrator" com mais feedback.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

pegar com os dedos potenciômetros, capacitores e resistores PTH.

A técnica é (obviamente) não pegar/puxar pelas partes aquecidas. Com o tempo e [literalmente] calos, você consegue remover até dip8 com solda adicional e puxando sem luva o ci: deixando o calor apenas nas ilhas e tocando e puxando rapidamente o dip (eis aí uma boa utilidade pra sua busca por tal luva. Retorne-nos pfv). Mas claro isso não é pra sensíveis: existem extratores de ci ou pode usar a criatividade p.ex. passando um fio em baixo do ci formando um 'alça': bom pra quando é dupla face. De fato jé usei de técnicas tipo esta.

Outra é o simples uso de sugador de solda quando se toca a peça só depois de fria. Nada bom pra pci dupla ou múltiplas faces: difícil remoção de todo o estanho.

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, .if disse:

eia aí uma boa utilidade pra sua busca por tal luva. Retorne-nos pfv

Não entendi. Retornar sobre o que?

uso de sugador de solda quando se toca a peça só depois de fria

Qual seria um excelente sugador "no preço" (custo-benefício)?

Nada bom pra pci dupla ou múltiplas faces: difícil remoção de todo o estanho.

Exato.

Outra utilidade da luva seria com a malha dessoldadora.

Mas, pelo que estou vendo, essa luva "térmica" simplesmente não existe!

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, alexandre.mbm disse:
46 minutos atrás, .if disse:

eia aí uma boa utilidade pra sua busca por tal luva. Retorne-nos pfv

Não entendi. Retornar sobre o que?

sorry.. "Eis aí..."

Esta tal luva ou dedeira/dedal proporcionaria uma isolação térmica o que permitiria um contato mais prolongado com o dip8 ao puxá-lo para remoção com os 8 terminais fundidos seja por ferro soldador ou cadinho. Dica: até achar tal dispositivo, use fita crepe na ponta dos dedos.

Outra utilidade da luva seria com malha dessoldadora.

boa.

essa luva simplesmente não existe.

provavelmente não dá retorno financeiro pro eventual fabricante. Fita crepe é mais barata

pelo que estou vendo

Agora sim.. se achar ...

Retorne-nos pfv

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

fita kapton

Boa. Problema além dos mencionados: não acho ela num mercadinho qualquer.

Só pra registro óbvio: o toque na peça quente deve ser temporário o menos duradouro possível. Acho que a fita crepe cai como uma luva... literal e trocadilhamente falando

• Membro VIP
Postado

A maior parte das luvas térmicas comercialmente existentes preocupam-se com aplicação em culinária. Elas são do tipo "dois dedos" ou mão-de-gato.

Outras luvas térmicas são as de vaqueta, que soldadores talvez usem. Não são táteis.

Nenhuma dessas opções leva em conta a anti-estática.

Os diversos fabricantes tem em seus sites filtros mais ou menos úteis. Por aplicação e por risco. Temperaturas de referência são 100º, 250º, 350º ou 500º. Também se fala numa intermitência de contato entre 10 e 15 segundos.

A construção mais cotada parece ser em grafatex e para-amida. O tecido é flexível, molda-se à mão, e permite algum tato.

O problema é que quase nenhuma dessas luvas tem a tão desejada proteção ESD. O assunto é tão distante que nem usam essa sigla. Apenas falam em alguma proteção anti-estática, que eu sei, é a mesma coisa. Mas não há ênfase.

Imagino que uma luva para 250º nos seja suficiente. Sei que trabalhamos com temperaturas superiores aos 350º, entre os 380º e os 420º, mas não é a intenção se propor a ser um alvo direto da fonte de calor (o ferro de solda ou o soprador de ar-quente). Afinal, com os dedos nus nós já conseguimos realizar alguma coisa.

Alguns fabricantes de luvas EPI:

– Danny

– VOLK do Brasil

– RioValley

– Marluvas

– Gamiluvas

– Lalan

– Delta Plus Brasil

– Mapa Professional

Há luvas que talvez funcionem custando pouco mais de R$ 30; e há aquelas que custam até 10x isso.

Luvas ESD anti-estáticas podem custar menos de R$ 10, sendo tricotadas em nylon e revestidas de poliuretano. Mas não consta que protejam termicamente.

Está parecendo que a luva procurada é a Danny GrapheBiotic.

Resta encontrar concorrentes.

Postado

Se servir recurso de hobista amador, tem também as pinças de madeira, feitas para pegar tubo de ensaio. Não são muito duráveis para essa aplicação porque ficam chamuscadas. É bem anti-estático...

No nível caseiro, um maço de prendedores de roupa de madeira duram um tempão. Só que tem que fazer um bico, com uma lixa grossa no prendedor, um bico voltado para fora já que, de fábrica prendedor de roupa tem o bico voltado para dentro.

O ideal é prender a pinça no componente, "ensaiar" a puxada algumas vezes para ver se a pinça está firme no componente. Estando, aí sim aplicar calor nos terminais e ir puxando o componente pela pinça.

Para componente de vários terminais, uma forma é aplicar solda em todos os terminais ao mesmo tempo. Só que aí, retirado o componente precisa limpar a solda abundante, ou seja, tome-lhe sugador... que também não é difícil de ser limpo depois...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Blumer Celta , como é o nome desta pinça? Como achá-la?

Update

Pesquisei a imagem no Google. Diz que é um extrator de circuitos integrados DIP ou DIL.

Há um modelo azul com trava:

s-l400.jpg.c9ba721f3c2cada7b51104d6b5a12bb3.jpg

Muito bom! Mas resolve apenas parte da demanda.

Existem outros modelos de extrator de CI. A pinça seguinte chega mais próximo de ser uma alternativa genérica:

1343775286_6900539221_42.jpg.cdf4d0e611442473043b99b74ad2f907.jpg

Ela é anunciada como extrator de componentes.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!