Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Gostaria de pedir duas opiniões:

* Qual o melhor modo de colocar os fans no gabinete para ter a melhor eficiência? Se deixo todos os fans tirando ar quente ou deixo da forma que está? Deixo a foto do meu pc abaixo e aceito sugestões.

* Possuo um water cooler DeepCool LE500 240mm, porém, os fans dele originais com maior CFM e maior Pressão, não são RGB, ou seja, esteticamente no pc fica um pouco estranho, então, fiz um sistema push and pull no mesmo, colocando dois fans risemode de 1600Rpm e 50cfm com 1.92 de pressão no modo push e deixei os da deep cool em modo pull, por questões estéticas. Minha duvida é, perco desempenho deixando desta forma? Visto que os fans com maior performance estão somente puxando ar do radiador ao invés de empurrar ar nele....

Fotos abaixo:

wc.JPG

Capturar.JPG

Postado

Olá,

Bom, você não vai ter perda de desempenho no PC, em questão das posições das suas fans, a recomendação que eu te passaria (por experiência própria) é você colocar as fans da frente para puxar o ar pra dentro do PC, a parte de cima e a traseira você vai posicionar para soltar o ar para fora, o equilíbrio ideal seria esse, explicando resumidamente, as fans da frente do gabinete vai mandar o ar gelado, a traseira e a de cima vai jogar o ar quente para fora. 

Espero ter conseguido te ajudar.

Postado

Entendi, porém, minha duvida é se a melhor eficiência no WC seria, entre qual opção abaixo seria a mais correta:

1) Todos os fans tirando ar quente do pc

2) Todos os fans colocando ar frio pro pc

3) do jeito que está (lateral e inferior jogando ar frio e superior e traseira retirando ar quente)

e a outra duvida referente ao WC é:

1) posso deixar do jeito que está em relação a diferença de cfms dos fans?

2) colocar os fans com maior cfm e pressão empurrando ar frio pro wc?

3) deixar as fans com maior cfm e pressão puxando o ar quente do wc para fora?

• Solução
Postado
45 minutos atrás, Mateus Ficagna disse:

Entendi, porém, minha duvida é se a melhor eficiência no WC seria, entre qual opção abaixo seria a mais correta:

1) Todos os fans tirando ar quente do pc

2) Todos os fans colocando ar frio pro pc

3) do jeito que está (lateral e inferior jogando ar frio e superior e traseira retirando ar quente)

A melhor opção varia conforme o design e qualidade do mesh do gabinete, mas de modo geral a melhor opção é a 3, pois o que se criar é criar um fluxo de ar passando por dentro do gabinete, o que vai contribuir para a refrigeração do CPU, VGA e VRM da placa-mãe.

O que deve se preocupar é em balancear o numero de fans de entrada com as de saída - inclua as do radiador na contagem.

Para minimizar - já que evitar é impossível; a entrada de poeira cuide para que a pressão interna do gabinete seja ligeiramente positiva,* ou seja haja mais entrada de ar do que saída, o que pode ser balanceado pela curva de fans no BIOS.

* Use a fumaça de um palito de incenso para identificar pontos de entrada de ar indesejáveis, fora da posição dos fans, o que indica que a pressão interna esta negativa.

Numero excessivo de fans, com o fluxo de ar de uns a 90 graus dos outros mais atrapalha do que ajuda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!