Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá, pessoal.

Não é novidade que a linha de fontes XPG Pylon chamou a atenção de muitas pessoas aqui no Fórum, principalmente por trazer um projeto teoricamente moderno que envolve regulação DC-DC. Eu mesmo cheguei a indicar esse produto. Contudo, não o farei mais.

A XPG Pylon foi testada pela Cybenetics e, na descrição da análise, tinha 19 capacitores no secundário, além de apresentar ripple máximo de 60 mV na linha de +12V (que já seria ruim considerando o posicionamento da fonte, já que uma simples Mancer 500W ou Redragon RGPS 500W, por exemplo, alcança muito menos que isso). Eis o link da análise: https://www.cybenetics.com/d/cybenetics_vBP.pdf

Ao ser testada pelo Teclab, a XPG Pylon de 650W tinha apenas 12 capacitores no secundário, algo bastante diferente do modelo analisado pela Cybenetics. Cabe ressaltar, também, que os capacitores eram diferentes, perdendo qualidade. O teste pode ser visto aqui:

Em resumo: a fonte alcançou absurdos 80 mV de ripple na linha de +12V, algo muito ruim para o posicionamento de mercado dela (embora ainda dentro do padrão ATX), e teve desempenho medíocre, alcançando temperatura também muito alta e beirando o nível preocupante, chegando a quase 130ºC. Foi aprovada, ou seja, não oferece riscos, mas não podemos dizer que oferece bom desempenho.

A Pylon que consta na Cybenetics parece não ser a Pylon que anda sendo vendida para os consumidores. Trata-se, portanto, de possível manipulação de amostra e/ou projeto (enviaram uma fonte melhor para o Cybenetics e a pioraram na hora de comercializar). Isso poderia ser, inclusive, caso para ação civil pública contra a empresa, tendo em vista que estão vendendo um produto que não cumpre com o disposto na certificação Cybenetics (que é usada como marketing).

• Curtir 14
  • Obrigado 5
  • Triste 4
  • Moderador
Postado

Esperando a Teclab fazer o próprio selo deles. 

8 minutos atrás, KairanD disse:

A Pylon que consta na Cybenetics parece não ser a Pylon que anda sendo vendida para os consumidores. Trata-se, portanto, de possível manipulação de amostra e/ou projeto (enviaram uma fonte melhor para o Cybenetics e a pioraram na hora de comercializar).

Se provado já é o suficiente para perder as 2 certificações, já que o modelo não pode ter nenhuma modificação do projeto inicial.

• Curtir 4
  • Coordenador
Postado

@Bruno Mendonça Andrade Detalhe que mesmo no teste da Cybenetics já havia críticas sobre o ripple ruim. Esse ripple de 60 mV é bastante decepcionante para uma fonte dessas. Os 80 mV são insanos.

Fontes muito inferiores e de regulação em grupo conseguem facilmente ripple muito melhor.

Enfim, a Pylon é um produto "tosco" para o segmento onde se posiciona.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Bruno Mendonça Andrade Mesmo a linha MSI MAG A-BN, também muito indicada junto com essa XPG, poderia ser questionada. Também teve ripple alto na linha +12V (na casa dos 60 mV) e alcançou temperatura muito elevada: teste MSI. Contudo, a fonte da MSI é claramente superior à XPG testada (e vale lembrar que nenhuma das duas oferece risco de uso).

Essas fontes têm como principal vantagem a garantia de 5 anos. De resto, parece que focam muito na regulação DC-DC e acabam sendo apenas "passáveis" ou ruins em todo o resto...

• Curtir 4
Postado

Sinceramente, isso não me surpreende nem um pouco.

Na maior parte das vezes, quando um produto recebe uma versão específica para o nosso país (ex.: PYLON650B-BKCBR), recebe downgrade de alguma forma. 

Resta saber se as outras fabricantes (Corsair, MSi, EVGA etc) fazem o mesmo. 

• Curtir 5
  • Amei 1
Postado

Notícia broxante pra quem acabou de pegar uma (baseado em muitas recomendações aqui no fórum), apesar de que comprei tendo em mente que é uma fonte de entrada até pela faixa de R$ 300~320 praticada em Julho/2023.

Pela mudança no projeto que é uma grande sacanagem da empresa, realmente impossibilita a indicação deste produto, até porque a empresa já tem reclamações de ter agido da mesma forma em outros produtos.

Agora pra quem já tem (como eu), vida que segue (até o próximo up, já que a fonte tem 5 anos de garantia) e não vejo como uma bomba como alguns aqui no fórum já estão dizendo.

Quanto aos valores absurdos no teste, as condições do mesmo estão longe da realidade do usuário comum (carga máxima/stress), no meu caso na jogatina ou render, máximo de consumo não chega a 400W. E quem é entusiasta, brinca com um over, tem um cfg mais parruda, com certeza esta fonte não estava na sua lista de opções.

De novo, não dá mais pra recomendar e pra quem já adquiriu e tem uma cfg com consumo máximo de até uns 450W, pode ficar tranquilo que não vai explodir o pc, só vai restar o sentimento de ter sido ludibriado.

Abs.

• Curtir 3
Postado

Mas isso foi só no projeto da 650w, n? ou todas as pylon?

Gostaria de comprar uma fonte de 450w, e o que me interessava era XPG Pylon 450w.

e a MSI MAG A550BN ta com um $ acima. 

• Curtir 1
Postado

Será que nerfaram até as XPG Core Reactor? Agora fiquei preocupado... E é bem possível, tendo em vista as promoções que fizeram ultimamente.

Duvido que esse custo não tenha sido compensado de alguma forma.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

O Teclab voltou a comentar sobre o assunto:

Em resumo, foram detectadas três versões dessa fonte:

• A primeira, testada pela Cybenetics, com 19 capacitores no secundário;
  • A segunda, testada pelo Tom's Hardware, com 19 capacitores no secundário, mas melhorados em relação à versão da Cybenetics (ou seja, alteração positiva!). Fonte: https://www.tomshardware.com/reviews/xpg-pylon-650w-power-supply-review;
  • A terceira, testada pelo Teclab, com 12 capacitores no secundário e desempenho ruim.

O ripple obtido no Tom's foi semelhante ao teste da Cybenetics. Contudo, vale destacar que a análise do Tom's já classificava o ripple (perto de 60 mV) como ruim. Esse valor é considerado como corte pelo Teclab (acima disso já seria bem ruim, embora ainda totalmente dentro da especificação ATX).

Em 02/08/2023 às 08:26, Razzee disse:

Na maior parte das vezes, quando um produto recebe uma versão específica para o nosso país (ex.: PYLON650B-BKCBR), recebe downgrade de alguma forma. 

Resta saber se as outras fabricantes (Corsair, MSi, EVGA etc) fazem o mesmo. 

Muito bem observado sobre a questão do "BR". Você pode ter encontrado a resposta. É possível que essa versão seja regional.

Sobre as demais fabricantes, em termos de fontes, lembro que a EVGA já esteve envolvida em um escândalo do tipo no passado. A MSI, por sua vez, cometeu manipulação de amostras, embora não envolvendo fontes e sim outros produtos (procure pelos vídeos do canal Gamers Nexus). Não me recordo de casos assim envolvendo a Corsair.

Em 02/08/2023 às 11:27, Henrique - RJ disse:

Agradeço pela informação mas com esse ripple alto não é arriscado para os outros componentes ?

Não. O próprio vídeo do Teclab esclarece isso: a fonte não tem bom desempenho e os capacitores usados são de baixo custo, mas ela não oferece risco de uso, mesmo em carga máxima.

Em 02/08/2023 às 11:30, Public2004 disse:

Notícia broxante pra quem acabou de pegar uma (baseado em muitas recomendações aqui no fórum), apesar de que comprei tendo em mente que é uma fonte de entrada até pela faixa de R$ 300~320 praticada em Julho/2023.

Pela mudança no projeto que é uma grande sacanagem da empresa, realmente impossibilita a indicação deste produto, até porque a empresa já tem reclamações de ter agido da mesma forma em outros produtos. Agora pra quem já tem (como eu), vida que segue (até o próximo up, já que a fonte tem 5 anos de garantia) e não vejo como uma bomba como alguns aqui no fórum já estão dizendo.

Quanto aos valores absurdos no teste, as condições do mesmo estão longe da realidade do usuário comum (carga máxima/stress), no meu caso na jogatina ou render, máximo de consumo não chega a 400W. E quem é entusiasta, brinca com um over, tem um cfg mais parruda, com certeza esta fonte não estava na sua lista de opções.

De novo, não dá mais pra recomendar e pra quem já adquiriu e tem uma cfg com consumo máximo de até uns 450W, pode ficar tranquilo que não vai explodir o pc, só vai restar o sentimento de ter sido ludibriado.

Acaba que todos foram vítimas dessa adulteração, tanto quem indicou quanto quem comprou.

No mais, é como você disse: a fonte não desempenha bem, mas é um produto seguro, e portanto é totalmente inadequado chamá-la de "bomba". E a garantia permanece como ponto positivo (antes eram 3 anos, mas subiram para 5 provavelmente por pressão da fonte da MSI, série MAG A-BN, que concorre diretamente com a Pylon e sempre ofereceu 5 anos).

Essa questão da carga também é importante. Os valores obtidos correspondem à fonte em carga máxima. Embora ela tenha sido testada em temperatura ambiente, no ar condicionado, o que favorece (o desempenho dentro de um gabinete quente de computador tende a ser pior), idealmente ninguém vai usar a fonte perto da capacidade rotulada, e com carga reduzida o ripple será, também, consideravelmente mais baixo.

É como você disse: fica o sentimento de ter sido enganado e a recomendação de parar de indicar para novos compradores, mas quem já tem pode manter sem maiores preocupações.

Por fim, precisamos manter em mente o seguinte: modificaram uma vez. Modificaram duas vezes... Será que não vão modificar novamente? E quanto aos outros produtos da mesma marca? Dureza...

Em 02/08/2023 às 14:27, gMelendez disse:

Mas isso foi só no projeto da 650w, n? ou todas as pylon?

Só temos informações sobre o modelo de 650W no presente momento. Mas, se fizeram esse corte de custos na fonte de maior potência, é bastante provável que também tenham feito nas de menor potência.

• Curtir 3
  • Obrigado 3
  • Membro VIP
Postado

Infelizmente, a XPG cometeu o mesmo erro da EVGA com sua linha "B" e a Xigmatek Calibre (essa é bomba mesmo).

A Pylon atrai pelo preço e conseguiu fazer concorrência com a CX que, em 2019, era o melhor custo-benefício. Não indicarei mais também.

Penso que é uma traição com o consumidor e conosco, que buscamos  recomendar produtos de qualidade para os usuários.

• Curtir 3
Postado
17 minutos atrás, Éric H.X disse:

Infelizmente a XPG cometeu o mesmo erro da EVGA com sua linha "B" e a Xigmatek Calibre (essa é bomba mesmo).

A Pylon atrai pelo preço e conseguiu fazer concorrência com a CX que, em 2019, era o melhor custo-benefício. Não indicarei mais também.

Penso que é uma traição com o consumidor e conosco que buscamos  recomendar produtos de qualidade para os usuários.

Já disseram acima que o ripple está dentro do limite considerado normal por alguns.

Eu ficaria tranquilo em indicar.

• Confuso 1
  • Triste 2
  • Membro VIP
Postado

@Henrique - RJ creio que não compreendeste o tópico. A XPG anunciou a fonte como uma coisa e comercializa como outra (produto de qualidade inferior, apesar de estar dentro dos padrões). O ponto do tópico não é se a fonte é boa ou não.

• Curtir 1
  • Amei 2
Postado
16 minutos atrás, Éric H.X disse:

@Henrique - RJ creio que não compreendeste o tópico. A XPG anunciou a fonte como uma coisa e comercializa como outra (produto de qualidade inferior, apesar de estar dentro dos padrões). O ponto do tópico não é se a fonte é boa ou não.

Mas está dentro do normal ainda que tenham mudado capacitores.

• Coordenador
Postado
10 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Mas está dentro do normal ainda que tenham mudado capacitores.

Está dentro do "normal" do padrão ATX, que é leniente. Está muito fora do normal para o segmento de mercado onde essa fonte se posiciona. A XPG conseguiu a classificação da Cybenetics e faz propaganda em cima dela, mas o produto testado pelo Teclab não tem a ver com o que consta na página da Cybenetics. Isso é propaganda enganosa:

image.png

Conforme o Código de Defesa do Consumidor:

Citação

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

Das Infrações Penais

Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:

Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Indicá-la sabendo do fato seria a mesma coisa que apoiar o crime aparentemente cometido. Por fim, cabe ressaltar que a empresa que altera um produto dessa forma uma vez pode fazê-lo novamente no futuro, então nunca se sabe o que está sendo realmente vendido...

• Curtir 5
  • Amei 1
  • mês depois...
  • Coordenador
Postado

Como este tópico está fixado há quase dois meses, estarei removendo-o do destaque. Vale lembrar que todos os tópicos de interesse anteriormente fixados ficam armazenados na lista abaixo:

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

É, mas infelizmente não funciona assim no nosso país, vai ficar por isso e quem comprou se FU...

Eu sou um desses, realmente eu li o tópico umas 3x e não consegui compreender com 100% de certeza se ela é boa ou não.

Eu tenho um Ryzen 7 1700 e uma GTX 1060 6GB Evga 1 fan e uma A320KM/BR.

Iria trocar por uma b450 stell legend e comprar outra placa, pensei na rx 6600.

E depoois disso to com medo da fonte ir pro saco (pois não entendi, muita papagaiada e pouca informação direta pro consumidor).

• Triste 1
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

E depoois disso to com medo da fonte ir pro saco (pois não entendi, muita papagaiada e pouca informação direta pro consumidor).

Nosso fórum é um espaço técnico para a troca de conhecimentos específicos. Por isso, muitas pessoas estão interessadas justamente na análise avançada da questão, que você chama de "papagaiada". É isso que nos diferencia de outros espaços na Internet.

Contudo, para os que não têm interesse na parte técnica (ou não a compreendem), a conclusão no tópico é bem clara:

Em 02/08/2023 às 07:26, KairanD disse:

Foi aprovada, ou seja, não oferece riscos, mas não podemos dizer que oferece bom desempenho.

Ou seja, é uma fonte de desempenho medíocre, mas quem já tem não precisa trocar, ainda mais para placas de baixíssimo consumo como a RX 6600.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@WinChip Só há provas de manipulação na linha Pylon. Não há qualquer informação sobre terem manipulado outras linhas de fontes. Ou seja, não há motivo para se preocupar dessa forma. 😉

Quanto a não comprar mais produtos da XPG no futuro, eu estarei adotando a mesma postura. Mesmo que a marca tenha muitos produtos interessantes (eu mesmo tenho máquinas com componentes XPG em casa), isso acaba entrando na questão de não contribuir com empresas que cometem atos ilícitos.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Comprei uma semana passada, tenho um 5700x e uma 6600 mas pretendo colocar uma 3070 ou alguma da serie 40, fiz ***** em pegar essa pylon? A mag seria melhor?

• Moderador
Postado

@srKLV Se não tiver passado 07 dias do recebimento e tiver sido comprada fora de loja física, você pode exercer o direito de devolução, o que nesse caso eu faria pra pegar a MSI MAG A650BN que você encontra por R$300,00 na Kabum.

Caso não tenha mais como devolver, ela não é uma bomba, só não dá pra dizer que tem uma performance boa. Eu não colocaria uma placa de vídeo de consumo muito alto com ela, a RX 6600 por exemplo não é um problema.

• Curtir 1
Postado

Se foram "só" alguns capacitores da linha 650W da secundária retirados da secundária de filtragem, aumentando o ripple, eu não me preocuparia, porém quem utiliza no limite aí eu já nem usaria a MSI ou uma CV650 ou Pylon, eu partiria para uma fonte cara tipo a Core Reactor isso considerando placas de Vídeo e processadores que não vão no limite dos 450W!!

Porém o correto mesmo era a XPG retirar a linha 650W do mercado ou avisar que devido a um projeto de redução de custo ou bla bla bla resolveram retirar alguns capacitores da secundária e que devolveriam o dinheiro a quem quisesse

Agora eu jamais utilizaria uma Gigabyte GP-P650B/BR em uma placa cara tipo a 4060, uma Pylon 650W, uma MSI Mag 650W ou até mesmo uma Pichau Nidus 650W em uma placa tipo a 4060 ou equivalente. Eu não utulizaria sequer uma G700 Gold da Cooler Master. 

Eu nem sei pra que existe na verdade fonte "de entrada" acima de 500W pra ser honesto com vcs. Se é pra alimentar placa de vídeo e processador de 5, 6, 7 mil reais, eu já começo a contagem regressiva para durabilidade dos componentes, ainda mais num país que faz 40 anos o ano inteiro em quase todo nosso território e que 99% das casas e apartamentos não tem proteção térmica

Pra alimentar placas modernas por exemplo eu iria a mais barata a mais custo beneficio possível SuperFrame SF-G850M  (A Teclab abriu ela também) ou pra quem gosta de viver mais perigosamente tem a SuperFrame Kyber 750W

Eu já não sei se a SuperFrame Kyber por exemplo consegue alimentar a RX 7700 ou a 4070 (parece que sim). Eu acho que a Kyber 750W é compatíveis tanto com "8 pinos + 4" quanto 12 pinos (ATX 3.0) e acredito que não haveria problemas..... Acho que a Nidus 850W se adequou ao padrão ATX 3.0 e parece ser DC-DC, mas precisamos de uma análise interna

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...