Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não sei se eu poderia postar isso aqui, mas o administrador comenta, tenho uma lista bem confiavel aqui de nomes de telas azuis e possíveis causas, sempre usei para me orientar e sempre deu certo. Acho que ja vai ajudar muito os usúarios a encontrarem seus problemas:

Bsods e soluções.jpg

• Curtir 2
  • Confuso 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@KoldtheMcleod Interessante, ajuda a dar uma norteada quando é um código de parada incomum. Porém, eu faria algumas mudanças: em todas as vezes que vi códigos de parada do WHEA, pouquíssimas se trataram de falso positivo como indica na tabela - e sim de problemas reais de hardware.

Além disso, muitas das sugestões parecem se tratar de um guia para quem está fazendo overclock nos componentes. Em um cenário do dia a dia, muita das sugestões não se aplicariam.

Postado
Em 12/08/2023 às 12:31, Rio McCloud disse:

@KoldtheMcleod Interessante, ajuda a dar uma norteada quando é um código de parada incomum. Porém, eu faria algumas mudanças: em todas as vezes que vi códigos de parada do WHEA, pouquíssimas se trataram de falso positivo como indica na tabela - e sim de problemas reais de hardware.

Além disso, muitas das sugestões parecem se tratar de um guia para quem está fazendo overclock nos componentes. Em um cenário do dia a dia, muita das sugestões não se aplicariam.

Se aplicariam, pois quando você monta um pc e deixa as configs da BIOS no padrão tudo fica no automatico e também o gerenciamento das tensões, e a placa-mãe não é inteligente para gerenciar as tensões da melhor forma possível em vários casos, ou seja, pode haver falta de vcore no cpu bem como falta de outras tensões que deixariam a memória instável devido a falta no XMP para o exemplar de processador especifico gerando telas azuis, uma lapidação das tensões, ou seja, um pequeno aumento pode resolver o problema. WHEA é falta de vcore no processador

• Confuso 1
  • Moderador
Postado

@KoldtheMcleod WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR é um erro gerado quando o Windows identifica uma falha de hardware. É um engano seu achar que esse erro só é gerado quando falta vcore no processador, pois esse erro pode ocorrer por diversos fatores diferentes. Já ajudei diversos usuários aqui no fórum, e também já resolvi incontáveis problemas de telas azuis em computadores de clientes com todo tipo de erro diferente, e muitos com o mesmo código de erro mas com origens diferentes. E quem está dizendo isso não sou eu, mas sim a documentação oficial da Microsoft sobre este código de erro.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-0x124---whea-uncorrectable-error

Isso é similar a febre. A febre é um sintoma que é causado por diversas doenças diferentes, sejam elas bacterianas, virais, etc. Com telas azuis não é diferente, pois problemas diferentes podem gerar o mesmo código de erro, e o mesmo problema pode causar uma infinidade de códigos diferentes.

O tópico acima é um perfeito exemplo disso, onde alguns dos erros sendo gerados ali era o "SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION", que de acordo com a sua lista, é causado por "raise vcore, driver issue, cpu overheating", mas o culpado pelos erros era a memória RAM. Isso ocorre pois como a memória RAM armazena arquivos de maneira temporária e em locais aleatórios, qualquer arquivo que for salvo na região defeituosa da memória irá se corromper, e gerar diferentes tipos de erro.

image.png.30f274a9caa0fecbf6d15c9b4a1c388c.png

(recomendo a leitura).

No mais, a sua lista não está errada (visto que eu também já resolvi problemas de telas azuis ao alterar as configurações de conservação de energia, e também ao atualizar o BIOS), mas também não está certa. Pois os erros não são causados 100% das vezes pelos problemas que foram descritos. Fora que, se você mesmo analisar, vários códigos de erro diferentes estão apontando para a mesma coisa: "Raise VCORE", mostrando novamente que o mesmo problema pode causar erros diferentes, mas ao mesmo tempo, problemas diferentes podem causar o mesmo código de erro. No caso do tópico acima, existiam vários erros diferentes sendo gerados pelas telas azuis. Como você iria determinar a causa olhando somente para essa lista, visto que cada código nessa lista aponta para soluções diferentes?

Da mesma forma que um médico não tem como determinar o que está causando um determinado problema sem analisar a fundo o que está acontecendo com o corpo do paciente (seja fazendo perguntas para entender o problema, ou mesmo fazendo exames), é MUITO difícil determinar o causador de uma tela azul somente olhando para o código de erro. Como exatamente um médico vai determinar o que está causando a febre se baseando apenas nesse sintoma? Se for causada por um vírus, o tratamento para cada vírus é diferente, o mesmo para bactérias.

Se baseie novamente pelo tópico que mandei acima, onde a sua lista informava ser problemas de VCORE, aquecimento ou de drivers, mas o causador era a memória RAM. Para termos certeza do que está causando o problema, precisamos "examinar" o computador cuidadosamente, e para isso, as ferramentas Visualizador de Eventos e Histórico de Confiabilidade do Windows são as melhores para este tipo de cenário, pois elas registram tudo o que acontece no sistema operacional desde o momento em que ele é ligado, a até mesmo erros. Elas são a primeira ferramenta que você deve analisar para encontrar pistas de o que exatamente está causando um determinado problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...