Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá, pessoal!

Minha irmã possui um computador com placa-mãe ASUS A320M-K/BR, processador AMD Ryzen 3 2200G e placa de vídeo Radeon RX 570 4GB. Considerando os novos jogos, o processador quad core sem SMT não é suficiente. Então, tive uma ideia: poderia ser a oportunidade de eu presenteá-la com meu Ryzen 7 5700X e pegar um Ryzen 9 5900X (ou 5950X) para mim (rs).

A questão é: a A320 que ela tem não é adequada para isso e, apesar do fabricante dizer que suporta, o aquecimento dos VRMs me preocupa. Por outro lado, o R7 5700X tem apenas 65W de TDP e é destaque justamente pela eficiência energética.

Na opinião de vocês: isso seria viável ou uma péssima ideia?

• Membro VIP
Postado

Tem alguns dissipadores de VRMs vendidos no mercado livre ou da China, acredito que ajude um pouco. Pode colocar alguns e uma fan jogando ar neles, no máximo vai ter que limitar o desempenho dele...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou A princípio a ideia de colocar o R7 ali é meio maluca. Não sei se vou ter coragem, de qualquer forma, rs.

Talvez acabe comprando algo como o R5 4500 (ou R5 5500) para dar para ela. E aí fico com meu R7.

• Membro VIP
Postado

Da pra pegar um final de semana e fazer um teste, coloca alí e deixa ela jogar 1 hora. Se não der problema, coloca um dissipador para dar um alívio e deixa rolar.

Em geral não vou recomendar fazer isso, mas tem um bom conhecimento já e sabe o que fazer, tem pouca chance de dar problema.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, KairanD disse:

Na opinião de vocês: isso seria viável ou uma péssima ideia?

pessima ideia

a questão não é apenas esquentar demais os VRM's, e sim eles suportarem o processador tb.. eu não recomendo, pra esse 5700x pelo menos uma b450 boa, razoavel

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

@Pedroou A princípio a ideia de colocar o R7 ali é meio maluca. Não sei se vou ter coragem, de qualquer forma, rs.

Não acho que a ideia seja  tão maluca assim, especialmente se usar o cooler AMD Wraith Prism. Não sei se confere, mas lembro de ter visto que, em placas sem dissipadores no vrm, esses coolers eram recomendados por não jogarem o ar quente sobre os mosfets e capacitores.

Uma vez que já possui os produtos, você pode, como o colega acima disse, fazer testes e ver se, na prática, tem lógica ou não a ideia.

1 hora atrás, KairanD disse:

Talvez acabe comprando algo como o R5 4500 (ou R5 5500) para dar para ela. E aí fico com meu R7.

Não sei se é o caso, mas tendo em vista outros comentários seus, parece-me que você utiliza o desktop mais para jogos do que para outras tarefas de uso intensivo de CPU, ou estou errado?

Se for esse o caso, não sei se compensa, de um ponto de vista financeiro, adquirir um Ryzen 9 5900X (ou 5950X). Ao que me parece, a diferença entre eles, em jogos, não é muito significativa e eu não creio que isso mudará nos próximos 5 anos. 

Pessoalmente, eu compraria um R5 5500 para ela. Ou, quem sabe, outro R7.

• Curtir 1
Postado
Em 04/08/2023 às 14:25, KairanD disse:

O 5700x em específico consome praticamente o mesmo que o Ryzen 5500 ou 3600, ou seja o VRM da placa-mãe não vai "sofrer" mais com ele do que com qualquer uma dessas outras opções que voce citou. Veja o consumo de pico(5700g = 5700x)

124883.png

Já vi um Vídeo no youtube onde o cara testou o 5700x justamente numa A320m com VRM de 4 fases sem dissipador. Mesmo no teste de estresse do CPU-Z não houve throthling e a temperatura do VRM chegou em 90 graus(ele aguenta 120 graus). 

Em jogos o VRM foi bem menos exigido pois o uso do processador não ultrapassou os 60%...

Obs: se for trocar de processador recomendo pegar o 5800X3D que vai te entregar mais performance em jogos do que o 5950x

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Muito obrigado pelas respostas, pessoal. 🙂

Vou ver como proceder... No caso, talvez faça um teste mesmo (vai dar trabalho e vou precisar ter um tempinho de folga para fazer, rs).

Em 04/08/2023 às 14:50, FelipePR disse:

Não sei se é o caso, mas tendo em vista outros comentários seus, parece-me que você utiliza o desktop mais para jogos do que para outras tarefas de uso intensivo de CPU, ou estou errado?

O uso intensivo principal seria jogos mesmo... Mas eu também trabalho com coisas que dependem de processamento. É normal eu ter máquinas virtuais abertas e processar bases de dados, além de estar me aventurando no desenvolvimento de jogos no Unity. Eventualmente há também alguma renderização, fora arte e processamento de imagens.

Atualmente, o Ryzen 7 5700X atende perfeitamente bem. Para você ter ideia, até pouco tempo atrás eu ainda usava um Core i5 4670K. A ideia de trocar seria simplesmente por ter surgido a ideia e a oportunidade de pegar um melhor para me garantir por mais tempo. Eu acompanho as lives da Pichau e já vi venderem R9 por preços bem baixos várias vezes, dá para pegar (esse R7 consegui assim). 😅

Mas, é... Precisar eu realmente não acho que preciso. É possível que acabe pegando um R5 para ela (talvez junto com um cooler, porque está com o Wraith Stealth).

Em 05/08/2023 às 23:27, gutopereira disse:

Obs: se for trocar de processador recomendo pegar o 5800X3D que vai te entregar mais performance em jogos do que o 5950x

Eu uso um monitor de 75 Hz e estou bem satisfeito com essa taxa de atualização. No caso, não tenho muito interesse em obter maiores taxas de FPS em jogos. O ganho com mais núcleos nas tarefas que especifiquei é que seria o atrativo. 🙂

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!