Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com uma TV que a imagem está apresentando muito verde (não faltam as outras cores, mas a verde se sobressai).

quando está numa tela preta, por exemplo ela fica meio esverdeada.

Na placa do tubo tem uns potenciômetros R-Cut B-Cut G-Cut...

eles servem para regular as cores? posso mexer neles ou corre risco de desregular algo importante?

Obrigado.

Postado

Boa noite amigo Blumer Celta, qual éo modelo e marca do aparelho? É bom não mexer nestes canhões RGB antes de fazer o reparo no canhão G.

• Obrigado 1
Postado

Boa tarde, muito obrigado pela dica.

Infelizmente quando vi eu já tinha mexido.

A TV é SEMP 1021 (10 polegadas).

Verificando através do esquema, vi que os transistores (aqueles mais compridos que ficam na placa do cinescópio), que são um de cada canal de cor, são ligados da seguinte forma:

R = Com resistência na base.

G = Sem resistência na base, em seu lugar tem um trimpot (G-Drive).

B = Sem resistência na base, em seu lugar tem um trimpot (B-Drive).

Foi nestes trimpots (Drive B e G) que eu mexi.

A cor normalizou agora (mexi depois de uns minutos de aquecimento do aparelho).

Nos trimpots "CUT" não mexi, e ainda não descobri para que servem.

Antes disso, dei uma olhada em videos no youtube e prossegui com os testes da seguinte maneira:

1 - Medi a tensão que sai do CI que distribui o RGB (estava normalizado para as 3 cores).

2 - Medi os 3 resistores entre o CI distribuidor do sinal RGB e a plaquinha do cinescópio (estavam boas e iguais).

3 - Medi a tensão nos pontos que ele entra na placa do cinescópio (antes da resistência do R e dos trimpots B e G) (estava igual para os 3)

4 - O tubo estava bom, pois tenho varias TVs que usam o mesmo tubo e em outras o tubo funciona bem.

Depois disso que tomei coragem de girar os POTs mencionados.

Por enquanto o problema foi sanado (são sei se com o aumento da tensão na base destes transistores posso ter algum problema futuro)

E ainda pretendo descobrir para que servem os trimpots "CUT".

Obrigado pelas dicas.

• Coordenador
Postado

Quando se tem dúvidas em quais trimpots mexer, é só fazer uma marquinha na posição que eles estavam antes.

Os trimpots com o nome CUT estão relacionados ao ganho do circuito.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 2 meses depois...
Postado
Em 09/08/2023 às 13:06, Blumer Celta disse:

Nos trimpots "CUT" não mexi, e ainda não descobri para que servem.

Servem pra ajustar os ganhos das cores de acordo com os componentes do circuito. Caso alguma peça seja trocada, pode ser que precisa ajustar.

Se usa um gerador de barras e as tensões devem ficar de acordo com o que tem no manual de serviço.

O G-Drive e B-Drive são o que se chama de balanço de branco. Com o vertical fechado, através da chave ou jumper VHold deve se ajustar os trimpots pra formar uma linha o mais branca possível.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!