Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal, montei um computador e quando vou rodar certos jogos ou programas 3D o programa trava ou congela e depois volta ao normal. o que pode estar acontecendo???

Configuração da máquina:

Sistema Windows 10 Pro

Processador i3 9100F 3.06Ghz

16 GB memória RAM DDR4 HyperX

Placa de vídeo RX 570 MSI Armor 4 GB OC

SSD 240 GB Kingston

HD 1 TB Seagate Black 

Fonte 550 W Gold Plus

Cooler processador Gammaxx 400 v2

4 fans do maior tamanho possível 

Fiz troca da pasta térmica e coloquei a de prata recentemente.

• Moderador
Postado

@Davys2k1 GG Fica um pouco complicado/impossível saber qual o problema só com essas informações. Você disse que são certos jogos/programas, por acaso são programas mais exigentes? Ou as travadas acontecem independentemente do quão exigente o jogo/programa é? Eu pergunto isso porque pode ter algum componente no seu sistema sendo estressado demais e aí impacta a performance, ainda que temporariamente. Você por acaso monitorou a temperatura do processador e da placa de vídeo durante o uso pra saber se estão operando em temperaturas aceitáveis? Excesso de temperatura pode ocasionar alguns problemas de performance. Você tem 16GB de RAM, então acho difícil que esteja faltando memória, mas eu não sei que programas você tá usando, então se puder informar quais jogos e programas têm acontecido esses problemas, por favor.

Se puder também monitorar o sistema (pode utilizar o MSI Afterburner/Riva pra isso), mostrando como tá o consumo de memória RAM, consumo de memória de vídeo, temperatura de operação da GPU e da CPU etc. durante a execução do jogo/programa que acontece as travadas, seria bem útil.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Davys2k1 GG Você já deu uma testada em diferentes configurações nesses jogos, tipo reduzindo a qualidade de certas coisas, como texturas, reflexos etc.? Porque se reduzindo a qualidade o problema desaparecer pode ser realmente questão de performance.

Esses jogos estão todos instaladas no HD ou tem algum no SSD também? Então por exemplo se o mesmo jogo quando instalado no SSD não apresentasse tais problemas, poderia ser culpa do HD. Mas se todas as peças forem novas duvido que seja isso, mas vai saber né sempre tem a possibilidade da peça já vir com algum defeito. O Crystal Disk Info aponta rapidamente como que tá a saúde das suas unidades de armazenamento.

Tenha certeza de estar rodando sempre os programas originais, inclusive o Windows também, além de não ficar deixando diversos processos em segundo plano que podem acabar exigindo muito da CPU e memória RAM.

Sua placa de vídeo tem 4GB de VRAM, dependendo da resolução que você tiver jogando pode ser pouco. Mas se tiver jogando tipo em 1080p e mesmo reduzindo a qualidade das texturas os problemas continuarem então não deve ser isso. De qualquer forma, como eu já disse pra sabermos melhor só monitorando a sua máquina durante a execução dos jogos.

Postado

@Davys2k1 GG Todos os jogos que você citou são BEM pesados no CPU, seu i3 9100F só não está aguentando o tranco, um quad core sem HT é bem fraco para hoje em dia, a solução é só trocando de CPU.

PS: Não compensa pegar um CPU da nona geração, o ideal é trocar para décima segunda ou AM4 ou AM5.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!