Ir ao conteúdo

Upgrade de BIOS para Ryzen 5 5600g

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde turma do CDH.

Estou planejando um upgrade pro meu PC, já comprei ram e um SSD NVMe. 

Problema é que a minha placa-mãe só vai conseguir usar esse SSD se eu trocar de processador, meu Athlon 3000g não é compatível.

Eu estou vendo aqui no site da ASUS e parece que a minha A320m-k/BR é compatível com a versão BIOS 6042, que oferece suporte ao Ryzen 5 5600g. 

Eu quero saber se é possível fazer update da 5604 pra essa BIOS. Eu perguntei pro meu técnico, mas ele insiste que é melhor comprar uma b550m junto. Eu entendo que a performance seria melhor e teria menos trabalho por parte dele, mas essa K/BR é presente de um amigo e eu me sentiria mal largando ela num canto.

Os specs que eu tenho agora são o seguinte:

CPU: Athlon 3000g

placa-mãe: ASUS A320m-k/BR

RAM: 2X8 Juhor 2666Mhz

Arm.:SSD Kingston NV.2 500GB/HDD Seagate 500GB.

• Solução
Postado
9 horas atrás, RicardoSouza48 disse:

A320m-k/BR é compatível com a versão BIOS 6042, que oferece suporte ao Ryzen 5 5600g. 

Atualize o BIOS para a última versão, que mantem o suporte do 5600G (e outros CPUs) e tem outras correções, melhorias.

9 horas atrás, RicardoSouza48 disse:

Eu perguntei pro meu técnico, mas ele insiste que é melhor comprar uma b550m junto. Eu entendo que a performance seria melhor e teria menos trabalho por parte dele

A principal vantagem do B550 é o PCI 4.0 - no slot PCIe para VGA e slot M.2 para NVMe, que para o Ryzen 5600G não faz diferença, este CPU é PCI 3.0, não vai ter retorno do valor gasto a mais.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Oi, desculpa por demorar a responder, não chegou, notificação.

Minha fonte é uma VS 500 da Corsair. 

Eu tenho outra dúvida: se eu fizer update pra última versão da BIOS (a 6202) minha placa-mãe ainda vai reconhecer meu Athlon 3000g? 

@1lokos Se eu fizer o update pra última versão da BIOS, a minha a320m vai perder o suporte ao meu Athlon 3000g? 

Eu vi num vídeo que esses updates mais recentes tiraram suporte a CPUs mais antigas, como Athlon X4

Postado

Os CPUs que perderam suporte foram estes:

• Remove AMD 7th Gen A-series/Athlon X4 processors support since BIOS version 5862
  • Removido  o suporte a processadores AMD 7ª geração A-series/Athlon X4 desde a versão 5862 do BIOS.

Ou seja, a versão que inclui o suporte para Ryzen 5600G - 6042; já não suporta estes CPUs antigos. Como vai atualizar, use a mais recente.

Postado
6 horas atrás, 1lokos disse:

Vai perder o suporte, então faça a atualização quando tiver o novo CPU (que já e "datado"), assim atualiza e troca.

Mas o bicho já é datado? Foi lançado em 2021 😲

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!