Ir ao conteúdo

Tela azul na instalação do Windows 10

Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

Postado

Tentarei explicar da forma mais clara possível o que está acontecendo, então vamos lá.

Estou completando a montagem de um computador da nova geração da AMD, a configuração é a seguinte: Ryzen 5 7600x, TUF Gaming B650M Plus, memória RAM 2x16GB Corsair Vengance 5200mhz, NVMe 1TB Kingston NV2, Zotac Gaming RTX 3060Ti  8GB, fonte Mancer 600W com PFC ativo e selo 80plus bronze, e um watercooler de 240mm da pichau.

Depois de toda a montagem feita, foi a hora de ligar a máquina e tudo correu bem, entrou na BIOS tranquilo e reconheceu todo o hardware numa boa, então segui para o próximo passo, de instalar o windows 10... e foi aqui que tudo começou.

Tentei seguir a instalação com o pen-drive que sempre usei só pra isso e no meio da instalação me deparo com a tela azul e o código de erro 0xc0000428 "Não foi possível verificar a assinatura digital deste arquivo", e em sequência o computador foi reiniciado e não entrava mais na parte de instalação do windows, e em uma das vezes que reiniciou o código que apareceu foi outro, dessa vez apareceu o código 0xc000221 e depois também apareceu o código de erro 0xc0000225 .

Em nenhum momento o windows finalizou sua instalação e nem aparecia para tentar recuperar o windows para que fosse possível entra no prompt de comando e executar qualquer tipo de ferramenta por lá. Fiz a troca do pen-drive e não resolveu, formatei o SSD e não resolveu, tentei instalar direto pelo SSD e não resolveu, porém nessa tentavia consegui chegar até o prompt de comando e executei bootrec /fixMBR, bootrec /fixboot e bootrec /rebuild bcd, porém não resolveu.

Então coloquei o SSD em meu computador e fui verificar se havia algum erro nele, e ele esta em perfeitas condições, e como já estava com ele em meu computador eu resolvi fazer uma instalação de windows pelo meu computador e depois passar esse SSD ja com o windows instalado para o outro PC, e foi aqui que a coisa começou a andar um pouco mais.

O windows inicou porém durou pouco, ele voltou a apresentar códigos de erro novamente e nesse processo de reiniciar ele parou de entrar no windows, então mudei o secure boot na BIOS para conseguir iniciar o windows e também ativei a ferramenta de compatibilidade na BIOS para tentar evitar alguns erros, e solucionou, nesse momento eu estava feliz pois ele iniciou sem nenhum errou e seguiu a instalação de drivers (a placa tem o armoury crate que baixa os drivers necessários assim que o windows conecta com a internet), e assim com ele ligado e sem apresentar erros eu segui a instalação dos drivers do hardware e atualizações do windows junto.

Então com tudo instalado e pronto para reiniciar para aplicar as instalações e atualizações, fiz o reinicio do computador, e agora mais erros apareceram... e não consigo mais sequer manter o windows aberto para tentar alterar algum driver, ou baixar/executar alguma ferramenta de reparo de drivers no computador. As novas mensagens de erro foram as seguintes: MEMORY_MANAGEMENT, IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL.

Eles apareceram em telas azuis diferentes, mas um seguido do outro. Em umas dessas telas azuis consegui chegar novamente até o prompt de comando, onde tentei várias formas para o PC continuar funcionando sem erros, os comandos foram: bootrec /fixMBR, bootrec /fixboot e bootrec /rebuild bcd (porém aqui algo estranho apareceu, onde era pra mostrar a quantidade total identificada de windows instalados, ele mostrava 0), depois fui Marcar a partição do disco como ativa usando o diskpart, também tentei restaurar o MBR usando bootsect /nt60 C : e depois fiz um chkdsk  and sfc. Porém nada disso resolveu meu problema...

Estou começando a achar que não é mais algo relacionado a drivers/software, mas sim algo com hardware que esta causando esses problemas no software.

Gostaria da ajuda de vocês para conseguir resolver esse problema e conseguir entregar essa máquina funcionando corretamente.

Logo após postar este relato e pedido de ajuda, vou começar a testar as memórias ram em diferentes slots e também uma de cada vez, assim como também vou desconectar a placa de vídeo e usar o vídeo integrado para verificar se a placa de vídeo que esta com problema! Aceito qualquer tipo de opinião e tentativa para ajudar, estou aberto as opções que vocês apresentarem (inclusive de problema de junta.... junta tudo e bota fogo 🙂 ). Grande abraço a todos.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Thiago Volpato Tudo bem jovem?

Bem-vindo ao Clube do Hardware!

As telas azuis descritas, e o erro "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, levam a crer que você está passando algum problema nos pentes de memória, tente utilizar somente um deles para instalação, a instalação do windows permite fazer o teste de memória:

tela1.png

Nesta tela escolha "Reparar o computador".

tela2.png

Escola a opção "Solução de Problemas"

tela4.png

Escolha: "Prompt de Comando"

tela3.png

Nesta tela digite o seguinte comando e pressione a tecla Entermdsched.exe, depois escolha a opção "Reiniciar agora e verificar se há problemas"

tela5.png

Uma tela como esta deve aparecer iniciando o teste, aguarde a conclusão e o resultado.

Uma dica importante é utilizar a instalação do windows fornecida pela própria microsoft:

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Outra maneira de testar a memória é com o software Memtest86, que possui uma ferramenta de boot, você precisará de um computador com sistema funcionando e um pendrive de pelo menos 4gb para utilizar a ferramenta, no site possui um vídeo com instruções de como baixar e criar o pendrive de inicialização:

https://www.memtest86.com/download.htm

Espero que ajude.

Até!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!