Ir ao conteúdo

Pinos faltando no Ryzen 5 5600, dá pra arrumar?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Perdi esses 2 pinos do meu Ryzen 5 5600, eu circulei os pinos e o triângulo dourado para referência (a imagem está ruim, mas da pra ver os espaços em branco). De acordo com a assistência, ele não está funcionando, mas o teste foi feito em uma A320MH, será que eu dou sorte e ele funciona em uma B450? Não sei exatamente o que esses pinos fazem. E eu também gostaria de saber se sabem de algum lugar que repõe esses pinos, um lugar que eu possa enviar meu processador por correio. Agradeço desde já.

Anotação 2023-08-25 085122.png

• Triste 1
Postado

Se não funcionou numa a320 não vai ser trocando o chipset que vai fazer ela funcionar... depende realmente do que os pinos fazem.. tem processadores que continuam funcionar sem dual channel por exemplo.. 

Mas se no seu caso nem Vídeo deu.. o processador já era.. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Existem diagramas dos pinos que monstram a função de cada um, dependendo do pino pode nem fazer diferença. 

No seu caso, pode ter sido de algum canal de memória, pode testar usando apenas uma memória e testar com uma em cada slot, caso não resolva, provavelmente seu processador não vai funcionar mais.

Geralmente o custo de manutenção não é viavel, acaba sendo melhorar comprar um novo.

Esse parece ser do Ryzen 5 5600X (deve ser igual ou muito próximo do 5600): https://imgur.com/a/20BK1b1

Postado

@André Marçal São 2 terras, o que em teoria não deveria afetar o funcionamento do processador.

Agora o que exatamente aconteceu com o seu processador para perder esses 2 pinos? Se ficaram grudados no socket provavelmente teve um curto.

Postado

@Gui GC Opa, eu tenho uma foto do processador antes de levar ele na assistência técnica, e não tinha nenhum pino torto/faltando, mas quando fui pegar ele de volta simplesmente tinha dois pinos faltando. Como não tenho uma filmagem entregando o processador na assistência, não tenho como provar nada.
@bngomes É que existe a pequena chance da BIOS da A320 não ter sido atualizada para suportar o 5600, já as B450 costuma vir com BIOS pronta pra 5ª geração, só estou torcendo mesmo.
@Pedroou Obrigado por mandar o diagrama, eu só não sei como me localizar, qual dos cantos do diagrama seria o triângulo dourado do processador?
Bom no momento minha B450 está na garantia, então não tenho como testar, mas muito obrigado pelas respostas.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Aquelas espaços sem pinos do processador são as partes em preto no diagrama. Como você pode ver, esse espação não são centralizados, olhando para eles consegue ter ideia qual é a "parte de cima" do processador.

Postado

Realmente @Gui GC me parecem ser 2 pinos VSS (Ground) nesse ponto eu dei sorte, pelo menos em todos os diagramas AM4 que eu olhei, aqueles 2 pinos são terra mesmo. Por enquanto vou fechar o post. Muito obrigado

Postado
2 horas atrás, André Marçal disse:

@bngomes É que existe a pequena chance da BIOS da A320 não ter sido atualizada para suportar o 5600, já as B450 costuma vir com BIOS pronta pra 5ª geração, 

As B450 foram lançadas antes do Ryzen 5600, que é de Abril de 2022, então tem que estar com BIOS mais atual, nesse caso a informação de  "suporte para 5ª geração" não quer dizer compatibilidade.

• mês depois...
Postado

Só atualizando aqui, comprei uma Gigabyte B450M DS3H V2 e o processador está vivo! Já rodei teste de estresse pelo CPU-Z e não notei instabilidade. Muito obrigado novamente pelos comentários.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...