Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como consertar LG GSA-4081b


vandrerm

Posts recomendados

  • Membro VIP

Meu gravador é um LG GSA 4167B e tá dando alguns problemas também.

Ele lê DVDs e CDs já gravados, mas se eu colocar um DVD virgem ele não reconhece nada.

Uma coisa interessante é que aparentemente o autorun dele tá com problema, porque eu chequei no Windows se essa função tava off mas tá ligada, então ele deveria ao menos abrir aquela tela que pergunta pro usuário o que ele quer fazer com o disco que foi inserido. No Windows Explorer eu consigo acessar os arquivos da mídia sem problemas.

Li em vários sites que esse gravador precisa de uma fonte boa. A minha realmente é uma genérica, mas se ele consegue ler os DVDs gravados (tanto por ele quanto DVDs "originais"), logo ele também deveria reconhecer DVDs virgens, certo?

Outra solução que vi falarem é a regulagem do trimpot, só que já abri esse gravador duas vezes e não achei nada que parecesse com um trimpot lá dentro.

também não tentei lubrificar as trilhas porque pelo jeito isso só serve pra leitores que não reconhecem absolutamente nada, certo?

Resumidamente:

1- GSA 4167B lê DVDs e CDs já gravados normalmente. Uma curiosidade é que o Windows XP não mostra a telinha em que o usuário decide o que fazer com a mídia, dando a impressão que o drive tá vazio, quando não tá.

2- Se colocar um DVD virgem, ele não reconhece nada.

3- Tentei regular trimpot mas não o achei, se é que esse modelo tem trimpot.

4- Minha fonte é genérica, mas se ele tá lendo as mídias gravadas, então é porque ela dá conta, não é?

Bom, é isso. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

Olá, amigo...

Primeira coisa a se fazer é, da tua lista, descartar a fonte, pois se o gravador está funcionando e lendo outras midias é porque o problema n é energia.

Quanto aos trimpots, é impossivel teu gravador n ter um destes, pois, os trimpots regulam o feixe do laser e é impossivel um gravador n ter laser! Conclua então q se um gravador precisa do laser e se o laser precisa do trimpot, o mesmo tem q existir pra o gravador funcionar! Tenho certeza q você n procurou no local certo ou n o reconheceu... mas existir, ele existe!

Por favor, dê uma olhada nesse tutorial: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-manutencao-conserto/543261

Penso q o seu problema está num desajuste dos trimpots, o q você pode facilmente ajustar se for apto para tal. Pra maiores instruções, leia o tutorial recomendado no link acima!

Bom Trabalho!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não deu certo e agora nem mesmo CD ele reconhece tongue.gif

Hora de comprar um drive novo!

Hum, você deve ter girado o trimpot demais pra um lado! Tenta girar no outro sentido... :)

Mas ok, se você quiser partir pra um driver novo, tb é uma boa saida.

Só n se esqueça de comprar um driver de qualidade!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu girei para os dois lados.

Primeiro, antes de mexer, marquei o ponto inicial de cada trimpot com um pincel atômico, pra poder voltar se não desse certo.

1-Girei os dois 1/4 de volta pra esquerda e testei: não mudou nada.

2-Girei mais 1/4 de volta, totalizando 1/2 volta pra esquerda e liguei de novo: parou de reconhecer CDs, só mesmo os DVDs já gravados.

3-Voltei para a posição original e girei 1/4 de volta para a direita: mesma coisa.

4-Mais 1/4 pra direita: idem.

Agora que eu tô escrevendo aqui, acho que esqueci de voltar os trimpots pra posição original deles. Vou fazer isso e ver se pelo menos ele reconhece os CDs de novo hehehe

E uma dica pra quem vai tentar fazer isso, tenha MUITO cuidado com os trimpots. Essas coisas são extremamentes frágeis e quase quebraram com a pouca força que eu apliquei neles.

-----------------------

Qual a melhor marca custo/benefício de gravadores de DVD SATA? Confesso que estou meio traumatizado com LG depois disso, porque esse meu gravador teve uma vida útil CURTÍSSIMA. Apesar de ter 2 anos comigo, eu acho que até hoje gravei NO MÁXIMO uns 10 DVDs com ele. também usei muito pouco como leitor, porque sempre baixava jogos e programas da Internet, sendo muito raro instalar algo por CD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu girei para os dois lados.

Primeiro, antes de mexer, marquei o ponto inicial de cada trimpot com um pincel atômico, pra poder voltar se não desse certo.

1-Girei os dois 1/4 de volta pra esquerda e testei: não mudou nada.

2-Girei mais 1/4 de volta, totalizando 1/2 volta pra esquerda e liguei de novo: parou de reconhecer CDs, só mesmo os DVDs já gravados.

3-Voltei para a posição original e girei 1/4 de volta para a direita: mesma coisa.

4-Mais 1/4 pra direita: idem.

Agora que eu tô escrevendo aqui, acho que esqueci de voltar os trimpots pra posição original deles. Vou fazer isso e ver se pelo menos ele reconhece os CDs de novo hehehe

E uma dica pra quem vai tentar fazer isso, tenha MUITO cuidado com os trimpots. Essas coisas são extremamentes frágeis e quase quebraram com a pouca força que eu apliquei neles.

É, pelo visto seu problema não é nos trimpots. A regulagem não precisa ser tão especifica pra funcionar, se o gravador não está reconhecendo discos não importando a posição dos trimpots, é por que realmente seu gravador precisa ser trocado.

Qual a melhor marca custo/benefício de gravadores de DVD SATA? Confesso que estou meio traumatizado com LG depois disso, porque esse meu gravador teve uma vida útil CURTÍSSIMA. Apesar de ter 2 anos comigo, eu acho que até hoje gravei NO MÁXIMO uns 10 DVDs com ele. também usei muito pouco como leitor, porque sempre baixava jogos e programas da Internet, sendo muito raro instalar algo por CD.

As melhores marcas de gravadores, são, sem dúvida, Sony e Pionner, faça uma comparação modelo x preço, pois os preços variam muito a depender das caracteristicas do gravador.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada disso!!! muito cuidado com o q vocês vão botar em seus drives!!! nada de óleo ou spray do dipo WD!!! para lubrificar mecanismo de equipamento eletrônico use somente graxa branca ou de silicone!!!

Se tem muitas peças plásticas use a de silicone se tem peças metálicas use a branca... esses lubrificantes são encontrados facilmente em qualquer loja de produtos eletrônicos.

Quem botou óleo de máquina deve colocar logo a graxa, é q o óleo resolve na hora mas agride as peças plásticas, acumula poeira e com o tempo resseca criando uma borra pegajosa no local. Já a graxa não resseca facilmente e não agride as peças, especialmente as plasticas.

Ah! ao usar graxa use moderadamente, não precisa passar por todo o curso do carrinho pois com o tempo ela se espalha.

inté+

Acho que esse procedimento vai resolver meu problema, pois meu drive so esta lendo CD-R.....A duvida e o seguinte.....posso usar outelube spray?

ou graxa industrial....??? Pois moro no interior e não consigo achar graxa branca....!!!

Desde já agradeço...!!!!

...................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Olá, amigo!

Meu leitor LG HL-DT-ST DVD-RAM GSA-H55N, não está lendo nem dvd e nem cd, conferir no gerenciador de dispositivos o drive e fala que funciona normalmente.

Me ajude.

Siga o tutorial aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-manutencao-conserto/543261

Depois poste alguma resposta e me diga como está o gravador.

Bom Trabalho!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Os primeiros passos estão sem fotos, como se retira a parte com o logo da LG?

Amigo, dê uma olhada no outro tópico fixo desse fórum, as fotos postadas explicam como desmontar passo-a-passo o gravador.

Olhe o link: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-manutencao-conserto/543261

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Caros irmaos, consegui abrir meu driveDVD LG. A dica é: antes de retirar o drive do gabinete, ligue-o e abra a sua gaveta. então, tire-o com a gaveta (onde colocamos o CD) aberta; retire os parafusos de baixo; retire a moldura ou tampa da frente pressionando com cuidado as travas de plastico laterais; agora poderá retirar a tampa principal. Precisam de fotos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu drive dvd é o LG model GSA-H20N. Ele ta demorando demais a reconhecer os CDs. As vezes nem deteta a midia. Pelo que disseram pode ser laser fraco, sujeira na lente ou cursor da cabeca agarrando. Vi a lente e nao achei nenhuma sujeira, ta perfeita. Nao encontrei nenhum trimpot de ajuste do laser.

Descobri que nao precisa tirar o drive com a gaveta aberta: basta tirar a tampa de baixo e mover com uma pequena chave de fenda uma guia de plastico, que fica a 4 cm da frente, para abrir a gaveta.

Lubrifiquei as guias da bandeja que tava agarrando.

Verifiquei se o prato basculante do motor se fica bem encostado no batente superior quando a gaveta fecha. O CD gira sem fazer muito barulho, so quando a velocidade dele é grade faz vuum! Sera que terei de gravar este som?

Bom, so sei é que ao inserir o CD, a luz fica piscando e, so reconhece a midia quando aumenta a velocidade de rotacao. Ou seja, se o CD nao gira mais rápido a luz para de piscar e a midia nao é reconhecida. Parece ate que o motor ta agarrando! Vou ver isto! O moto gira fácil!

Apos a midia ser reconhecida (inicio interno do CD), o acesso ao seu conteudo nao tem problemas. Provavelmente ha mais dificuldade de ler as primeiras trilhas (setor de boot).

Noto um aumento na dificuldade de ler arquivos (antes ate sujeira e arranhoes nao impediam as leituras).

Tentei ser detalhista. Devia estar comentando e nao levantando mais duvidas! Espero algum comentario. Podem puxar a minha orelha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tô aqui de volta para dizer que o motor do disco estava realmente travando, com dificuldade de iniciar a rotação. Li sobre o assunto, fiz meus testes e cheguei a seguintes conclusões:

1- O motor do eixo do CD é chamado de spindle. Ele é normalmente um motor sem escovas. Portanto, trata-se de um motor CA eletrônico. O interessante nele é que o conjunto eletrônico (que geram os pulsos para ele funcionar) e o motor são tratados como se fossem um motor de corrente contínua simples. Parece com a maioria dos ventiladores eletrônicos para cpu ou fontes. Só que este motor spindle pode alcançar altas velocidades de rotação e seu eixo e carcaça são todos metálicos. Daí, há a possibilidade de procurar lubrificar seu eixo.

2- O problema inicial que encontrei foi como acessar o eixo de um motor todo lacrado. O fabricante dele especifica que ele tem uma espectativa de vida de 50000h (tipo descartável?). Então, fiz um minúsculo furo no lacre inferior do eixo e pude colocar ali uma pequena gota de óleo de lubrificante para tais máquinas.

3- Outro problema é a necessidade que o plano perpendicular ao eixo deste motor fique exatamente paralelo ao plano do batente superior (na hora em que o CD é fixado entre a cabeça do motor e a tampa). Qualquer irregularidade entre estes dois planos fará o disco oscilar ou vibrar (fazendo barulho tipo vruum!). Esta é uma das causas de drive ter dificuldade de ler um CD! Por isto, fique atento aos os barulhos inadequados que um drive de CD está emitindo. Este tem que ser bem suave, vibrando o mínimo possível. Este ajuste é muito delicado! A peça móvel (rotativa) do encosto superior é afetada por qualquer deformação de seu sporte (que altera a posição de seu plano de rotação). Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...