Ir ao conteúdo

I5 13700K Super Aquecimento

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Galera montei um PC novo  (montei do zero) com um I5 13600K e monitorando ele reparei que ele fica na casa media dos 38graus, porém as vezes quando ele liga já  da o start com 90 graus e depois de alguns segundos ele cai para os 38graus e estabiliza. O grande problema quando estou jogando league of legends do nada ele super aquece e vai para os 90graus, ai começa a dar uma travada nos bonecos e eu  geralmente  fecho o jogo e abro ele de novo ai já volta estabilizado voltando para os 38graus. Não reparei em outros jogos se acontece o mesmo, porque só o LOL  que eu fico mais tempo conectado jogando uma partida atrás da outra. Eu uso Water Cooler da Cougar  de 240mm e possuo ao todo 6 fans no gabinete, então fica bem refrigerado. Já verifiquei a pasta térmica, olhei se havia esquecido de remover algum plástico do WC (porque eu que montei do zero), e olhei se estava tendo contato entre o alumínio do WC e o processador, aparentemente sim porque a pasta térmica estava espalhada conforme o contato entre eles ao pressionar. Olhei também os drivers estão todos atualizados e instalados (pois eu comprei o pc da PICHAU/KABUM e montei ele sozinho conforme os tutoriais da internet). Ressalvo que quando estou jogando, as vezes passa umas 2  horas para ele dar esses "bug" de super aquecimento, então não  e algo que acontece em pouco espaço de tempo, mas acontece frequentemente. Achei estranho porque ele do nada sobe e cai a temperatura bruscamente, a sensação que tenho e que a medição de temperatura esta errada fazendo com que o próprio sistema de defesa ative afetando o desempenho.  Eu acredito que não tem como o processador estar em 90graus como mostra o monitoramento porque pouco tempo depois ele cai para os 38graus novamente. Será que meu processador veio com defeito ?

Outra observação para finalizar, e que o processador possui vídeo integrado, será que no League Of Legends o PC esta utilizando esse recursos e não a GPU? Ai eu teria que habilitar algo para ela iniciar o game pela GPU? Pois nesse PC eu uso uma RTX 3060 TI.  Ressalvo também que vi na internet que tinha que habilitar uma função na BIOS para usar 100% da capacidade da memória, sendo assim deixei ativado la pela BIOS (não sei se muda algo em relação ao aquecimento).

O que eu faço para resolver meu problema??? Alguém me ajuda???

configurações DO PC

placa-mãe Gigabyte B660M Aorus PRO, DDR4, Socket 1700, M-ATX, Chipset intel B660, B660M AORUS PRO DDR4

memória Corsair Vengeance RGB PRO, 32GB (4x8GB), DDR4, 3200MHz, C16, Preto, CMW8GX4M1E3200C16 

iProcessador Intel Core i5-13600K, 13ª Geração, 5.1GHz Max Turbo, Cache 24MB, 14 Núcleos, LGA 1700, Vídeo Integrado - BX8071513600K

Placa de Vídeo ASUS GeForce RTX 3060 Ti V2 OC LHR 8GB GDDR6 Dual 256-bit, DUAL-RTX3060TI-O8G-V2

1SSD 960 GB Kingston A400, SATA, Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s - SA400S37/960G

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB M.2 2280 NVMe RGB, AS40G-512GT-C

Water Cooler Cougar Poseidon LT 240, ARGB, 240mm, Preto, CGR-PSDLTRGB-240 (POSICIONEI NA PARTE SUPERIOR DO GABINETE, JOGANDO AR FRIO PRA DENTRO).

Gabinete Gamer Cougar Archon 2 RGB, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 3 Fans, Preto, 385CC50.0003 (POSSUI 3 VENTOINHAS FRONTAL JOGANDO AR FRIO PRA DENTRO)

1 Ventoinha Cougar MHP 120 ARGB, 120mm, Preta, CF-MHP12HB-RGB (COLOQUEI NA TRASEIRA PARA JOGAR AR QUENTE PRA FORA)

Water Cooler Cougar 240mm que foi posicionado na parte superior jogando ar frio pra dentro

Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular  

Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut 1g, TG-K-001-RS (USEI ESTA PASTA TERMICA)

001.jpg

002.jpg

003.jpg

004.jpg

005.jpg

006.jpg

007.jpg

• Moderador
Postado

@brunodrok Amigo, você monitorou quantos Watts esse seu Intel Core tá puxando? Aparentemente a Intel é meio doida da cabeça e mesmo sem fazer OC esse I5 quer pegar toda a energia possível. Se for esse o problema você poderia ir na BIOS e limitar quanto de energia ele consome. Eu vi algumas pessoas recomendando (na BIOS), ir na opção CPU Lite Load e mudar do Default pra 8, vê se tem essa opção na BIOS da sua placa-mãe.

Tem um tópico aqui sobre problemas de aquecimento do i5-13600KF, dá uma olhada nas dicas que deram lá também: 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
8 horas atrás, brunodrok disse:

. Eu uso Water Cooler da Cougar  de 240mm e possuo ao todo 6 fans no gabinete, então fica bem refrigerado.

Water Cooler Cougar 240mm que foi posicionado na parte superior jogando ar frio pra dentro

O problema é que o gabinete ter 3 fans na frente mas com um vidro abafando não significa que o tenha bom airflow/refrigeração.

Tanto é que foi lançado o Cougar Archon 2 Mesh corrigindo esta pisada na bola.

A orientação dos fans do radiador do WC está errada, tem que soprar para fora, fazendo o (pouco) ar que entra pela frente circular. 

Veja a circulação ideal neste vídeo.

Neste outro vídeo com o Cougar Duo face, note como o painel frontal de vidro eleva a temperatura do CPU 7 graus, relativo ao painel mesh.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@brunodrok Bom dia

Possuo o mesmo processador e alguns dias atrás enfrentei esse mesmo problema e a solução foi, instalar "Frame" para corrigir a superfície do processador.

O que acontece é que o forma que o processador é preso, ele faz pressão apenas no centro do processador fazendo com que ele depois de alguns dias forme uma pequena barriga no centro do processador fazendo com que ele não encoste de forma uniforme em todo cooler.

frame_pasta_termica.jpg

E segunda coisa que você precisa fazer é undervolt.

Tem que ser undervolt e não power limit, se você fizer power limit você vai ter perda de desempenho.

Antes de instalar o "Frame"  (já estava com undervolt), repare mesmo mantendo a temperatura alta teve perda de desempenho (cpu throttling 

Após instalar o frame repare que teve uma leve melhora na temperatura e não teve mais perda de desempenho.

5.5 im.png

Só lembrando que ambos os testes foram feito com o processador em overclock para 5.5Ghz nos núcleos de performance.

Em jogos a temperatura fica na média dos 70ºC.

• Amei 1
Postado

Vou fazer igual  a sugestão do amigo que disse que resolveu, acabei de comprar  pelo ML um frame 1700 para a CPU e  assim que instalar vou acompanhar se ainda ocorre esses picos de temperatura... Caso não resolva ai faço undervolt como mais um método de barramento de super aquecimento. Não entendi muito ainda como fazer, mas pelo o que vi na internet da pra fazer pelo EasyTune uma ferramenta da gigabyte sem ter que reiniciar o PC (ate naveguei pelo app mas não entendo muito de como fazer).

Ate procurei a opção  na BIOS  CPU Lite Load para colocar 8 default mas não achei, reparei que a maioria esta tudo em AUTO e deixei como esta...

Em questão do gabinete por possuir o vidro parte frontal, quando comprei ja notei esse "erro", mas não acho que e ele o causador desse problema... Mas agradeço pelas dicas do reposicionamento das FANS.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, brunodrok disse:

Vou fazer igual  a sugestão do amigo que disse que resolveu, acabei de comprar  pelo ML um frame 1700 para a CPU e  assim que instalar vou acompanhar se ainda ocorre esses picos de temperatura... Caso não resolva ai faço undervolt como mais um método de barramento de super aquecimento. Não entendi muito ainda como fazer, mas pelo o que vi na internet da pra fazer pelo EasyTune uma ferramenta da gigabyte sem ter que reiniciar o PC (ate naveguei pelo app mas não entendo muito de como fazer).

Ate procurei a opção  na BIOS  CPU Lite Load para colocar 8 default mas não achei, reparei que a maioria esta tudo em AUTO e deixei como esta...

Em questão do gabinete por possuir o vidro parte frontal, quando comprei ja notei esse "erro", mas não acho que e ele o causador desse problema... Mas agradeço pelas dicas do reposicionamento das FANS.

🙃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!