Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem?

Decidi fazer um grande upgrade no meu computador e preciso muito da ajuda de vocês. Faz muitos anos que estou por fora das novidades de hardware.

Segue o fio:

Como eu uso o computador

Com os novos jogos chegando, como CS2, Star Citizen, Diablo 4 e outros mais, decidi fazer esse upgrade porque meu computador tem 10 anos (exceto a placa de vídeo que é relativamente).

Além dos jogos, vou fazer raid 1 para guardar arquivos importantes usando 2 hdd's WD Red 6TB NAS, e instalar o outro hdd + SSD sata que estão em uso.

Penso em fazer um leve overclock do processador e também em rodar as memórias acima de 6000mhz, talvez até em 7200mhz

As peças que já tenho

- processador i5 13600k

- a atual placa de vídeo do meu computador, uma RTX 3060 (no meio de 2024 devo fazer um upgrade apenas dela, se a $ permitir)

- fonte XPG Core Reactor 850w Gold (já pensando no upgrade da placa de vídeo)

- cooler Noctua nh-d15s

- os hdds e SSD sata

- devo reaproveitar meu antigo gabinete, HAF 912. Mas se sobrar uma graninha, eu troco o velho de guerra.

- coolers noctua

Orçamento e o que falta comprar

Preciso então comprar uma placa-mãe e memórias

Orçamento não é um problema. Eu separei 5.000 apenas para isso. Eu sei que é bastante dinheiro, e é exatamente essa minha dúvida: será que precisa gastar tudo isso?

Pensei na ASRock Z790 Steel Legend Wifi DDR5. Parece robusta, tem bastante conexão sata e um bom esquema de energia para o overclock do processador. Achei custando em torno de 2.700. Mas talvez uma placa com chipset Z690 possa me atender em tudo e economizar alguns trocados.

Wifi não é obrigatório, mas se tivesse seria legal.

Memória estava pensando num kit DDR5 2x16gb rodando pelo menos a 6000mhz, talvez mirando num 7200mhz se o preço ajudar.

Obrigado por lerem tudo, espero ter dado todas as informações mais importantes.

Abraços!

• Moderador
Postado

@doob Olá amigo, tudo bem?

Fez boas escolhas das peças até aqui, ótimo processador (falo por experiência própria), ótima fonte e a 3060 vai segurar a onda até comprar outra placa.. 😉

Sobre o gabinete, é um bom gabinete, já tive um desses e tem uma construção excepcional, mas no seu lugar eu pensaria em trocá-lo também.

Em 03/09/2023 às 13:16, doob disse:

Orçamento não é um problema. Eu separei 5.000 apenas para isso. Eu sei que é bastante dinheiro, e é exatamente essa minha dúvida: será que precisa gastar tudo isso?

Então, no seu lugar iria de GIGABYTE Z790 UD AC vai entregar tudo o que precisa, é bem robusta e completa, quanto as memórias, iria de Kingston Fury Beast RGB 32GB (2x16GB) 6000MHz DDR5 CL40, já é suficiente.

OBS- Particularmente acho uma placa-mãe Gigabyte muito melhor do que ASUS, mas aí é gosto mesmo, nunca me dei bem com ASUS. 😁 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...