Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Tenho uma dúvida sobre o funcionamento da memória RAM no computador. Digamos que eu tenha 2 pentes de 8GB de memória em dual channel no PC, e atualmente o PC está usando 6GB de memória com os programas abertos. Desses 6GB, o PC usa 3GB de um pente e 3GB de outro ou usa os 6GB de um só pente e o outro fica sem uso?

Postado

@TK345 Ele junta os 2 de 8 em 16. (famoso dual channel)

Então o pc reconhece 16gb na parte de uso, não 8+8.

agora, Arthur Arnemann disse:

@TK345 Ele junta os 2 de 8 em 16. (famoso dual channel)

Então o pc reconhece 16gb na parte de uso, não 8+8.

Isso que você comentou acontece quando as memórias não combinam em marca/frequência, ai o dual channel desativa.

Postado
1 hora atrás, TK345 disse:

Bom dia. Tenho uma dúvida sobre o funcionamento da memória RAM no computador. Digamos que eu tenha 2 pentes de 8GB de memória em dual channel no PC, e atualmente o PC está usando 6GB de memória com os programas abertos. Desses 6GB, o PC usa 3GB de um pente e 3GB de outro ou usa os 6GB de um só pente e o outro fica sem uso?

Sim, em dual channel funciona basicamente desta forma pra otimizar a largura de banda.

Postado

@Arthur Arnemann não exatamente. só é preciso desativar o dual-channel quando a placa-mãe não suporta memória de marca/frequência diferente. mas isso é bem raro de acontecer. pois se houver diferença de latência/frequência, a placa-mãe vai setar ambas memória para baixo (ambas memórias irão trabalhar com as configurações da pior memória)

• Moderador
Postado

@TK345 Essa dúvida é nova, não tinha visto por aqui antes hahahaha

1 hora atrás, TK345 disse:

Desses 6GB, o PC usa 3GB de um pente e 3GB de outro ou usa os 6GB de um só pente e o outro fica sem uso?

Dual channel só significa que existem dois canais de comunicação entre a RAM e a CPU. O quanto de memória que vai estar sendo utilizada em cada pente é basicamente aleatório, o processador não vai ficar utilizando somente de um pente e também não vai dividir bonitinho 50% pra cada, isso porque o sistema não vê 2 "baldes" de RAM, digamos assim, os dois pentes de memória formam um "balde" que é usado arbitrariamente.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!