Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou procurando recomendações para um conjunto de ventoinhas que custe menos de 300 reais.

Atualmente, tenho uma configuração com uma placa de vídeo RTX 2060 e um processador Ryzen 5 5600 com um air cooler GAMMAX 400 v2. Para melhorar o resfriamento desses componentes, estou querendo substituir as FANS que vieram com meu gabinete Pichau APUS. Possuo 6 fan no gabinete, 3 dessas da RISEMODE e as 3 que vieram com o APUS. Minha prioridade é trocar as ventoinhas originais do APUS  pois elas são bem ruim. Acredito que, ao adicionar 3 novas ventoinhas de qualidade, conseguirei melhorar significativamente o resfriamento do computador.

Se alguém tiver alguma recomendação de KIT FAN de qualidade que se encaixem no meu orçamento, agradeço muito!

Pode ser kit de 3 ou de 6!

Postado

Sem LED.

Cooler Master Sicleflow 120 - R$ 35,90 cada (tem versão com LED cor única fixa e com LED ARGB, mais caras).

• Velocidade: 650-1800 RPM ± 10%
  • Fluxo de ar: 62 CFM ± 10%
  • Pressão do ar: 2,5 mmH2o ± 10%
  • Nível de ruído:8 - 27 dBA

Com LED

PCYes NIx2 - R$ 49,90 cada

• Velocidade da ventoinha:700 ~ 1500 ± 10% RPM
  • Máx. Fluxo de Ar: 62 CFM
  • Máx. Pressão Estática: 2,05 mmH2O
  • Ruído:18 ~ 26,4dB (A)
Postado

@1lokosEai lokos, tranquilo? Obrigado por ajudar mais uma vez. 

Tenho algumas dúvidas e ficarei grato se puder responder.

Gostei dessas fan que você indicou, entretanto, puramente por estética, queria algumas fans branca. Iam ficar bonitas no meu Apus White.

Estava de olho Aigo AR12PRO no Aliexpress. No entanto, encontrei dois vendedores no Aliexpress que oferecem essas ventoinhas a preços consideravelmente diferentes. Parecem ser as mesmas ventoinhas, mas gostaria de saber se há alguma diferença entre elas. Seguem os links para ambos os vendedores:

Aigo AR12PRO Link 1
Aigo AR12PRO Link 2

Outro dúvida, as FAN's que eu tenho da risemode possuem uma controladora, seria possível usar essas  FAN's novas nessa controladora que já possuo? Caso não seja possível, teria como eu controlar as FAN's pela MINHA placa-mãe?

Última dúvida. É possível trocar a FAN do Gammax 400v2? Se sim, essa da Aigo, ou a PCYes Nlx2 ou uma Sicleflow serviriam? E se fosse possível, teria como eu controlar o led, velocidade da fan,etc?

Agradeço pela ajuda desde já!

Postado
1 hora atrás, Saulo Bitencourt disse:

Pelo que da para ver são o mesmo fan - mesmo CFM, etc, e na mesma "Aigo Oficial Store", a diferença é um dos anúncios  cobra frete separado, mas ainda assim fica R$ 10,00 mais barato.

Outro dúvida, as FAN's que eu tenho da risemode possuem uma controladora, seria possível usar essas  FAN's novas nessa controladora que já possuo?

Depende, as fans indicadas e Aigo são com LED ARGB, se a controladora for no mesmo padrão é compatível. 

Caso não seja possível, teria como eu controlar as FAN's pela MINHA placa-mãe?

Esta placa-mãe tem dois conectores para cabo de LED ARGB, ligando os fios na controlara ARG vai precisar de apenas um.

• - 2 conectores de LED RAINBOW de 3 pinos

Ou se não usar controladora, compre cabos splitter ARGB, tem modelo com 4 pontas.

É possível trocar a FAN do Gammax 400v2? Se sim, essa da Aigo, ou a PCYes Nlx2 ou uma Sicleflow serviriam? E se fosse possível, teria como eu controlar o led, velocidade da fan,etc?

As especificações do fan do Gammaxx 400 V2 são:

• Velocidade da ventoinha:500 ~ 1650 RPM±10%
  • Fluxo de ar da ventoinha: 64,5 CFM
  • Pressão de ar da ventoinha: 2,1 mmAq
  • Ruído: ≤27,8 dB (A)

Pode usar qualquer ventoinha PWM (controle de RPM) de 120mm no lugar dela, o ideal é que tenha especificações (CFM, pressão) similar ou superior. Se a nova tiver LED frufru, ex. ARGB, o cabo do LED ARGB é ligado na controladora, ou direto no conector endereçável da placa-mãe, não interfere no funcionamento da ventoinha.

Pode inclusive usar duas fans em push-pull, desde que arrume a mola de prender a segunda - tem no Alli; ou use abraçadeiras de Nylon*, mas a diferença na eficiência é pequena, 1 ou 2 graus.

* Neste vídeo do "WM Gambiarras Informática"  usou abraçadeiras, mas de um jeito pouco estético, fica melhor se usar uma só sem dar volta por fora. A propósito, no teste dele o resultado da "gambiarra" foi nulo. 😜 

Postado

Obrigado pela ajuda novamente!!

21 minutos atrás, 1lokos disse:

Depende, as fans indicadas e Aigo são com LED ARGB, se a controladora for no mesmo padrão é compatível. 

A controlodra é essa : image.png.5e1545cb23cf34cc8e3c8878b60098cc.png

É compatível?

21 minutos atrás, 1lokos disse:

Esta placa-mãe tem dois conectores para cabo de LED ARGB, ligando os fios na controlara ARG vai precisar de apenas um.

• - 2 conectores de LED RAINBOW de 3 pinos

Ou se não usar controladora, compre cabos splitter ARGB, tem modelo com 4 pontas.

Sou leigo em relação a montagem de PC, então segue uma dúvida besta: Vi que essas FANS da aigo só é preciso conectar apenas um FAN na placa-mãe e ir conectando uma FAN na outra. Então posso trocar a fan do Gammax por uma dessas da AIGO, conectar a FAN na placa-mãe e as outras 3 fans ir conectando uma na outra? 

image.png.d5e0375eada5d6f411b0e004e02f6a63.png

Mais uma vez, agradeço pela ajuda desde já! 😁

Postado
21 minutos atrás, Saulo Bitencourt disse:

A controlodra é essa : É compatível?

Não da para identificar os conectores da controladora pela foto, se for 3 pinos com falha [oo o], 5v, é ARGB, compatível com o conector de LED da fan Aigo AR12 PRO, se for com 4 pinos [oooo], 12v não é.  Esse conector Molex indica que é antiga, então deve ser RGB (12v), padrão obsoleto.

21 minutos atrás, Saulo Bitencourt disse:

Vi que essas FANS da aigo só é preciso conectar apenas um FAN na placa-mãe e ir conectando uma FAN na outra. Então posso trocar a fan do Gammax por uma dessas da AIGO, conectar a FAN na placa-mãe e as outras 3 fans ir conectando uma na outra? 

Fácil, liga o conector PWM (4 pinos quadrados) da fan AIgo que colocar no 400V2 no conector CPU_FAN da placa-mãe, vai funcionar igual ao fan original.

O conector do cabo de LED ARGB [oo o] desta fan liga junto com os cabos de LED das outras fans no conector ARGB da placa-mãe, ou na controladora ARGB, caso a sua seja compatível.

Postado
7 minutos atrás, 1lokos disse:

Não da para identificar os conectores da controladora pela foto, se for 3 pinos com falha [oo o], 5v, é ARGB, compatível com o conector de LED da fan Aigo AR12 PRO, se for com 4 pinos [oooo], 12v não é.  Esse conector Molex indica que é antiga, então deve ser RGB (12v), padrão obsoleto.

Estava olhando a descrição desse kit fan que possuo e pelo visto é 12v 4 pinos.

9 minutos atrás, 1lokos disse:

Fácil, liga o conector PWM (4 pinos quadrados) da fan AIgo que colocar no 400V2 no conector CPU_FAN da placa-mãe, vai funcionar igual ao fan original.

O conector do cabo de LED ARGB [oo o] desta fan liga junto com os cabos de LED das outras fans no conector ARGB da placa-mãe, ou na controladora ARGB, caso a sua seja compatível.

Certo! Entendi mais ou menos. Fiquei com uma dúvida. Na parte que você fala " O conector do cabo de LED ARGB [oo o] desta fan liga junto com os cabos de LED das outras fans no conector ARGB da placa-mãe " Como disse antes, nesse questão de cabos e de montar o pc sou bem leigo. Deixa eu ver se entendi direito: Vou conectar o cabo de LED ARGB das FAN's da Aigo e ligar junto com os cabos de LED das minhas outras FAN's da RiseMode que são RGB, e conectar no conector ARGB da placa-mãe, é isso?

Novamente, obrigado por toda ajuda!!

Postado

. Deixa eu ver se entendi direito: Vou conectar o cabo de LED ARGB das FAN's da Aigo e ligar junto com os cabos de LED das minhas outras FAN's da RiseMode que são RGB, e conectar no conector ARGB da placa-mãe, é isso?

Não, você não pode misturar cabo de LED RGB (4 pinos 12 v) com cabo de LED ARGB (3 pinos, 5 volts) são padrões de pinos e tensões diferentes.

A sua placa-mãe tem também um conector RGB (de 4 pinos redondos, 12 volts).

- 1 x conector de LED RGB de 4 pinos (RGB)

- 2 conectores de LED RAINBOW de 3 pinos (ARGB)

Pode ligar os cabos dos LEDs RGB dos fans Rise Mode neste conector da placa-mãe, usando um cabo splitter RGB (4 pinos), ou se a controladora tiver, ligar o cabo de sincronia da controladora RGB neste conector.

Assim vai conseguir controlar todos os fans (RGB e ARGB) ao mesmo tempo pelo software da placa-mãe. 

O ideal é tentar vender esta controladora e fans RGB Rise Mode e comprar apenas fans com LED ARGB, que é um sistema com efeitos mais elaborados, mistura de cores.

RGBIC = ARGB

Postado
26 minutos atrás, 1lokos disse:

Não, você não pode misturar cabo de LED RGB (4 pinos 12 v) com cabo de LED ARGB (3 pinos, 5 volts) são padrões de pinos e tensões diferentes.

A sua placa-mãe tem também um conector RGB (de 4 pinos redondos, 12 volts).

- 1 x conector de LED RGB de 4 pinos (RGB)

- 2 conectores de LED RAINBOW de 3 pinos (ARGB)

Pode ligar os cabos dos LEDs RGB dos fans Rise Mode neste conector da placa-mãe, usando um cabo splitter RGB (4 pinos), ou se a controladora tiver, ligar o cabo de sincronia da controladora RGB neste conector.

Assim vai conseguir controlar todos os fans (RGB e ARGB) ao mesmo tempo pelo software da placa-mãe. 

Hmmm, agora entendi perfeitamente. Obrigado pela paciência para explicar!! 😉

26 minutos atrás, 1lokos disse:

O ideal é tentar vender esta controladora e fans RGB Rise Mode e comprar apenas fans com LED ARGB, que é um sistema com efeitos mais elaborados, mistura de cores.

Daq alguns meses pretendo trocar essas fans e deixar só ARGB, mas por enquanto vou deixar essas RGB ai mesmo.

Uma última perguntinha besta: A nova fan do Gammax vai estar no conector CPU_FAN, pelo Msi Center vou poder controlar ela junta com as outras fans ARGB né?

Outra vez, agradeço por tudo suporte e ajuda que você tem me dado!

• Solução
Postado
23 minutos atrás, Saulo Bitencourt disse:

Uma última perguntinha besta: A nova fan do Gammax vai estar no conector CPU_FAN, pelo Msi Center vou poder controlar ela junta com as outras fans ARGB né?

É isso mesmo, o CPU_FAN controla a rotação (RPM) desta fan, em função da temperatura do CPU.

O controle de LED feito pelo software da placa-mãe ou por controladora ARGB, se usar.

São dois cabos diferentes, controlados de forma independente um do outro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!