Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem com todos? Espero que sim.
Meus caros, estou com um problema que só fui notá-lo tem alguns dias. Estava eu jogando Warzone 2.0 quando percebi que o jogo não estava rodando "liso" como antigamente, tirando o fato que todos sabemos que os jogos são atualizados tanto para otimização como muitas das vezes para a "desotimização" (haha), decidi ligar o AfterBurner e monitorar, descobri que o meu CPU estava atingindo quase 100°C e o uso do mesmo não ultrapassava 70%, minha placa de vídeo quase sem stress algum.
Fiquei assustado com a temperatura, sei que a máquina desligaria se a temperatura ultrapassasse um certo limite mas esse tipo de situação diminuiria vertiginosamente a vida útil dos componentes associados.

No momento optei por comprar uma pasta térmica nova para fazer um teste e verificar se só isso basta mas, gostaria de saber a opinião de vocês acerca desta situação de aquecimento, rodei um teste no cinebench em multicore e os resultados das temperaturas vão estar anexos a esse tópico (Uma print com o CPU ocioso e a outra com o CPU em seu uso máximo). Abaixo vou deixar as especificações da minha máquina, sei que vão dizer que minha solução de resfriamento para o CPU é modesta dado o CPU mas foi o que eu podia comprar na época (2019) caso tenham sugestões de refrigeração e/ou alguma outra mais imediatista (que não precise gastar dinheiro) fico extremamente agradecido à todos.

Placa-Mãe: Gigabyte Z390 Aorus Pro, Intel LGA 1151, ATX, DDR4
Processador: Intel Core i7-9700K Coffee Lake Refresh, Cache 12MB, 3.6GHz (4.9GHz Max Turbo), LGA 1151 - BX80684I79700K

Watercooler: EVGA CL11 120mm Intel Cooling 400-HY-CL11-V1

memória RAM: HyperX Fury, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL18, Preto - HX432C18FB2K2/16

Fonte: EVGA 750W 80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo - 110-BQ-0750-V

Placa de Vídeo: ASUS NVIDIA Dual GeForce RTX 2080 Super EVO V2 OC, 8GB, GDDR6 - DUAL-RTX2080S-O8G-EVO-V2

Gabinete: H510 NZXT, Mid Tower, ATX, Lateral Vidro, Preto - CA-H510B-B1 (Não adicionei nenhuma outra vetoinha).

Cidade: São Paulo - SP (Para terem noção da temperatura ambiente).

Full.jpg

Ociosa.jpg

Postado
51 minutos atrás, sNd disse:

Watercooler: EVGA CL11 120mm Intel Cooling 400-HY-CL11-V1

Esses Watercoolers de 120mm chegam a ser até piores (alguns modelos) do que Air Coolers.

Você está fazendo overclock nesse processador?

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Tiberio disse:

Esses Watercoolers de 120mm chegam a ser até piores (alguns modelos) do que Air Coolers.

Você está fazendo overclock nesse processador?

Funcionando em stock.

Postado
2 horas atrás, sNd disse:

Fiquei assustado com a temperatura, sei que a máquina desligaria se a temperatura ultrapassasse um certo limite mas esse tipo de situação diminuiria vertiginosamente a vida útil dos componentes associados.

Mais ou menos... a máquina não desliga de imediato quando bate o limite, ela primeiro vai reduzir drasticamente o desempenho. E sobre vida útil, o pouco tempo que passou não vai mudar nada.

2 horas atrás, sNd disse:

No momento optei por comprar uma pasta térmica nova para fazer um teste e verificar se só isso basta

Pasta térmica não importa. Talvez trocar se estiver muito ressecada, mas dificilmente vai fazer diferença.

3 horas atrás, sNd disse:

rodei um teste no cinebench em multicore e os resultados das temperaturas vão estar anexos a esse tópico

Tudo bem que cinebench não esquenta tanto assim, mas de qualquer forma, você está usando o software de monitoramento errado. Jogue fora o HWMonitor, esse programa não presta: use o HWInfo64.

1 hora atrás, sNd disse:

Funcionando em stock.

E este é o seu problema. Cooler de entrada com processador sem controlar a tensão = problema na certa. Vá na BIOS e ajuste isso que você resolve a temperatura.

Postado

@Imakuni

17 minutos atrás, Imakuni disse:

Mais ou menos... a máquina não desliga de imediato quando bate o limite, ela primeiro vai reduzir drasticamente o desempenho. E sobre vida útil, o pouco tempo que passou não vai mudar nada.

Pasta térmica não importa. Talvez trocar se estiver muito ressecada, mas dificilmente vai fazer diferença.

Tudo bem que cinebench não esquenta tanto assim, mas de qualquer forma, você está usando o software de monitoramento errado. Jogue fora o HWMonitor, esse programa não presta: use o HWInfo64.

E este é o seu problema. Cooler de entrada com processador sem controlar a tensão = problema na certa. Vá na BIOS e ajuste isso que você resolve a temperatura.

Poxa, entendi. Sempre achei esse WC bem barulhento mesmo, provavelmente por não ser tão eficiente para este processador.
Me indicaria algum bom?
Vi algumas coisas até o momento e cheguei em dois modelos:

NZXT Kraken X63 (2x140mm) e Noctua NH-D15

Postado
1 hora atrás, sNd disse:

Poxa, entendi. Sempre achei esse WC bem barulhento mesmo, provavelmente por não ser tão eficiente para este processador.
Me indicaria algum bom?

O ideal seria realmente um WC de 280 ou 360mm... infelizmente seu gabinete não suporta o segundo, então vai ter que se contentar pagando mais caro no primeiro.

O modelo em si não importa tanto, o principal é o tamanho mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!