Ir ao conteúdo

Erro com HDs ao iniciar o Windows e orientações sobre M.2

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Espero que esteja tudo bem com todos vocês. Como escrevi no título, tenho duas perguntas, ambas relacionadas a dispositivos de armazenamento.

1 - Primeiro, gostaria de pedir ajuda sobre um problema que estou tendo ao iniciar meu computador. Quando ligo-o, ele inicia normal, mas quando entro no "meu computador", sempre tem um HD que aparece somente o ícone e nome e não aparece a situação de espaço. Ou seja, está acontecendo um problema que o Windows não está conseguindo gerenciar meus HDs. No momento eu tenho vários HDs e os meus programas e jogos estão instalados separados, então se um HD não carrega, surgem jogos e programas que não consigo executar. No início, achei que era problema do HD, mas logo notei que não é, pois a cada vez que desligo e ligo o PC um disco diferente dá problema. Uma hora é o E:, outra hora é a F:, outra hora é a H:, e assim vai. Além da questão de eu não poder acessar os arquivos, para ligar e desligar o PC demora uma eternidade, pois o Windows deve ficar tentando "reparar" o HD que está dando problema. No momento tenho no total 5 dispositivos de armazenamento (Sim, eu sei que é bastante), sendo 1 SSD, 3 HDs e 1 M.2. Minha placa-mãe é a ASUS Strix H270F Gaming.

2 - A segunda pergunta é meio relacionada com a primeira. Com esse problema que está dando com meus HDs, estou analisando a possibilidade de comprar um M.2 de 2TB e juntar tudo que está separado em vários dispositivos em um dispositivo só. Porém, quando estava lendo as especificações técnicas, fiquei com receio se esse dispositivo vai funcionar na minha placa-mãe, então gostaria de pedir ajuda sobre isso. 

Na página do produto do M.2, no nome, está escrito o seguinte: SSD M.2 Kingston Nv2 Pcie 4.0, 2TB, 3500MBs

E nas especificações técnicas está escrito o seguinte: "Interface : pcie 4.0 gen 4x4, NVMe 1.4"

E no manual da minha placa-mãe (ASUS Strix H270F Gaming), sobre os 2 soquetes de M.2, está escrito o seguinte : "1 x M.2_1 socket 3 with M key, type 2242/2260/2280 storage devices support (both SATA & PCIE 3.0 x 2 mode)" e

"1 x M.2_2 socket 3 with M key, type 2242/2260/2280/22110 storage devices support (PCIE 3.0 x 4 mode), supports Intel Optane Memory"

Ou seja, minha placa-mãe só suporta até o PCIe 3.0 e o dispositivo que pretendo comprar suporta PCIe 4.0, sem contar que não entendo direito o que significa nv2 e NVMe 1.4. Será que esse M.2 funciona na minha placa-mãe ou não?

Agradeço com antecipação por qualquer dica ou sugestão. Um bom dia a todos!

• Solução
Postado

1. verifique com o "gerenciamento de discos", clique com o mouse na partição , clique disco o, disco 1, etc, veja "propriedades" e em "volumes" em todos tem as propriwedades  para ver se os sistema tem o mesmo tipo de partição

2. não tem nenhum tipode problema, apesar da especificação de sua MB ser para SSD M.2 PCI-e 3x4 e 3x2 eles são retrocompatíveis entre sí. O primeiro"3" é de PCI-e gen3.0 e o "4" é o número de pistas(tem 4 pistas) no BUS principal na MB.

• Curtir 1
Postado

Pedrax, sobre a resposta da pergunta 1, todas as partições de todos os discos estão com o sistema de arquivos NTFS, mas antes de chegar aí, quando entro no gerenciador de discos - dou um clique direito no disco - clico em "propriedades" - clico na aba "volume", percebi que no campo "estilo da partição", a maioria dos discos é MBR, mas tem um (que é o M.2) que está como GPT. Isso pode influenciar em algo?

Postado
11 minutos atrás, Bruno Enzo Takiy disse:

a maioria dos discos é MBR

Pois é, partições MBR tem problemas na quantidade(4 partições ) e tamanho de partições(2Tb). Então a meu ver e devido a permitir partição GPT e UEFI, deveria uniformizar tudo.

Faça um backup do que for importante e pode usar uma ferramenta da Microsoft:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/disk-management/change-an-mbr-disk-into-a-gpt-disk

• Curtir 1
Postado

Pessoal, mesmo depois de alterar o estilo da partição dos HDs, continua dando o problema de não reconhecimento. Como o problema continua dando em vários discos diferentes, acredito que é difícil de o problema estar nos HDs ou nos cabos. Então, na minha opinião, acredito que o mais provável seria a placa-mãe. Alguém teria alguma dica sobre o que eu poderia mexer com a placa-mãe ou com qualquer outro componente?

E deixo escrito um fato que ocorreu recentemente. Quando liguei o PC, ocorreu o problema de o HD não ser carregado. Porém alguns minutos depois, o HD foi carregado, mas com velocidade de acesso extremamente lenta. Quando dei um duplo clique para explorar os arquivos dentro do HD, demorou uns 30 segundos para a tela mudar.

Postado

Mandando as configurações:

- placa-mãe : Strix H270F Gaming

- processador : Core i7 7700k

- Memória : 16GB (2 pentes de Hyperx 8GB DDR4 2400MHz)

- VGA : GeForce GTX 1080

- Fonte : V-force 850W gold

Como que eu verifico a integridade do Windows?

E mais uma coisa: ontem instalei um novo M.2 e agora um pente de memória parou de funcionar😢. Antes eu tinha 3 pentes de 8GB, mas agora são 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!