Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tldr: Tenho uma B450 Prime gaming, daquelas que as vezes preciso ligar usando secador… Hoje foi um desses dias q precisei. Liguei o pc, w10 deu boot e fiz login no windows. Segundos depois o pc congelou. Decidi reiniciar. Quando ligou em seguida avisou “Bootmgr is corrupt the system cannot boot”. Não sabia o q fazer, reiniciei de novo… Fan da placa d Vídeo e cpu ligaram, luz na placa-mãe mas agora sem vídeo…

Sugestoes?

Tenho uma B450 m prime gaming/ R5 3600/ RTX 3060/ 1tb hdd seagate/ 1tb SSD NVMe m2 kingston/ 2x 8gb ram kingston/ corsair cx750 rodando um w10

Comprei esse pc quase todo (montei a partir das pecas separadas) e só fiz upgrade da gpu há pouco tempo. 1 ano depois de montar esse pc comecei a ternos problemas de umidade classico da amd, uma *****.

Hoje meu pc tava naqueles dias de n ligar (provavelmente porque choveu de madrugada) e ate ai tudo normal.

Peguei o secador, liguei uns 30 segundinhos e o pc deu boot. Mas ai começaram os problemas… Assim q apareceu o login do w10 eu loguei, mas poucos segundos depois o pc congelou e eu só reiniciei o pc porque nada funcionava

- - -

Agora pode ser que a ordem dos fatos esteja invertido:

1 Quando reiniciei o pc, dessa vez ele deu uma nova msg “Bootmgr is corrupt the system cannot boot”. eai quem congelou fui eu. Não tendo o q fazer e sem saber na real, de ido reiniciar e tentar a sorte.

2 Dessa vez quando ele ligou,pude fazer o login, vi o desktop mas logo depois deu uma tela azul q eu nem consegui ler o q tinha porque logo depois ele reiniciou.

não sei se aconteceu 1 e depois o 2, ou o contrario. tava c adrenalina no talo e n to conseguindo lembrar.

- - -

Depois desses últimos restarts, quando o pc ligou de novo, gpu e cpu fan tavam girando, Luzes da placa-mãe tavam ligadas mas dessa vez sem vídeo… e segue até agora desde as 8 da manha (já são 13h)

Dessa vez fiquei bem preocupado e passei o resto do dia reconectando todos os cabos. Tentei iniciar sem perifericos, sem hrs, sem SSD e nada de vídeo.

Uma ou outra vez ate aparecia algo falando de entrar em setup da placa-mãe, mas quando escolhia a tecla ele simplesmente ficava preto de novo.

Sugestoes?

Postado

Esse processador não tem vídeo, então vai precisar da VGA para ligar. Veja se o chipset da placa-mãe está muito quente... Tenta ligar o PC, pressionando um pouco esse chipset contra a placa-mãe... Se ligar, é um defeito de BGA nesse chip, que é o tipo de solda que ele usa. 

Pela sua descrição dos fatos, acredito que precise trocar essa placa-mãe, mas testa a VGA em outro PC se puder...

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Esse processador não tem vídeo, então vai precisar da VGA para ligar. Veja se o chipset da placa-mãe está muito quente... Tenta ligar o PC, pressionando um pouco esse chipset contra a placa-mãe... Se ligar, é um defeito de BGA nesse chip, que é o tipo de solda que ele usa. 

Pela sua descrição dos fatos, acredito que precise trocar essa placa-mãe, mas testa a VGA em outro PC se puder...

Acabei de testar a VGA no pc do meu irmão… tudo parece estar funcionando gracas a deus.

como eu conseguiria descobrir se a placa-mãe morreu sozinha? (o setup dele é c intel, n conseguiria fazer essa troca no dele)

edit: desabafo- em parte to torcendo p ser essa placa-mãe porque eu n aguento mais essa ***** de secador o ligar o pc. se for isso ja aceito outras indicações de placa-mãe tb

Postado

14 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Experimenta testar as memórias também, se o outro PC usar o mesmo tipo de memória.

Em teoria, se a fonte está OK, memórias OK, VGA OK, então o PC é para dar vídeo..

Vou tentar uma fonte antiga aqui p testar no meu pc, depois testo a fonte do meu irmão se n funcionar tb (é a fonte q eu usava pre 3060)

edit: não pode ter relação c HD o SSD? sei l teve o erro do bootmgr (que eu n sei o que é)

• Solução
Postado

@Gabrielpq , olá

O error: “Bootmgr is corrupt the system cannot boot" - Diz que Boot do windows foi corrompido e não pode iniciar.

Dúvidas:

•  1tb hdd seagate/ 1tb SSD NVMe m2 kingston, qual delas está o windows?
  •  Sua placa-mãe foi feita modificações na BIOS(overlocks, e outras modificações)?
  • Já verificou a Bateria CR2032, se está com problemas? Se você tiver indicado/modificado a ordem de boot da placa-mãe.

Sugestão:

• Teste ligar somente o que contém o windows, deixando desligado o outro HD.
  • Antes de fazer qualquer coisa, limpe o conectores da memórias, o slot de memória da placa-mãe limpe com limpa contato ou alcool isoproprilico.(tenha cuidado).
  • Teste também com uma peça de memória no slot da placa-mãe para teste de funcionamento.
  • Verificar a saúde NVMe M2, se possível com outro computador, senão leve em uma assistência para verificar saúde e badblocks.
  • Remover todas as fans conectadas e acessórios para o teste.
  • Fazer limpeza das peças antes do Teste c/ somente: B450 m prime gaming/ R5 3600/ RTX 3060/1tb SSD NVMe m2 kingston/ 1x 8gb ram kingston/ corsair cx750.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@Gabrielpq , olá

O error: “Bootmgr is corrupt the system cannot boot" - Diz que Boot do windows foi corrompido e não pode iniciar.

Dúvidas:

•  1tb hdd seagate/ 1tb SSD NVMe m2 kingston, qual delas está o windows?
  •  Sua placa-mãe foi feita modificações na BIOS(overlocks, e outras modificações)?
  • Já verificou a Bateria CR2032, se está com problemas? Se você tiver indicado/modificado a ordem de boot da placa-mãe.

Sugestão:

• Teste ligar somente o que contém o windows, deixando desligado o outro HD.
  • Antes de fazer qualquer coisa, limpe o conectores da memórias, o slot de memória da placa-mãe limpe com limpa contato ou alcool isoproprilico.(tenha cuidado).
  • Teste também com uma peça de memória no slot da placa-mãe para teste de funcionamento.
  • Verificar a saúde NVMe M2, se possível com outro computador, senão leve em uma assistência para verificar saúde e badblocks.
  • Remover todas as fans conectadas e acessórios para o teste.
  • Fazer limpeza das peças antes do Teste c/ somente: B450 m prime gaming/ R5 3600/ RTX 3060/1tb SSD NVMe m2 kingston/ 1x 8gb ram kingston/ corsair cx750.

Fala amigo! obrigado pela atenção.

Sobre as suas dúvidas:

- Windows ta no sdd, hdd só pra guardar tralha

- Nunca mexi em nada na minha BIOS. se não me engano está exatamente como veio de fábrica

- já testei tirar e colocar a bateria e trocar por uma nova lacrada. tb já tentei o reset nos pinos da placa-mãe.

Sobre as sugestões:

- Posso limpar os slots e conectores c limpa contato sem medo? (borrifar lá e fim?)

- vou chegar em casa e fazer essa limpeza e deixar só cpu, gpu, 1 ram, SSD e fonte. ai edito o resultado.

edit1: não vou ter como testar meu SSD em outro lugar a principio. então vai ser a última coisa q eu vou testar provavelmente. 

Postado

@Kaze_jp @Rodrigo J Polette

*****.

passei limpa contato no slot da gpu, das memórias e na bateria da placa-mãe. fiz um boot com:

gpu/cpu/1 slot d memória/ SSD e hdd (esqueci de desconectar o hdd) aparentemente deu boot *****.

não sei se vai se manter estável. mas já testarei colocar a outra ram

edit: também tive q usar o secador p ligar porque ele não ligou d primeira (mas isso não é fora do comum p mkm) e quando ligou eu já fui obrigado a abrir a BIOS. aproveitei o dar um reset to default la (so por desencargo)

edit2: era uma das ram que tava c problema mesmo. realmente não esperava q fosse ela. alguém tem palpite de como/porque ela deve ter morrido?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!