Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Tenho uma dúvida e não encontrei nada parecido com o que eu quero fazer. A questão é a seguinte... Tenho um celular Motorola Moto Z XT1650, que utiliza uma bateria de 3,8v 2600mAh. O celular mal consegue ligar com a bateria, mesmo estando conectado ao carregador. Retirei a plaquinha de circuito que fica na bateria e liguei o + e -  diretamente no + e - de outras baterias de 3,8v e funcionou, mas todas as baterias que testei estão velhas e não aguentam muito tempo. O que eu realmente quero fazer é deixar ele ligado sem bateria, apenas com uma fonte 5v ligada no circuitinho de bateria (que fica conectado por dentro do celular no conector de bateria do celular), de forma a "simular" que tem uma bateria 3,8v funcional ali e manter o celular sempre ligado na tomada mesmo. Consegui 3,9v fazendo uma associação de diodos em série, liguei no circuitinho de bateria e o celular não liga dessa forma. Nem sei se o que eu quero fazer é realmente possível, por isso vim pedir a ajuda de vocês. Só quero manter o celular ligado na tomada, parado em um mesmo local, e não encontrei nenhum meio de fazer isso. 

Desde já agradeço qualquer dica.

Postado
4 horas atrás, Michael Rodrigues disse:

Consegui 3,9v fazendo uma associação de diodos em série, liguei no circuitinho de bateria e o celular não liga dessa forma

Eu ia sugerir exatamente isso. 

No caso são dois diodos, mas se a fonte for o próprio carregador não serve. 

O carregador é fraco, tem potência somente pra carregar a bateria devagar. 

Precisa de uma fonte potente de uns 2A pelo menos. E diodos que suportem essa corrente. 

Postado

A solução abaixo custa menos que R$3,00, um pouco mais se comprar uma pequena placa ilhada.

Sem título.png

agora, Renato.88 disse:

Precisa de uma fonte potente de uns 2A pelo menos. E diodos que suportem essa corrente. 

Renato, nunca medi o consumo de um celular. Chega perto de 2A? Pelo tanto que dura a bateria imaginava que sequer chegasse perto de 1A.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Chega perto de 2A?

Já fiz algumas experiências com um... 

Ali na usb pra recarregar a bateria é 1,5A.

O próprio aparelho consome pouco mesmo, mas eu vi que quando ele inicia tem um consumo alto, parecido com o que um motor elétrico faz até pegar velocidade. 

Se a fonte não tiver uma corrente sobrando ele não liga. 

Postado

@Renato.88 Eu tenho várias fontes 5V de diversas correntes, mas a que usei no teste era a menor que eu tinha de 700mAh, pois fiquei com medo de usar um com corrente maior e queimar alguma coisa.. Utilizava o aplicativo Ampere pra medir o consumo do celular e era bem baixo com picos de 800 a 900mAh. Lembrando que é pra usar sem bateria, a fonte vai ficar ligada diretamente no circuitinho da bateria que foi arrancado da mesma, e a fonte vai entrar no local onde ficava o + e - simulando a existência de uma bateria. Se eu usar uma fonte acima de 2A vai funcionar? Não há risco?

@Sérgio Lembo Acredito que exista sim, pois a dificuldade sempre foi fazer ele ligar, o que só acontecia quando as baterias (que estavam todas ruins) atingiam mais de 90% de carga, e se eu abrisse algum app simultaneamente a outro ele desligava. Mas como não entendo nada, fico testando e sempre com medo de queimar hahaha.

Postado

No circuito abaixo o transistor vai aquecer, é normal. Com 900mA de consumo vai para 90ºC, com 1500mA fica perto da morte mas aguenta, é para 150ºC. É sempre bom não abusar, coloque um pequeno dissipador (pequeno mesmo, não é necessário ser grande para 1W de calor com 900mA de carga). O custo é baixo.

Sem título.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um dc dc step down (clique) de 3A ou+ é bem barato e deve suprir seu celular e expectativas. Dica: use fonte 12V na entrada, ajuste ANTES de conectar e não deixe fio longo na saída até o destino....

... o Destino .. meditei sobre no caminho hoje... sério...

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Não acho interessante fazer a ligação direta. Você expõe o aparelho a novos riscos. É melhor usar uma bateria intermediária.

Você pode inclusive usar células de 3,7V. Vai ficar descalibrado mas vai funcionar.

Aproveite um powerbank como intermediário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!