Ir ao conteúdo

placa-mãe da Login LN300 DTA320 não Reconhece todos os Núcleos da Ryzen 3 4350g

Ir à solução Resolvido por Mario de Carvalho,

Posts recomendados

Postado

Oi gente, bom dia, eu vi que tem vários problemas parecidos com o meu aqui, mas com diferentes processadores e placas mãe, eu até tentei o processo descrito com esses outros equipamentos e até deu algum resultado, mas não resolveu o problema. 

O que está acontecendo é o seguinte:
Tenho um pc com a placa-mãe da Login modelo LOG LN300 DTA320 e um processador Ryzen 3 PRO 4350g (4 cores e 8 threads). O que acontece é que de início a BIOS da placa-mãe só identificava apenas 1 core. Daí com ajuda de alguém com um problema parecido tentei fazer o procedimento de resetar a BIOS, e deu alguma coisa. Agora a placa-mãe identifica 2 cores e 4 threads, ou seja, metade. Tentei o procedimento do Windows que não funcionou. Não tem nada na BIOS que habilite o uso de todos os núcleos. O programa Ryzen Master não me deixa fazer nada porque ele diz que esse processador não dá suporte para mexer nesses parâmetros, que muita gente que tem esse problema diz resolver por ali, só clicando em RESET e pronto. Enfim a Login não tem suporte nenhum que funcione, não tem onde eu possa baixar e atualizar a BIOS da placa, o programas que eles oferecem para atualização dessas coisas não funciona direito. Assim, o computador funciona, estou usando ele agora, mas tá capado. Eu não sei mais o que fazer gente. Agradeço desde já a atenção.

Ah, já ia me esquecendo o programa Ryzen Master identifica todos os 4 cores, mas sempre mostra que dois deles estão desabilitados, só que o programa não me deixa habilitar, pelo menos eu não sei como fazer. 

Postado

@Mario de Carvalho , olá amigo

Você consegue baixar/abrir o programa cpuz e ver aba "Motherboard" e postar a imagem para poder ajudar.

Vi alguns website o modelo parece ser uma placa-mãe A320 de alguma marca, para pode atualizar a BIOS tem ver quem é o fabricante(com o programa acima é possível identificar).

Postado

@Mario de Carvalho

Então eu dei uma pesquisada em alguns fabricantes: não encontrei a especificação da "LOGIN" nos modelos. Esse deve ser placa-mãe que eles compraram de lote lá da china. Ou ficar olhando a disposição das peças com outras placas pra ver se é igual a posição.

Porque teria ir testando colocando arquivos de BIOS(vários fabricantes) pra ver ficar estável um modelo, eu não acho viável porque pode dar problema da placa-mãe pra fazer isso tem usar solda e gravador de BIOS, tipo é mais serviço especializado.

Recomendação seria:

• Pra você poder usar tranquilo o CPU melhor comprar placa-mãe A520 mais barata e trocar para funcionar.
  • Era bom fazer um teste com outra placa-mãe AM4 c/ suporte series 4000 para ver não afetou o processador Ryzen pro 3 4350G.

Postado
1 hora atrás, Kaze_jp disse:

@Mario de Carvalho

Então eu dei uma pesquisada em alguns fabricantes: não encontrei a especificação da "LOGIN" nos modelos. Esse deve ser placa-mãe que eles compraram de lote lá da china. Ou ficar olhando a disposição das peças com outras placas pra ver se é igual a posição.

Porque teria ir testando colocando arquivos de BIOS(vários fabricantes) pra ver ficar estável um modelo, eu não acho viável porque pode dar problema da placa-mãe pra fazer isso tem usar solda e gravador de BIOS, tipo é mais serviço especializado.

Recomendação seria:

• Pra você poder usar tranquilo o CPU melhor comprar placa-mãe A520 mais barata e trocar para funcionar.
  • Era bom fazer um teste com outra placa-mãe AM4 c/ suporte series 4000 para ver não afetou o processador Ryzen pro 3 4350G.

É, eu vou olhar outra placa-mãe que dê suporte para esse processador! Porque, poxa eu tava vendo, esse processador é muito bacana mesmo! 

• Solução
Postado

Ok, aparentemente achei uma solução, não sei se vai ajudar ou se é o correto. E pode parecer muito ***** o que eu fiz, mas deu certo, agora eu tenho, e a placa-mãe reconhece todos os 4 cores e 8 threads do processador. E a única coisa que eu fiz, numa tentativa de mais uma vez resetar a BIOS, foi colocar o jumper do CMOS de volta. Daí beleza, fiquei um tempo com aquilo, tirei, porque eu queria testar se não era uma coisa de chipset que eu peguei no próprio site da AMD, então eu pensei que muito provavelmente não era o jumper, podia ser alguma coisa envolvendo o chipset. Enfim, desliguei o pc, removi o Jumper novamente, e o problema voltou, só que agora mais generoso, anteriormente ele via só dois núcleos, passou a ver três núcleos com seis threads. Bom, ficou nessa constante, daí eu desliguei, coloquei o jumper, e liguei novamente, adivinha? 4 cores e 8 threads, e por enquanto vou levando, então assim, creio mesmo que o problema não é no processador, mas sim na placa-mãe.... bom, não posso esperar muito de uma placa da Login.... Eu vou procurar outra... Valeu pela ajuda! 

processador.png

ryzenmaster.png

MAS É CLARO QUE:  Essa minha "solução" e vamos deixar muito entre aspas, NÃO RESOLVE DE FATO O PROBLEMA, aliás me outra uma outra coisa, eu vou ter que ficar atualizando o relógio do Windows toda vez, porque quando eu ligo, ele fica com o relógio da onde parou da última vez. 

Então eu só vou deixar como solução, porque eu não tenho muita paciência, vou juntar dinheiro e comprar uma placa-mãe nova, de marca boa, que seja compatível REALMENTE com o meu processador, e pronto. Aliás to aceitando sugestões! Muito obrigado, boa noite! 

• mês depois...
Postado
Em 02/10/2023 às 22:55, Mario de Carvalho disse:

Ok, aparentemente achei uma solução, não sei se vai ajudar ou se é o correto. E pode parecer muito ***** o que eu fiz, mas deu certo, agora eu tenho, e a placa-mãe reconhece todos os 4 cores e 8 threads do processador. E a única coisa que eu fiz, numa tentativa de mais uma vez resetar a BIOS, foi colocar o jumper do CMOS de volta. Daí beleza, fiquei um tempo com aquilo, tirei, porque eu queria testar se não era uma coisa de chipset que eu peguei no próprio site da AMD, então eu pensei que muito provavelmente não era o jumper, podia ser alguma coisa envolvendo o chipset. Enfim, desliguei o pc, removi o Jumper novamente, e o problema voltou, só que agora mais generoso, anteriormente ele via só dois núcleos, passou a ver três núcleos com seis threads. Bom, ficou nessa constante, daí eu desliguei, coloquei o jumper, e liguei novamente, adivinha? 4 cores e 8 threads, e por enquanto vou levando, então assim, creio mesmo que o problema não é no processador, mas sim na placa-mãe.... bom, não posso esperar muito de uma placa da Login.... Eu vou procurar outra... Valeu pela ajuda! 

processador.png

ryzenmaster.png

MAS É CLARO QUE:  Essa minha "solução" e vamos deixar muito entre aspas, NÃO RESOLVE DE FATO O PROBLEMA, aliás me outra uma outra coisa, eu vou ter que ficar atualizando o relógio do Windows toda vez, porque quando eu ligo, ele fica com o relógio da onde parou da última vez. 

Então eu só vou deixar como solução, porque eu não tenho muita paciência, vou juntar dinheiro e comprar uma placa-mãe nova, de marca boa, que seja compatível REALMENTE com o meu processador, e pronto. Aliás to aceitando sugestões! Muito obrigado, boa noite! 

Vi que você achou a solução. você n encontrou a BIOS dela né? Tem um macete lá no site da login pra ela aparecer. você tem que buscar pelo número de série e não pelo modelo de placa.

Ex: ns-1745956

Tem que colocar exatamente assim como fiz, usando esse "ns-"

Me manda o número de série da sua placa que eu olho pra você se tem a BIOS atualizada e mando aqui

@Mario de Carvalhohttps://www.centraldedownload.com.br/

Esse primeiro link é a página inicial, onde você vai pesquisar do jeito que falei. "NS-" e o número de série, que você pode ver na própria BIOS.

https://www.centraldedownload.com.br/buscar-equipamento/152cf088-af72-4ff9-c63e-08da75594d19?IdEquipamento=ca80d556-1871-4ca6-ae17-08da7642c268

Esse segundo link, já é a página onde tem sua BIOS. Só descer e ver na lista de drivers. Vê aí se deu certo e boa sorte.

Em 02/10/2023 às 22:55, Mario de Carvalho disse:

processador.png

ryzenmaster.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...