Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa de vídeo AMD Radeon RX 6600 XT, que é considerada uma ótima placa. No entanto, tenho enfrentado um problema específico relacionado ao desempenho em jogos. Quando tento rodar alguns jogos que não são particularmente pesados em termos de requisitos de sistema, como jogos mais leves, meu FPS (quadros por segundo) fica inesperadamente baixo. É importante mencionar que meu processador é adequado para jogos e todos os drivers, incluindo os drivers da placa de vídeo, estão completamente atualizados.

O cenário é o seguinte: ao iniciar jogos que não exigem muito poder de processamento, obtenho uma taxa de quadros de cerca de 70 FPS, o que é consideravelmente baixo para a configuração do meu hardware. No entanto, quando tento jogar jogos mais pesados em termos de gráficos e requisitos de sistema, o desempenho é muito melhor e os FPS aumentam significativamente.

Já tomei algumas medidas para tentar resolver o problema. Primeiro, verifiquei as configurações de gráficos em todos os jogos, ajustando-as para tentar melhorar o desempenho, mas sem sucesso. Também monitorizei a temperatura da placa de vídeo e garanti que o sistema de resfriamento está funcionando adequadamente para evitar superaquecimento. Além disso, fechei todos os programas em segundo plano que poderiam consumir recursos enquanto jogo.

Apesar de todos esses esforços, o problema persiste. Meu processador não parece estar se tornando um gargalo para o desempenho da placa de vídeo, pois é capaz de lidar bem com jogos mais pesados. Além disso, minha resolução e taxa de atualização do monitor estão configuradas corretamente.

Estou procurando orientação sobre como solucionar esse problema de desempenho inconsistente, especialmente em jogos mais leves, e se você tiver alguma sugestão ou solução, ficaria muito grato pela ajuda.
também é valido resaltar que tenho 24gb de memória RAM. são de frequência 2444hz se não estou enganado. vi em algum lugar que a frequência da memória atrapalha nesse quesito. mas antes de fazer alguma mudança gostaria de saber se meu problema tem solução

• Membro VIP
Postado

Caro usuário,

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

placa-mãe é uma ASUS B450M gaming. dois pentes de memória juhor 8gb (2x) 2666Mhz e outras duas memórias que não sei a marca de 4gb 2666Mhz(2x).

processador Ryzen 5 5600G

Placa de Vídeo rx 6600 Xt Hellhound

Tambem tenho um SSD 256gb que não sei a marca e um HD que eu uso para jogos que nunca deu problema

Postado

a fonte se não me engano é de 500W. vou testar isso que você falou, o dual channel

6 horas atrás, Pedroou disse:

A fonte é ralmente importante saber...

Mantenha apenas 16gb (2x8) em dual channel e veja se nota uma melhora.

Bom, eu testei com o dual channel com as memórias na frequência de 2666mhz com o jogo no baixo e no ultra. não mudou em nada! tirei fotos nos momentos 

WhatsApp Image 2023-10-04 at 16.48.36 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-10-04 at 16.48.36 (2).jpeg

• Membro VIP
Postado

7 horas atrás, akdelas disse:

o que é consideravelmente baixo para a configuração do meu hardware. No entanto, quando tento jogar jogos mais pesados em termos de gráficos e requisitos de sistema, o desempenho é muito melhor e os FPS aumentam significativamente.

Se o processador chega em 100% de uso, a placa de vídeo também limita. Você mediu o uso do processador e as temperaturas?

Outra coisa, o Ryzen 5 5600G entrega desempenho similar ao Ryzen 5 5500. O Ryzen 5 5600 sem o é consideravelmente superior ao 5500.

Postado
9 minutos atrás, Pedroou disse:

Se o processador chega em 100% de uso, a placa de vídeo também limita. Você mediu o uso do processador e as temperaturas?

Outra coisa, o Ryzen 5 5600G entrega desempenho similar ao Ryzen 5 5500. O Ryzen 5 5600 sem o é consideravelmente superior ao 5500.

o processador está tudo certo, como eu disse, e as temperaturas também

• Membro VIP
Postado

Mas ele chega a 100%?

Ajustar as configurações para melhor desempenho no jogo, nem sempre garantem o melhor desempenho (é estranho, eu sei).

Esses jogos leves, quais são? Podem ser jogos mal otimizados.

Alguns jogos tem desempenho melhor com versões antigas de drivers (Warzone é um deles). Mas uma última opçãoiva seria formatar e baixar os drivers novamente no sites dos fabricantes. 

Postado
15 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas ele chega a 100%?

Ajustar as configurações para melhor desempenho no jogo, nem sempre garantem o melhor desempenho (é estranho, eu sei).

Esses jogos leves, quais são? Podem ser jogos mal otimizados.

Alguns jogos tem desempenho melhor com versões antigas de drivers (Warzone é um deles). Mas uma última opçãoiva seria formatar e baixar os drivers novamente no sites dos fabricantes. 

não. o processador não passa nem de 50% se não estou enganado, e eu já fiz o processo de desinstalar e instalar os drivers, bom o jogo que eu mandei a foto era o gta sa triology, mas também ja testei no spider man mile morales e valoranrt, e o desempenho se iguala, o gpu não usa 100% e o fps fica relativamente baixo

• Membro VIP
Postado

O falecido CS:GO também não usava 100%, mesmo que no máximo. Alguns jogos antigos são mal otimizados e/ou não funcionam muito bem com drivers novos. Se nos jogos atuais tem um bom desempenho, tudo indica que são os jogos o problema.

Postado
3 horas atrás, Pedroou disse:

O falecido CS:GO também não usava 100%, mesmo que no máximo. Alguns jogos antigos são mal otimizados e/ou não funcionam muito bem com drivers novos. Se nos jogos atuais tem um bom desempenho, tudo indica que são os jogos o problema.

entendi, é realmente triste ver meu valorant com 120 fps enquanto devia ta 300 - 400 kkkkk

• Membro VIP
Postado

No valorant não deveria estar baixo. Ainda penso que deva ser algum driver, a outra opção seria fonte não fornecer energia suficiente para a placa de vídeo, mas nesse caso o problema seria em todos o jogos que demandam mais.

Você pode tentar um overclock nas memórias RAM.

Postado

Bom dia amigo, vou relatar o que aconteceu no meu caso, de repente pode te ajudar...

Resumindo meu PC tem um setup inferior ao seu e eu alcanço fps maior que o seu

EX: 

CS GO 400 fps
VALORANT 300 fps

etc...

Estava com problema de baixo desempenho em todos os jogos sem exceção, tentei diversos métodos, OC, formatar, testar com outra fonte e nada resolveu...então por curiosidade eu baixei o GPU-Z pra ver como estava e estava aparecendo que o PCI estava conectado em 2X, sou meio leigo em informática pra ficar claro, então notei que tinha algo errado e o certo era estar 16x, então notei que a placa de Vídeo estava mal encaixada no slot da placa-mãe, retirei, limpei e comprei um suporte para a placa ficar fixa e não ficar mal encaixada pois as placas são pesadas, então liguei o PC de novo e abri o GPU-Z e estava aparecendo 16x, abri os jogos novamentes e ficou tudo normalizado, pode não ser o seu caso mas de repente pode te ajudar.

Tenham um ótimo dia.

Postado
6 horas atrás, Gilmar Fortes Touzo disse:

Bom dia amigo, vou relatar o que aconteceu no meu caso, de repente pode te ajudar...

Resumindo meu PC tem um setup inferior ao seu e eu alcanço fps maior que o seu

EX: 

CS GO 400 fps
VALORANT 300 fps

etc...

Estava com problema de baixo desempenho em todos os jogos sem exceção, tentei diversos métodos, OC, formatar, testar com outra fonte e nada resolveu...então por curiosidade eu baixei o GPU-Z pra ver como estava e estava aparecendo que o PCI estava conectado em 2X, sou meio leigo em informática pra ficar claro, então notei que tinha algo errado e o certo era estar 16x, então notei que a placa de Vídeo estava mal encaixada no slot da placa-mãe, retirei, limpei e comprei um suporte para a placa ficar fixa e não ficar mal encaixada pois as placas são pesadas, então liguei o PC de novo e abri o GPU-Z e estava aparecendo 16x, abri os jogos novamentes e ficou tudo normalizado, pode não ser o seu caso mas de repente pode te ajudar.

Tenham um ótimo dia.

entendi o que quis dizer. tambem sou leigo no ramo da ''informatica'' e etc e não achei onde verifica o PCI, o que conseguir achar foi isso, seria isso o que você está falando?

Captura de tela 2023-10-05 180040.png

Postado
32 minutos atrás, Gilmar Fortes Touzo disse:

exatamente, o correto é conectar em x16 mas o seu tá em x8 pode ser slot mal encaixado.

pior que está mesmo! shshshuahssuusa. vou tentar encaixar tudo certinho aqui e fazer os testes!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...