Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, apos  ter conseguido, depois de algum tempo de uso,  queimar algumas células fotoelétricas resolvi diminuir a carga delas usando materiais da minha sucata, resolvi usar um rele  DNI 0102, mas como ligar um rele 12 vcc em 127vca ?

De conhecimento em eletrônica tenho apenas a curiosidade, tenho apenas algum (pouco) conhecimento em eletricidade alternada, pesquisei e achei em https://eletroeletronicatche.blogspot.com/2012/12/fonte-sem-trafo-ideal-para-aparelhos.htmlhttp://www.vandertronic.com/index.php/fonte-sem-transformador/ o esquema  da imagem 1 ( a diferença que achei entre um e outro e o uso de resistores no inicio da alimentação em 127 VCA) :

fonte-sem.png.c8cb4c72c8742d9f3a9e0169b99627fb.png

Foi ai que as duvidas aumentaram, alguns fóruns  falam que o esquema agüenta 30ma outros falam ate 100ma, afinal vocês acham que:
1-    Esse esquema agüenta a bobina de um rele DNI 0102 ?
2-    Esse esquema agüenta ate quantos reles?
Lembrando que esses 127VCA virão da célula fotoelétrica portanto o rele ficara ligado ininterruptamente por aproximadamente 12 horas, testei o rele, ele fica ligado sem problema nenhum ate 24 horas

Ah tive uma ideia (de maluco eu sei rs rs rs ), se o esquema da Imagem 1 não for viável, aproveitando 2 carregadores de celular,  a imagem 2 daria certo (tenho vários sem uso na minha sucata)?
Desde já, muito obrigado pela atenção.

esq5v.png

Postado

Já me deparei em uma situação parecida com a sua.... 

Tinha um freezer, mas era de 220V e o relé dele queimou. 

Eu tinha um relé desses automotivos, igual ao seu. 

Fiz a ligação com o primeiro circuito, usei um capacitor ali na entrada de 2,2uF.

Nem precisa daquele 7812. 

8 horas atrás, Marco Capella disse:

1-    Esse esquema agüenta a bobina de um rele DNI 0102 ?

6 uF está de sobra, deve aguentar mais de um relé. 

Pode usar de 4,7uF tensão de trabalho 250V pra um relé só. 

O circuito com os carregadores de celular está errado. 

Postado
2 horas atrás, Marco Capella disse:

Mas tem alguma forma de fazer isso, usando o carregador de celular ? acho mais seguro . . .

Testei e o rele funciona com 10v.

Usa dois, igual fez ali. 

Mas um deles está invertido. 

Tem que ser positivo de um carregador no negativo do outro, igual se faz com as pilhas. 

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Marco Capella disse:

o esquema da Imagem 1 não for viável,

Não só não é viável como é explosível

3 horas atrás, Marco Capella disse:

Mas tem alguma forma de fazer isso, usando o carregador de celular ? acho mais seguro . . .

Testei e o rele funciona com 10v.

Corroboro.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

positivo de um carregador no negativo do outro, igual se faz com as pilhas

Fechou.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!