Ir ao conteúdo

PC desliga e as fans do pc roda 100% com led e watercooler ligado RTX 4090

Ir à solução Resolvido por MthsBr,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou tendo um problema muito chato e não sei a quem recorrer, pois não confio nas assistência técnica da cidade e não conheço nenhuma de confiança pela região.

Enfim eu fiz um upgrade de placa de Vídeo peguei uma RTX 4090 e ja faz 2 meses que estou jogando e aproveitando a mesma, porém de uns dias para cá meu PC ele desliga a tela e as 10 Fans e Water Cooler ficam na velocidade maxima e eu costumo deixar o PC 24Hrs ligado e só anda acontecendo esses desligamento quando vou utilizar alguma coisa que vai utilizar a placa que no causa é jogo e quando ela desliga a temperatura dela está em média 55~63º ou seja está fria e já aconteceu de a mesma estar no 35~40º desligar também.

O que eu fiz que pareceu resolver por uns 2 dias foi tirar o cabo da fonte desligar completamente o pc e conectar novamente o mesmo aí do nada parou o problema.

Só que agora de pouco voltou o problema de desligar ai peguei fiz o mesmo procedimento de tirar o cabo da fonte e plugar de novo e estressei a placa de Vídeo onde a temperatura maxima foi de 65º +/- e não desligou, só que está começando ocorrer esses desligamento estranho direto, minha dúvida seria será que é a fonte ou a placa de Vídeo que devo mandar para garantia ou pode ser algo da placa-mãe?

Drivers de placa de Vídeo, windows e BIOS placa-mãe estão atualizados.

O meu setup agora que utilizo é esse:

Processador AMD 5900X
Placa-Mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero, X570, AMD AM4, ATX, DDR4
4x Memória G.Skill Trident Z Royal, 8GB 3600hz (32GB Total)
Water Cooler Nzxt Kraken 360 Black
Fonte Core Reactor XPG 850W
Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 4090 SG (1-Click OC)
NVMe WD Black 1 TB
NVMe MoveSpeed 2 TB
Monitor Gamer ASUS TUF 27' IPS, 280 Hz

Postado
Em 10/10/2023 às 06:21, Henrique - RJ disse:

@MthsBr

Testa com uma fonte emprestada de algum amigo ou parente para saber no que dá.

Duro que meus amigos e conhecidos ninguem tem fonte com essa potencia ou mais, eu entrei na garantia da galax para ver o que eles falam, ai pediram um Vídeo e eu fiz, olha como o problema fica:

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 12/10/2023 às 09:32, MthsBr disse:

Duro que meus amigos e conhecidos ninguem tem fonte com essa potencia ou mais, eu entrei na garantia da galax para ver o que eles falam, ai pediram um Vídeo e eu fiz, olha como o problema fica:

Boa tarde, pessoal venho através desse tópico que encontrei o problema que acontecia isso, por fim o cabo que eu comprei que foi feito para a minha fonte até a gpu deve ter desconectado algum fio ou cliparam fraco que começou ocorrer isso, ai por fim voltei um cabo que eu tinha que comprei do mercadolivre porém a bitola é mais fino, ele possui apenas 2 conectores na fonte e vai direto para gpu, estou aqui até agora com o pc ligado por mais de dias e não aconteceu de novo. Ou seja era o cabo.
Se alguém tiver um problema desse tipo tenta apenas trocar ou emprestar um cabo para ver se resolve também, pois a caracteristica desse problema é o cabo da fonte que vai para gpu, acredito que talvez em picos maiores por estar mal clipado ou ter escapado alguma coisa ele dava algum curto que a fonte por proteção fazia isso. Bom eu comprei esse cabo pois não achei fontes no Brasil com a entrada PCIE 5.0 (os que achei era fontes 850w porém sem estoque na época) e os adaptadores das placas 4090 além de ficar visualmente "feio" e ainda corre o risco de ter alta temperatura e derreter o cabo eu tive que optar por essa compra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!