Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou com medo de abrir meu notebook pra fazer uma troca de SSD pois falaram que a energia estática pode queimar peças, isso é verídico até que ponto? me recomendam o uso de uma daquelas pulseira antiestática pra fazer isso ou é papo furado?

Postado

Buenas, cara...

Seguinte, não é papo furado, energia estática pode queimar componentes sim, então é bom tomar cuidado mesmo... Segundo pesquisas, notícias, youtubers do ramo eletrônico...

Comigo nunca aconteceu nada parecido, mas sempre é bom se prevenir...

dicas:

- para evitar queima por estática, nunca limpe os componentes com tecidos que contenham algodão (geram estática). Preferencialmente só use pincéis (só com pelos de plástico) ou escovas de dente (e preferencialmente toque os pelos/cerdas na parede ou objeto que tenha contato direto com o chão pra descarregar qualquer estática vinda de onde estavam guardados);

- evite umidade o máximo possível (potencializa a estática). Limpar os dedos com álcool líquido (espere secar) e passar isopropílico nas peças (com pincel ou escova da dica anterior) reduz muito a umidade e dificulta a descarga da estática;

- não só o corpo humano pode passar estática mas qualquer objeto que não esteja aterrado e que possa gerar ou acumular estática. Nesse caso nem luva e nem a pulseira resolvem. O ideal (nem sempre é viável) é sempre ter um local na bancada de alvenaria ou madeira que tenha contato direto com o chão para que tudo que você use na manutenção possa ser colocado ali pra descarregar qualquer estática, além de servir pra descarregar a estática que possa estar no próprio corpo, só de encostar. Agora um detalhe que poucos sabem..

Postado

@L000CK3D É possível, mas pouco provavel. O Linus e o ElectroBOOM fizeram uma colaboração para queimar pentes de memória com energia estática e eles precisaram de uma aparelho para gerar estática suficiente para queimar o pente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...