Ir ao conteúdo

Ryzen 5 5600G 40-50 graus IDlE e 60-65 graus em 100% é normal?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Salve galera recentemente adquiri um Water Cooler da Rise Mode 240mm e o meu processador Ryzen 5 5600G está a 40-50 graus em IDlE e 60-65 graus a 100%, achei estranho porque antes tinha um air cooler e praticamente era essas temperaturas, não senti que foi um upgrade, será que tem algo errado? tenho que configurar algo na BIOS? Usei a pasta térmica q veio com o water cooler devo usar outra?

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, Smiley_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Show obrigado, aproveitando o tópico, saberia me dizer se ouvir som de pingo dentro do water cooler é normal? É meu primeiro water cooler então essas coisas são tudo novas para mim

Dentro do WC existe pouco de ar mas não era para ouvir som de gotejamento.

O WC está instalado na parte superior ou na vertical?

E como você ligou o conector da bomba?

Qual a configuração completa do seu PC.

Alguns WC se você instalar no conector "Sys FAN" o mesmo precisa está configurado para estar em 100% dentro da BIOS, porque alguns WC não trabalha abaixo dos 12 volts.

Eu posso estar falando besteira por isso vamos esperar alguns colegas darem sua opinião.

@1lokos @Elder Nauvirth  bom dia senhores,  tudo bem?

Poderia dar um auxilio para o colega?

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico

1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O WC está instalado na parte superior ou na vertical?

Superior porque ouvi por aqui que era o melhor lugar

1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

E como você ligou o conector da bomba?

Coloquei no conector CPU-FAN e as fans do WC eu coloquei no CPU-OPT

2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Qual a configuração completa do seu PC.

Ryzen 5 5600G

RX 6750XT

ASUS B550M- Plus Wifi 2

16GB RAM DDR4

Fonte NZXT C650

Uso um kit de fans da aigo pra ajudar na refrigeração do gabinete

Gabinete HX600

• Obrigado 1
Postado
43 minutos atrás, Smiley_ disse:

@Edvaldo J. Frederico

Coloquei no conector CPU-FAN e as fans do WC eu coloquei no CPU-OPT

Quando coloca a bomba no CPU_FAN tem que mudar no BIOS o ajuste deste conector para "full speed", "100% RPM"... depende da placa-mãe.

Isso porque esse conector CPU_FAN é programado de fábrica para variar dinamicamente a RPM do fan ligado nele em função da temperatura do CPU.

E para bomba de WC variação não é desejável, a bomba deve ficar em RPM constante, inclusive no manual de alguns WC vem indicado para ligar os fans do radiador do WC no CPU_FAN, e a bomba num conector auxiliar (SYS_FAN, CHA_FAN, CPU_OPT, CPU-PUMP... depende da placa-mãe.

Então mude o CPU-FAN para velocidade máxima constante* e veja se o CPU-OPT tem um curva de fan ajustada - variar conforme a RPM; se não tiver crie uma.

* O que pode fazer é reduzir um pouco a RPM máxima, para reduzir o ruído forçar menos a bomba.  Vide nesse teste como reduzindo a RPM para 50% influenciou pouco na temperatura. Não vá mexer nisso se não tem boa compreensão de como funciona e do que esta fazendo.

AK400-AK620.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@1lokos Certo, então eu devo trocar as fans para CPU_FAN e a bomba para CPU_OPT. Essas curvas de fans eu não entendo muito, será que só de trocar os conectores já se resolve?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!