Ir ao conteúdo

Qual é melhor para essa configuração: uma 3060 12GB, uma 4060 ou uma 3060 TI?

Ir à solução Resolvido por Dnzx,

Posts recomendados

Postado

Opa! Novo no fórum, mas já li diversas discussões por aqui e hoje resolvi buscar uma ajuda dos universitários 😆. Tenho um PC desde 2018 que foi montado por um conhecido, e estou finalmente fazendo um upgrade no meu setup, por isso gostaria de algumas recomendações e de ouvir opiniões no geral.

Saindo de um:

CPU: I7-3770

placa-mãe: ASUS (creio que) B75m

RAM: 1x8gb DDR3 1333mhz

GPU: GTX 1060 3GB

Fonte: PowerX 500w PX500 (primeira fonte queimou por ficar muito perto da parede, não sei qual era o modelo)

Para um:

CPU: Ryzen 5 5500

placa-mãe: Biostar B450mhp

RAM: 2x8gb DDR4 3200mhz Geil Orion

Essas 3 peças já foram compradas, então não pretendo trocá-las por algum tempo caso não seja muito crítico, e de Fonte pretendo ir para uma XPG Pylon 650w pois vi que muitos recomendam esse modelo.

Ainda estou esperando as RAMs chegarem, pretendia já ir trocando meu setup até comprar o resto, mas vi que minha fonte aparentemente é uma porcaria (apesar de nunca ter me dado problemas em pelo menos 3 anos de uso considerável) então estou um pouco receoso em montar antes de comprar a fonte. 😬

Minha principal dúvida é quanto à GPU (pretendo comprar junto com a fonte e um gabinete novo pra dar aquela repaginada): uma 3060 de 12GB, uma 4060, ou uma 3060 TI?

O que me atrapalha um pouco é ainda não ter um uso muito bem definido, sei que a resposta varia dependendo dos tipos de jogos, resolução, qualidade gráfica e etc. A princípio queria uma placa que durasse o máximo possível, pra jogar os lançamentos em 1080p/60 (de preferência no Alto, mas priorizando os 60fps estáveis) que é o máximo que meu monitor (ou melhor dizendo, minha TV) aguenta, mas não descarto a possibilidade de pegar um monitor de maior resolução e taxa de atualização no futuro... (Idealmente de 1440p/144hz) Não tenho interesse em jogos competitivos, então acima dos 60 FPS seria mais por curiosidade do que por necessidade mesmo. AMD tá fora de questão pra mim, sei que nenhuma das 3 placas é exatamente "recomendada" para Ray Tracing, mas de novo, tenho curiosidade em testar dentro do possível.

A dúvida maior é em relação à VRAM, vi muitas pessoas falando que a 3060 é mais "durável" pelos 12 GB, principalmente pensando em lançamentos futuros, mas que isso é principalmente para resoluções maiores que 1080p. Já a 4060 esquenta menos e tem o DLSS 3.0 (que não confio muito por causa do possível "lag" e por exigir bastante VRAM...), além de consumir menos também, mas vai ser capada pela minha placa-mãe que tem PCI Express 3.0. Por fim, a 3060 TI é a que tem mais performance e costuma ficar acima de 60 FPS com bastante folga, então provavelmente vai entregar os 60 FPS que eu espero ter por um bom tempo, diferente da 12 GB que fica no limite em alguns jogos, então pensando em longevidade talvez seja a melhor opção. De novo, estou em dúvida se são os 12 GB ou a performance que vão fazer mais diferença no futuro.

O preço sinceramente não me importa muito, estou presumindo que posso pagar a média de preço (1.700 - 2.200) delas, e minha intenção é comprar o quanto antes e não trocar tão cedo, mas caso realmente seja um problema vou acabar indo na 3060 de 12GB, que por enquanto é minha melhor aposta.

Agradeço a quem estiver disposto a me ajudar nessa. 😅

• Curtir 1
Postado

Cara 😃 sua situação é bem parecida com a minha kkk
Sai de um 

CPU: Pentium Gold G5400

GPU: GTX 1050 2GB
RAM: 2X8 3600MHZ 

Indo para um
CPU: R5 5600X

GPU: 3060 Ti

Enfim, acredito que a 3060 Ti seja uma otima escolha pelo seu preço, ate porque a 3060 12gb é mais barata pois seu chip é mais fraco, mas ai depende da resolução que você for jogar se for acima de 2.5k ou seja 2k ou então QuadHD (Lembrando que todas essas são a mesma resolução), se for jogar em uma resolução maior acredito que a 3060 12gb vai te atender por mais tempo por conta da sua quantidade de VRAM, 3060 Ti pode te limitar nessa questão mesmo ela sendo mais potente. 💬

28 minutos atrás, Dnzx disse:

Cara 😃 sua situação é bem parecida com a minha kkk
Sai de um 

CPU: Pentium Gold G5400

GPU: GTX 1050 2GB

Indo para um
CPU: R5 5600X

GPU: 3060 Ti

Enfim, acredito que a 3060 Ti seja uma otima escolha pelo seu preço, ate porque a 3060 12gb é mais barata pois seu chip é mais fraco, mas ai depende da resolução que você for jogar se for acima de 2.5k ou seja 2k ou então QuadHD (Lembrando que todas essas são a mesma resolução), se for jogar em uma resolução maior acredito que a 3060 12gb vai te atender por mais tempo por conta da sua quantidade de VRAM, 3060 Ti pode te limitar nessa questão mesmo ela sendo mais potente. 💬

Enfim como vi que você quer jogar em 1080p a 3060 Ti vai ter mais força bruta para jogar até no MÁXIMO 

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, K.Angelino disse:

Essas 3 peças já foram compradas, então não pretendo trocá-las por algum tempo caso não seja muito crítico,

Que pena, tanto processador como placa-mãe estão errados... mas agora já era.

39 minutos atrás, K.Angelino disse:

Fonte pretendo ir para uma XPG Pylon 650w pois vi que muitos recomendam esse modelo.

É, então, a gente recomendava mesmo, até que descobrimos que a versão vendida no Brasil é propaganda enganosa. Não entenda mal, não é como se fosse "ruim", mas é uma versão capada se comparada com a internacional que de fato recebeu boas certificações.

Não apoie esse tipo de prática: pegue a MSI MAG 650 no lugar. De qualquer forma, é melhor que a versão BR da Pylon.

41 minutos atrás, K.Angelino disse:

Minha principal dúvida é quanto à GPU (pretendo comprar junto com a fonte e um gabinete novo pra dar aquela repaginada): uma 3060 de 12GB, uma 4060, ou uma 3060 TI?

Defina primeiro o seu bolso:

1. Não consegue chegar em 1500? Vá na RX 6600XT, que é melhor que a 3060 e mais barata.
  2. Consegue os 1500 da 3060ti? Vá nela.
  3. Consegue os 1850 da 4060? Vá na 6700XT e dê tchauzinho para todas as outras mencionadas.

Em nota, a 4060 é uma boa placa, mas precisa de motivo para comprar. Por exemplo, se você é que nem eu que deixa o PC ligado 24/7 em stress, aí não tem jeito, tem que ir nela pela eficiência energética incrível. Ou então se você precisa de CUDA, ou vai lidar com IA, coisas assim.

Postado

Não é uma boa ideia plugar sua fonte PowerX, considerada bomba, no PC novo.
Compre uma boa fonte. MSI MAG A650BN é muito recomendada aqui no fórum  LINK

Quando for escolher o Gabinete, opte por um modelo com frente em mesh, espaçoso e ventilado. Existem muitíssimos modelos nas lojas.

Sobre a Placas de Vídeo, na questão desempenho a 3060 ti é melhor do que a 4060 que é melhor do que a 3060 12gb.
Outra opção no nível da 3060 e custando apenas 1.199 é a RX 6600.

Acredita-se que a vram fará a diferença no futuro, mas esse futuro nunca chegou. O que realmente faz a diferença atualmente é a largura de banda de memória, e a 3060 ti tem 256 bit contra 192 da 3060 12gb.

Postado
48 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não é uma boa ideia plugar sua fonte PowerX, considerada bomba, no PC novo.
Compre uma boa fonte. MSI MAG A650BN é muito recomendada aqui no fórum  LINK

Quando for escolher o Gabinete, opte por um modelo com frente em mesh, espaçoso e ventilado. Existem muitíssimos modelos nas lojas.

Sobre a Placas de Vídeo, na questão desempenho a 3060 ti é melhor do que a 4060 que é melhor do que a 3060 12gb.
Outra opção no nível da 3060 e custando apenas 1.199 é a RX 6600.

Acredita-se que a vram fará a diferença no futuro, mas esse futuro nunca chegou. O que realmente faz a diferença atualmente é a largura de banda de memória, e a 3060 ti tem 256 bit contra 192 da 3060 12gb.

Na questão do gabinete mesmo você tem a opção do Montech x3 mesh que é um gabinete ATX e bem ventilado e espaçoso 

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Quanto à fonte, valeu, não estava pensando em procurar outras alternativas, então é ótimo saber logo de cara que era uma má ideia!

Sobre CPU e placa-mãe: comprei o kit da Terabyte por 900 reais, realmente não tinha condições de ir muito além disso naquele momento e só vou conseguir fazer todo esse upgrade por causa delas, tem algo de muito "terrível" nelas, ou só não eram o melhor custo-benefício mesmo? Vi que a Placa-Mãe realmente não é das melhores, mas acho que pro meu caso já vai me servir bem. 

Sobre as GPUs, não entendi muito bem 🙃.  Por que os 1.500? A 3060 12gb, que é a mais barata, tá por uns 1.700 pelo que vi, e a 3060 por uns 2.100. Ou você tá falando de preços de GPU no geral e não das que eu citei? 

Além disso, não estou muito preocupado com o preço realmente pois acho a variação pequena, minha maior preocupação é pegar a melhor possível dentre essas 3 (de novo, AMD não é uma opção pra mim), já que placa de vídeo é a última peça que espero ter que trocar. 

E não, não costumo deixar o PC ligado para alguma tarefa, se deixo normalmente é com tudo fechado ou algum jogo pausado/em segundo plano, mas dificilmente fica assim por muitas horas, falei sobre a questão da eficiência energética mais pra pontuar mesmo, não sei se impacta em alguma outra coisa além de conta de luz e uso da fonte (que já vou trocar antes de qualquer jeito) kkkkkk.

@Crixus Champion Por esse link, tá ainda mais barata que a XPG, tô dentro! Kkkkk.

Dependendo de quanto tempo vá levar pra comprar e chegar o restante das peças, eu estava considerando mesmo já instalar as que tenho (assim que chegar as memórias RAM pois a minha atual é incompatível com a nova placa-mãe), até pelo consumo desse Ryzen ser inferior ao do I7, existe algum risco só pelo fato de ser outro processador que talvez não dê a mesma "sorte" que o Intel ou é mais por precaução de não estragar as peças novas por alguma queda de energia, instabilidade da fonte ou afins?

Sobre os gabinetes, alguma recomendação de um modelo entre 200-399 reais?

E sim, estou considerando a 3060 Ti mesmo, acredito que das 3 opções para 1080p seja a melhor opção, correto?

Postado
5 minutos atrás, K.Angelino disse:

Sobre CPU e placa-mãe: comprei o kit da Terabyte por 900 reais, realmente não tinha condições de ir muito além disso naquele momento e só vou conseguir fazer todo esse upgrade por causa delas, tem algo de muito "terrível" nelas, ou só não eram o melhor custo-benefício mesmo? Vi que a Placa-Mãe realmente não é das melhores, mas acho que pro meu caso já vai me servir bem. 

placa-mãe precisa ser ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve se o preço estiver bom. Qualquer outra marca, esquece, é pedir dor de cabeça no futuro.

Você poderia ter pegado a placa-mãe correta junto com um 3600, que é basicamente a mesma coisa que o 5500, só que mais barato.

Ah, e não dê dinheiro para a Tera.

7 minutos atrás, K.Angelino disse:

Sobre as GPUs, não entendi muito bem 🙃.  Por que os 1.500? A 3060 12gb, que é a mais barata, tá por uns 1.700 pelo que vi, e a 3060 por uns 2.100. Ou você tá falando de preços de GPU no geral e não das que eu citei? 

Você encontra a 3060ti por ~1500 R$, logo é isso que ela vale.

8 minutos atrás, K.Angelino disse:

Além disso, não estou muito preocupado com o preço realmente pois acho a variação pequena, minha maior preocupação é pegar a melhor possível dentre essas 3 (de novo, AMD não é uma opção pra mim), já que placa de vídeo é a última peça que espero ter que trocar. 

Você ainda não deu motivo para não pegar AMD... até dar, vou continuar recomendando, dependendo se o preço vale.

9 minutos atrás, K.Angelino disse:

E não, não costumo deixar o PC ligado para alguma tarefa, se deixo normalmente é com tudo fechado ou algum jogo pausado/em segundo plano, mas dificilmente fica assim por muitas horas, falei sobre a questão da eficiência energética mais pra pontuar mesmo, não sei se impacta em alguma outra coisa além de conta de luz e uso da fonte (que já vou trocar antes de qualquer jeito) kkkkkk.

Impacta no barulho e no quanto o quarto esquenta.

Postado
34 minutos atrás, K.Angelino disse:

3060Ti hoje mais barato que você encontra é 2200 considerando a GDDR6X que vai atender um pouco da limitação de memória em questão da 3060 12gb na Minha opinião 3060 Ti GDDR6X é a que mais compensa no momento 

Montech x3 Mesh ou glass, mesh deve ter um air flow melhor, não sei dizer, é um ótimo gabinete com um belíssimo air flow e já vem com 6 fans Rainbow (Cor Fixa), e é ATX, é bom pegar ele abaixo dos 300 reais na terabyte ele sempre fica nesse preço, atualmente está sem estoque mas sempre volta, estou recomendando por minha experiência própria 🤣

sim, estou considerando a 3060 Ti mesmo, acredito que das 3 opções para 1080p seja a melhor opção, correto?

Por minha experiência própria também concordo, ela suporta até um 2k de resolução no máximo dependendo do jogo claro 

Dependendo de quanto tempo vá levar pra comprar e chegar o restante das peças, eu estava considerando mesmo já instalar as que tenho (assim que chegar as memórias RAM pois a minha atual é incompatível com a nova placa-mãe), até pelo consumo desse Ryzen ser inferior ao do I7, existe algum risco só pelo fato de ser outro processador que talvez não dê a mesma "sorte" que o Intel ou é mais por precaução de não estragar as peças novas por alguma queda de energia, instabilidade da fonte ou afins?

Pode até ser, mas não use nenhum teste de estresse em seu pc isso pode sobrecarregar sua fonte e queimar algum componente, e deixando claro não acho um boa ideia nem ligar 

Postado

Acabou indo as duas respostas de uma vez, estranho. 🙃

@Imakuni algum motivo específico pra evitar a Tera, ou é por alguma política ruim dela? Me entregou rápido os produtos, até então valeu a pena. 😕

(Escrevi errado, era pra ser "e a 3060 ti por 2.100")

Essa 3060 ti por 1.500 é usada? O mais barato que achei de uma nova foi por 2.100 mesmo. Se tiver um link, tô aceitando!

A minha 1060 de 3gb foi a primeira placa de vídeo que tive, e pelo que lembro não tive nenhum problema grave com ela durante esses quase 6 anos. Em comparação, não ouvi falar muito bem das GPUs da AMD: problemas de Drivers, dificuldade com Ray Tracing...

Mas se quer um motivo melhor, é por causa do DLSS. A diferença dele pro FSR é gritante na minha opinião, então mesmo que uma GPU AMD possa entregar mais por essa faixa de preço, não quero abrir mão desse recurso. Escolha minha.

Sinceramente, prefiro me manter com a Nvidia pois já estou acostumado, além de outros recursos que a AMD não tem. Não é um ponto debatível pra mim, não estou disposto a pegar algo pior do que uma 3060 12GB (como a 6600 padrão, sendo que a 6600xt nem está disponível no momento) e nem em pagar mais de 2.200 em uma placa mais forte da Nvidia (como uma 3070 ou 4060 TI), então descartando todas da AMD me sobram essas 3 opções mesmo.

Postado

Acabou indo as duas respostas de uma vez, estranho. 🙃

@Imakuni algum motivo específico pra evitar a Tera, ou é por alguma política ruim dela? Me entregou rápido os produtos, até então valeu a pena. 😕

Eu entendo a preocupação dele, mas não é tão grave assim, a TERA acaba “estrapolando” nos preços 

minha 1060 de 3gb foi a primeira placa de vídeo que tive, e pelo que lembro não tive nenhum problema grave com ela durante esses quase 6 anos. Em comparação, não ouvi falar muito bem das GPUs da AMD: problemas de Drivers, dificuldade com Ray Tracing...

Mas se quer um motivo melhor, é por causa do DLSS. A diferença dele pro FSR é gritante na minha opinião, então mesmo que uma GPU AMD possa entregar mais por essa faixa de preço, não quero abrir mão desse recurso. Escolha minha.

Sinceramente, prefiro me manter com a Nvidia pois já estou acostumado, além de outros recursos que a AMD não tem. Não é um ponto debatível pra mim, não estou disposto a pegar algo pior do que uma 3060 12GB (como a 6600 padrão, sendo que a 6600xt nem está disponível no momento) e nem em pagar mais de 2.200 em uma placa mais forte da Nvidia (como uma 3070 ou 4060 TI), então descartando todas da AMD me sobram essas 3 opções mesmo.

Eu te entendo, acredito que o DLSS é mais estável por conta da nvidia ser mais antiga/experiente no mercado de GPU

Escrevi errado, era pra ser "e a 3060 ti por 2.100")

Essa 3060 ti por 1.500 é usada? O mais barato que achei de uma nova foi por 2.100 mesmo. Se tiver um link, tô aceitando!

Vou colocar os links aqui abaixo 

Tipple Fan Montech x3 suporta 

https://kabum.com.br/produto/477363

Dual Fan 

https://kabum.com.br/produto/473896

Ambas GDDR6X melhor versão da 3060 Ti

Postado

@Dnzx seria esse modelo? https://www.terabyteshop.com.br/produto/18726/gabinete-gamer-montech-x3-glass-mid-tower-white-atx?srsltid=AfmBOoq8A3eqlHhmR7NJz9PqYY2RxAxJteApXYuj1IPLsGVdobtkxRmPb40

Por essa faixa de preço está ok?

14 minutos atrás, Dnzx disse:

e deixando claro não acho um boa ideia nem ligar 

Você diz pra nem ligar ele agora, mesmo antes de trocar as peças? 🙃 Porque tenho usado assim por alguns anos, e não tive nenhum problema. Realmente nunca fiz nenhum teste de estresse nele, ainda bem! E vou continuar assim até trocar a fonte. 😆

Postado
1 minuto atrás, K.Angelino disse:

Esse é o modelo Glash existe o modelo mesh também 

2 minutos atrás, K.Angelino disse:

Você diz pra nem ligar ele agora, mesmo antes de trocar as peças? 🙃 Porque tenho usado assim por alguns anos, e não tive nenhum problema. Realmente nunca fiz nenhum teste de estresse nele, ainda bem! E vou continuar assim até trocar a fonte. 😆

Que continue sem estesse então 🤣😂

3 minutos atrás, K.Angelino disse:

Por essa faixa de preço está ok?

Preço alto diria mas mesmo assim, ele vem com 6 fans acho que compensa 

Postado
9 minutos atrás, K.Angelino disse:

Porque desde que eles me roubaram 300R$, eu não aconselho ninguém correr esse risco. E em nota, a outra vez que precisei do suporte deles, também foi um parto para resolver.

10 minutos atrás, K.Angelino disse:

Mas é claro, você não está na faixa de preço de querer comprar produto novo. Esquece essa de pegar GPU zerada quando você tem um processador de desempenho de menos de 400R$.

11 minutos atrás, K.Angelino disse:

Primeiro que não é todo jogo que suporta isso, segundo que DLSS serve para compensar a falta de desempenho bruto... sinceramente, não acho que isso justifique. Mas enfim, o dinheiro é seu, você foi avisdao de como invesitr de maneira mais inteligente.

Postado
agora, K.Angelino disse:

Confesso que não tenho muita noção sobre ele, por foto me parece ter menos espaço interno isso é um ponto negativo 

Postado

@Imakuni Mas eu literalmente disse que estou ok com a faixa de preço entre 1.700 e 2.200 reais, você não leu? 🙃 Por que está definindo uma faixa de preço diferente da que eu mesmo defini? Não entendi o motivo. Sim, eu escolhi economizar no processador e investir mais na placa de vídeo, justamente porque um certamente será trocado bem antes do outro, o que isso diz sobre eu ter ou não condições de pegar uma GPU "zerada"? Não tenho certeza se era a intenção, mas a sua resposta ficou bem agressiva, beirando o elitismo.

Postado
13 minutos atrás, K.Angelino disse:

Mas eu literalmente disse que estou ok com a faixa de preço entre 1.700 e 2.200 reais, você não leu?

Eu sei, eu só estava explicando o motivo de pegar cada uma das placas que você listou.

14 minutos atrás, K.Angelino disse:

Por que está definindo uma faixa de preço diferente da que eu mesmo defini? Não entendi o motivo.

Ué... mas eu já falei o que comprar entre 1700 e 2200: uma RX 6700XT. É só você que não quer... tudo bem. Então compre outra coisa que achar melhor.

16 minutos atrás, K.Angelino disse:

Sim, eu escolhi economizar no processador e investir mais na placa de vídeo, justamente porque um certamente será trocado bem antes do outro, o que isso diz sobre eu ter ou não condições de pegar uma GPU "zerada"? Não tenho certeza se era a intenção, mas a sua resposta ficou bem agressiva, beirando o elitismo.

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer, então deixe falar de forma mais clara: não compre placa de vídeo nova a não ser que realmente não tenha outra opção. Por exemplo, suponha que você definiu a 4060 como sendo a melhor placa: não tem usada para vender, então compre nova porque não tem saída. Imagine fosse a 3060ti: tem usada por um preço muito menor que nova, então esquece nova e compre de segunda mão. Simples assim.

No caso, próximo dos 2k, você pega a 6700 XT. Essa placa nova está acima dessa faixa de preço, mas pode ser encontrada usada nesse valor. Ou seja, nessa faixa de preço, você pega uma placa usada. Não tem nada de elitismo aqui.

Postado
1 hora atrás, K.Angelino disse:

existe algum risco só pelo fato de ser outro processador que talvez não dê a mesma "sorte" que o Intel ou é mais por precaução de não estragar as peças novas por alguma queda de energia, instabilidade da fonte ou afins?

Eu não usaria essa fonte. Não posso prever possíveis danos.
Lembre-se também de usar filtro de linha Clamper, jamais estabilizador. 

1 hora atrás, K.Angelino disse:

Montech Air 903 Base
Superframe Venon
Pichau Kazan 2

Os 2 primeiros existem na versão preta, mas não estão em oferta ou estoque. Veja mais modelos na mesma terabyte procurando pelas marcas montech, superframe e ninja.

Sobre placas de vídeo, lembrando que ASUS, MSI, Galax e Gigabyte dão 3 anos de garantia no Brasil.

Postado
3 minutos atrás, K.Angelino disse:

@Crixus Champion esses 3 modelos de gabinete seriam boas opções pra qualquer umas das GPUs, ou uma placa como a 3060ti que esquenta mais também precisa de um gabinete melhor? Obrigado pelos links!

São adequados para qualquer uma delas. Os 2 primeiros são melhores por possuírem grande espaço e bastante áreas vazadas. O primeiro da lista vem com bons coolers.
Mas vai depender também da temperatura ambiente e qualidade dos coolers do gabinete.

Outra questão é o tamanho da Placa de Vídeo em relação aos gabinetes. Na descrição dos gabinetes costumam ter uma informação sobre o tamanho máximo da placa de vídeo suportada.
O modelo da 3060 ti com 3 coolers da MSI mede 31,6 cm, por isso é bom sempre estar atento a isso.

• Solução
Postado
7 horas atrás, Crixus Champion disse:

modelo da 3060 ti com 3 coolers da MSI mede 31,6 cm, por isso é bom sempre estar atento a isso.

Ela mede 30,5 CM não é uma grande diferença do que você falou, só olhar nas especificações de cada gabinete, o tamanho máximo da VGA isso quer dizer o tamanho máximo da placa de vídeo, normalmente está em milímetros ou seja vai estar 305 mm é só você fazer a conversado 30,5 cm como água dito 

8 horas atrás, K.Angelino disse:

Mas eu literalmente disse que estou ok com a faixa de preço entre 1.700 e 2.200 reais, você não leu? 🙃 Por que está definindo uma faixa de preço diferente da que eu mesmo defini? Não entendi o motivo. Sim, eu escolhi economizar no processador e investir mais na placa de vídeo, justamente porque um certamente será trocado bem antes do outro, o que isso diz sobre eu ter ou não condições de pegar uma GPU "zerada"?

Não tem nada melhor do que você ser o primeiro a abrir um produto, 3060 Ti GDDR6X como havia citado é uma excelente opção entre as que você listou, existem sim melhores opções na AMD pois muitas delas tem mais VRAM, considero a minha concepção a mesma que a sua, peguei Nvidia pela experiência de uso que já tive, e por suas tecnologias que me atraíram, vá na que você sentir que não vai se arrepender, e ficar se lamentando por algo que poderia ter comprado. Você vai ter um bom desempenho com a placa citada acima, e a necessidade de ter mais VRAM nunca chega significativamente 

7 horas atrás, K.Angelino disse:

3060ti que esquenta mais também precisa de um gabinete melhor?

A questão do arrefecimento das placas depende muito da fabricante, gabinetes também tem um impacto no resfriamento, só você olhar um com bom airflow 

Postado
22 horas atrás, K.Angelino disse:

Opa! Novo no fórum, mas já li diversas discussões por aqui e hoje resolvi buscar uma ajuda dos universitários 😆. Tenho um PC desde 2018 que foi montado por um conhecido, e estou finalmente fazendo um upgrade no meu setup, por isso gostaria de algumas recomendações e de ouvir opiniões no geral.

Saindo de um:

CPU: I7-3770

placa-mãe: ASUS (creio que) B75m

RAM: 1x8gb DDR3 1333mhz

GPU: GTX 1060 3GB

Fonte: PowerX 500w PX500 (primeira fonte queimou por ficar muito perto da parede, não sei qual era o modelo)

Para um:

Essas 3 peças já foram compradas, então não pretendo trocá-las por algum tempo caso não seja muito crítico, e de Fonte pretendo ir para uma XPG Pylon 650w pois vi que muitos recomendam esse modelo.

Ainda estou esperando as RAMs chegarem, pretendia já ir trocando meu setup até comprar o resto, mas vi que minha fonte aparentemente é uma porcaria (apesar de nunca ter me dado problemas em pelo menos 3 anos de uso considerável) então estou um pouco receoso em montar antes de comprar a fonte. 😬

O que me atrapalha um pouco é ainda não ter um uso muito bem definido, sei que a resposta varia dependendo dos tipos de jogos, resolução, qualidade gráfica e etc. A princípio queria uma placa que durasse o máximo possível, pra jogar os lançamentos em 1080p/60 (de preferência no Alto, mas priorizando os 60fps estáveis) que é o máximo que meu monitor (ou melhor dizendo, minha TV) aguenta, mas não descarto a possibilidade de pegar um monitor de maior resolução e taxa de atualização no futuro... (Idealmente de 1440p/144hz) Não tenho interesse em jogos competitivos, então acima dos 60 FPS seria mais por curiosidade do que por necessidade mesmo. AMD tá fora de questão pra mim, sei que nenhuma das 3 placas é exatamente "recomendada" para Ray Tracing, mas de novo, tenho curiosidade em testar dentro do possível.

A dúvida maior é em relação à VRAM, vi muitas pessoas falando que a 3060 é mais "durável" pelos 12 GB, principalmente pensando em lançamentos futuros, mas que isso é principalmente para resoluções maiores que 1080p. Já a 4060 esquenta menos e tem o DLSS 3.0 (que não confio muito por causa do possível "lag" e por exigir bastante VRAM...), além de consumir menos também, mas vai ser capada pela minha placa-mãe que tem PCI Express 3.0. Por fim, a 3060 TI é a que tem mais performance e costuma ficar acima de 60 FPS com bastante folga, então provavelmente vai entregar os 60 FPS que eu espero ter por um bom tempo, diferente da 12 GB que fica no limite em alguns jogos, então pensando em longevidade talvez seja a melhor opção. De novo, estou em dúvida se são os 12 GB ou a performance que vão fazer mais diferença no futuro.

O preço sinceramente não me importa muito, estou presumindo que posso pagar a média de preço (1.700 - 2.200) delas, e minha intenção é comprar o quanto antes e não trocar tão cedo, mas caso realmente seja um problema vou acabar indo na 3060 de 12GB, que por enquanto é minha melhor aposta.

Agradeço a quem estiver disposto a me ajudar nessa. 😅

Coloque algum como solucionado, para fechar esse caso. Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...