Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Estou criando uma planilha para o setor de faturamento da empresa onde trabalho e durante as conversas com o setor financeiro eles me questionaram se poderia colocar uma maneira da de calcular uma previsão do faturamento da empresa no mês.

Hoje, para obter a previsão de faturamento, a empresa pega o valor faturado até o momento e divide pelos dias trabalhados e o resultado multiplicado pelo total de dias em que a empresa ira funcionar no mês (dias uteis).

O meu problema, seria como montar esta formula, pois não sei como fazer a variável de dias trabalhados mudar diariamente. Teria como criar um contador de dias trabalhados de maneira automática ?

Postado

Olá!

Quero te ajudar a criar essa "Variável".

Primeiro, vamos entender que a fórmula =HOJE é uma fórmula que se altera automaticamente, ou seja, ela varia dependendo da data em que estivermos hoje.

Dito isso, eu gostaria de apresentar uma outra fórmula já pronta do Excel que é a =DIATRABALHOTOTAL. Como a própria descrição do Excel diz, essa fórmula Retorna o número de dias úteis entre duas datas. E isso vai resolver o seu problema.

Primeiramente, na Célula A2, insira a Data Inicial do mês, por exemplo 01/10/2023, em seguida na célula B2, insira a fórmula =HOJE(). Na célula C2, é onde vamos colocar a nossa fórmula, então atenção para este passo.

=DIATRABALHOTOTAL(A2;B2)

IMPORTANTE: Fazendo isso hoje no dia 25/10/2023, julgando que a data inicial é 01/10/2023, o resultado dessa fórmula seria 18. Porém há um detalhe importante. Este mês de outubro, tivemos um feriado nacional no Brasil no dia 12/10/2023, cancelando um dia útil trabalhado.

Para resolver isso, seria fácil, simplesmente subtrair 1 do resultado, porém, isso NÃO É RECOMENDADO. O correto a se fazer nesse caso, é, em uma planilha a parte definir todos os feriados, e acrescentar essa matriz na fórmula. Deixo o exemplo.

Coloquei todos os feriados a partir da célula D2, e o resultado da minha fórmula na célula C2 é a seguinte:

=DIATRABALHOTOTAL(A2;B2;D2:D6)

E o resultado da planilha é:

image.png.dbdb3749ccf6d638d4127379649d2049.png

Com isso, concluímos que a fórmula =DIATRABALHOTOTAL Calcula o valor de dias úteis entre 2 datas, isto é, a fórmula conta com as datas de segunda a sexta-feira, excluindo os sábados e domingos, e além disso, exclui as datas encontradas na Matriz de Feriados que foi definida pelo usuário.

Nota: Caso esse cálculo seja feito com dias corridos, basta ignorar a fórmula =DIATRABALHOTOTAL e na célula C3, coloque a fórmula abaixo:

=B2-A2

Caso houver mais dúvidas, não hesite em responder o tópico ou entrar em contato via mensagem privada.

Agradeço pela atenção.

Postado

Olá

Na verdade eu já utilizo a função =DIATRABALHOTOTAL para descobrir o total de dias que a empresa vai funcionar durante o mês. 

Para conseguir obter uma previsão do faturamento que vai ter no mês, a empresa usa a seguinte formula matemática: totalfaturado / diasjatrabalhados x totaldedias.

Onde o totalfaturado seria o a soma de todo o faturamento da empresa até aquele dia, diastrabalhados seria a quantidade de dias já trabalhados e totaldedias seria o total de dias em que a empresa vai trabalhar no mês.

Por exemplo, digamos que a empresa vai trabalhar 21 dias no mês e hoje seria o 15 dias com um total faturado de A, então a formula seria (A /15)x21.

A minha ideia seria fazer criar uma espécie de "variável" para comece com o valor 1 e todo dia seja somado mais 1 ao valor até chegar ao mesmo valor do total de dias trabalhados.

Ao mesmo tempo a planilha devolveria ao usuário o resultado da formula usada pela empresa para ter uma previsão do faturamento.

Não sei se consegui me expressar direito na minha duvida, mas agradeço desde já qualquer ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!