Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Estou procurando uma máquina gamer que dê conta de rodar a os jogos mais recentes em high/ultra

Tenho uma máquina antiguinha aqui e quero deixá-la para minha mãe. Por isso, nem vou colocar as specs que tenho, apenas as que desejo comprar que estão na imagem anexada.

Em linhas gerais, sou bem leigo. Fiz umas pesquisas sobre peças e afins. Algumas dúvidas pontuais:

1) Até R$2.000,00~ em processador, vale mais Intel Core i7-12700K ou i5-13400 ou 13600K ou 13600KF?? Ademais, sobre o GHz, quantidades de threads, o que vale a pena pegar? Tem muitos nessa faixa de preço, com muitas informações diferentes. Difícil para quem é leigo.

2) Em termos de placa de vídeo, vi e ouvi muitas reclamações sobre a 4060. Alguns dizem que vale a pena pegar ela porque é da geração mais recente e vai melhorar com software. Outros dizem que vale mais a pena pegar a 3060 Ti. Sei que a melhor de todas é a 4070, mas foge do orçamento, infelizmente. O que me dizem?

3) Sobre compatibilidade entre os itens, principalmente em relação à placa-mãe, está tudo certo?

Esse preço aí totaliza uns 6k, mais um gabinete e um cooler da uns R$6.500,00 pelo que vi.

Quaisquer outras informações e/ou sugestões são bem-vindas. 🙂

pc1.jpg

• Moderador
Postado

@ObiWanKenobiJJ

2 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

vale mais Intel Core i7-12700K ou i5-13400 ou 13600K ou 13600KF??

Dentre esses que você citou eu iria com o 13600KF ou o i7. A versão F não tem vídeo integrado, geralmente encontra por um preço um pouco menor, e já que vai ter placa de vídeo dedicada não é essencial que você pegue um processador com gráficos integrados.

Mas eu daria outras recomendações pra você, ir com uma plataforma da AMD, no caso ficaria assim:

Motivo de ir pra um Ryzen é por serem mais eficientes energeticamente que os Intel.

A fonte eu tô recomendando a da MSI em vez da Core Reactor da XPG por causa disso daqui:

OBS: Você não precisa de um processador de R$2.000,00, pode muito bem economizar 800 reais e pegar um Ryzen 7 5700X por exemplo, que ainda é excelente. Aí também daria pra economizar pegando um cooler e placas-mãe mais humildes 😄 

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

1) Até R$2.000,00~ em processador, vale mais Intel Core i7-12700K ou i5-13400 ou 13600K ou 13600KF??

Nenhum destes, mas o i5-14600KF que custa só R$ 80,00 a mais que o i5-13600KF, que no geral já é melhor que o i7-12700K.

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@ObiWanKenobiJJ

Dentre esses que você citou eu iria com o 13600KF ou o i7. A versão F não tem vídeo integrado, geralmente encontra por um preço um pouco menor, e já que vai ter placa de vídeo dedicada não é essencial que você pegue um processador com gráficos integrados.

Mas eu daria outras recomendações pra você, ir com uma plataforma da AMD, no caso ficaria assim:

Primeiramente, muito obrigado pela sua resposta bem elaborada. Agradeço imensamente pela ajuda.

Falei com alguns amigos e vi reviews na internet criticando AMD. Problemas de restart na máquina, etc. Será que são casos isolados ou casos de alguma peça em específico?

Também vi que as peças da AMD esquentam muito. O ideal seria citar tudo isso, mas são de várias fontes diferentes incluindo Youtube, fóruns, conversas com amigos hehe.

Sabe me dizer algo sobre isso?

De qualquer maneira, vou considerar as peças que você mencionou e pesquisar mais a fundo para tomar minha decisão.

Mais uma vez, obrigado desde já 🙂

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Falei com alguns amigos e vi reviews na internet criticando AMD. Problemas de restart na máquina, etc. Será que são casos isolados ou casos de alguma peça em específico?

Também vi que as peças da AMD esquentam muito. O ideal seria citar tudo isso, mas são de várias fontes diferentes incluindo Youtube, fóruns, conversas com amigos hehe.

Sabe me dizer algo sobre isso?

Casos isolados, nenhuma dessas peças que eu te recomendei tem um histórico específico de problemas semelhantes a esse.

Sobre a temperatura, antigamente a AMD tinha os processadores mais quentes, atualmente os Ryzen são mais eficientes energeticamente, consequentemente esquentando menos que os processadores equivalentes das novas gerações da Intel. O 5800x3D é de alto desempenho e por isso necessita de um sistema de refrigeração de qualidade, por isso recomendei o WC da Deepcool (LE520). Além disso, o gabinete importa muito nesse quesito das temperaturas, por isso recomendei o Montech Air 903 Max, que tem um bom projeto e já vem com 4 fans de qualidade.

A placa de vídeo que eu recomendei, também da AMD, embora tenha "apenas" 2 fans, tem um projeto de resfrigeração decente que pareado com o gabinete com bom air flow não vai causar problemas de esquentar demais.

O que muitas pessoas ainda reclamam da AMD é mais em relação aos drivers das placas de vídeo. Isso vai muito de cada caso, tem gente que nunca teve problema, outros já é o contrário. Eu particularmente acredito que a NVIDIA tenha drivers mais consistentes, embora você também vá encontrar pessoas que tenham tido azar, sempre vai ter. O motivo deu recomendar a RX 6750XT mesmo assim é devido à essa oferta muito boa, não acredito que exista uma melhor oferta levando em conta o preço/performance (a não ser que você fosse olhar placas de vídeo usadas, aí já são outros 500). Além disso, ela vem com 12GB de VRAM em vez dos 8GB da 3060 Ti e 4060. Pelo lado da NVIDIA, eu recomendaria pegar a partir da 4060 Ti (a versão de 16GB), infelizmente você provavelmente não vai encontrar uma por menos de R$3.000,00. E aí você vai estar pagando cerca de R$1.000,00 a mais em relação à RX 6750XT, pra ter uma performance só um pouco melhor, exceto em Ray Tracing, aí a diferença já é mais significativa porque a NVIDIA se sai melhor nesse aspecto.

Se for pra jogar em Full HD, 8GB de VRAM são ok, embora pensando a longo prazo é mais interessante pegar uma placa de vídeo com mais memória de vídeo. Pra Quad HD eu acho essencial já pegar uma GPU com 12GB de VRAM ou mais. 4K eu nem comento porque nesse orçamento não dá pra gente pensar em pegar uma GPU que seja adequada pra essa resolução.

• Curtir 3
Postado
Em 02/11/2023 às 16:59, Batata Defumada disse:

@Batata Defumada

E aí, Batata Defumada. Cara, você está me ajudando muito a decidir qual máquina pegar. Muitíssimo obrigado.

Esse setup que você me passou tá pronto para sair rodando? Eu estava inseguro com as placas de vídeo da AMD. Principalmente na minha cidade, tem muitos amigos falando que a GPU da AMD não presta, mas fiz uma pesquisa mais extensa na internet e tem muuuita gente recomendado essa placa que você me passou. To começando a ficar confiante que é a escolha certa sem gastar tanto dinheiro.

To em dúvida entre pegar um PC desses na faixa de 6k ou pegar um com uma 4070 por uns 10k, que eu até coloquei em outro post, e apostar na longevidade (que vai suportar games por mais uns 5 anos~). O orçamento eu até tenho, você acha que vale a pena investir mais numa máquina mais poderosa pela questão do "não precisar reinvestir daqui a 2-3~ anos?"

Pelo que vi, essa que você me recomendou roda a maioria dos games novos em ultra nos 1080p. Já é satisfatório para mim. Para 1440p também é uma boa?

Ah, outra coisa, vi o pessoal falando que essa GPU esquenta mais. Se tocar um cooler bom ali (leia-se o que você indicou) ele da conta ou tem que ficar controlando isso? Sou meio leigo, vou encomendar e pedir para um profissional aqui da cidade montar para mim. Quero ligar o PC e jogar, sem dar tanta bola ou ter que ficar controlando consumo de energia, temperatura, etc. O que me diz?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
18 minutos atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

Esse setup que você me passou tá pronto para sair rodando?

O 5800x3D é esquentadinho e por isso eu recomendaria realizar undervolt. Caso queira um processador que esquente menos e não precise se preocupar com nada disso, eu recomendaria o 5700X.

Eu até gostaria de recomendar a plataforma AM5 da AMD, por exemplo um Ryzen 7 7700, mas as placas-mãe AM5 estão muito escassas no mercado brasileiro no momento, as que acha estão bem caras.

21 minutos atrás, ObiWanKenobiJJ disse:

elo que vi, essa que você me recomendou roda a maioria dos games novos em ultra nos 1080p. Já é satisfatório para mim. Para 1440p também é uma boa?

A 6750XT é uma boa até pra Quad HD, mas a RTX 4070 de fato é bem mais potente e vai oferecer mais longevidade nesse aspecto, além disso as placas da NVIDIA se saem melhor em Ray Tracing.

Então se for pra jogar em Full HD eu diria pra ir com a 6750XT mesmo. Quad HD acho que a RTX 4070 já começa a valer a pena, especialmente no quesito longevidade, o preço é meio salgado, mas acredito que você consiga encontrar alguma por uns R$4.000,00. Outra opção pelo lado da AMD é a RX 7700XT, que já está mais próxima da 4070, mas ainda perde pra ela, inclusive no consumo de energia, porque a série 4000 consome bem pouco, por outro lado você encontra a 7700XT custando consideravelmente menos que a 4070. Ainda assim é inegável que o melhor custo-benefício do momento é a RX 6750XT.

Sobre placa de vídeo da AMD "não prestar", evidentemente isso não é verdade, mas é o que eu falei sobre os drivers, muita gente já teve problemas com drivers da AMD, claro que isso aconteceu com a NVIDIA também, mas eu acredito que menos. Eu acho que pra alguém que queira mitigar a quantidade de dor de cabeça em potencial com o computador ao máximo, uma placa de vídeo da NVIDIA pode ser uma opção melhor. A questão são os preços, o custo-benefício tá do lado da AMD no nosso mercado.

• Curtir 2
Postado

Olá, como seu orçamento está parecido com o meu vou te dizer o que eu fiz com 6900 (com frete) pro meu sobrinho (e estou morrendo de medo dos preços melhorarem muito na blackfriday e eu sentir que joguei dinheiro fora). 

Proc. R5 5600 $815

P.Mae B550m Ds3h gigabyte $689

2x16gb DDR4 3600mhz cl18 corsair vengeance  $599

Kingston M.2 2tb 3500/2500 (leitura gravação) $580

Fonte MSI a650bn $290

RTX 4070 galax 1click OC 2X $3600 (patoloco)

Gabinete Kazan 2 com 4 cooler 120mm $260 (pichau)

2 fan 120mm pcyes $99,90 (pichau)

Quase tudo na kabum e usei algum cupom que me poupou uns 100 mangos no total.

Informações complementares IMPORTANTES:  Eu sei que "sacrifiquei" o cpu em prol de uma VGA melhor, mas não é  pra ter gargalo. Sei também que escolhi uma plataforma morta,  DDR4, mas eu realmente creio que DDR5 não vale a pena ainda, e quando valer, as DDR5 "atuais" serão capengas perto das que vão concretizar a "transição". Enfim, custo/benefício de DDR5 não me convenceu.  Também sei que não peguei um cooler melhor pro processador e ele vai, ao menos por hora, rodar no Box. 

Tem placa-mãe ainda mais barata (da até pra pegar uma a520m em tese), mas eu realmente queria o pcie 4.0, tanto pra VGA quanto pro SSD, apesar de saber que não eh realmente impactante. 

Que Deus me proteja da minha impaciência de ter comprado tudo antes da blackfraude!!!

Espero ter ajudado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!