Ir ao conteúdo

Qual dessas memórias DDR4 é melhor e por que?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

@Druid Todas são marcas confiáveis, e basicamente tem as mesmas especificações. O que pode mudar são os fabricantes de chips de memória, que é uma preocupação maior para quem gosta de fazer OC. Então escolha a que mais te agradar em aspecto físico ou pelo preço.

Postado

Todas são de mesmo nível, frequência 3200mhz e CL 16. O que muda é o preço.
As 2 últimas, que sempre custam mais caro, estão em grande oferta. Não tem nem o que pensar, escolha uma delas.

Veja quem dá a maior garantia. 
A Kingston diz em seu site que a garantia é vitalícia, mas diz também que essa garantia vitalícia é válida por 10 anos. Os 120 meses que aparece como garantia na descrição do item na Kabum correspondem a esses 10 anos de garantia vitalícia.

A Corsair também dá uma garantia vitalícia limitada, mesmo na descrição da Kabum estando escrito apenas 12 meses, como pode ver aqui LINK
Só não sei por quantos anos essa garantia vitalícia é válida, só diz que é vitalícia.

Só queria saber se a Corsair é single rank ou dual, não achei a informação.

Qual é sua memória atual? 
Lembre-se que se tiver um pente de 2666 por exemplo e adicionar outro de 3200, os dois funcionarão na menor frequência, que no caso seria 2666.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Crixus Champion disse:

Todas são de mesmo nível, frequência 3200mhz e CL 16. O que muda é o preço.
As 2 últimas, que sempre custam mais caro, estão em grande oferta. Não tem nem o que pensar, escolha uma delas.

Veja quem dá a maior garantia. 
A Kingston diz em seu site que a garantia é vitalícia, mas diz também que essa garantia vitalícia é válida por 10 anos. Os 120 meses que aparece como garantia na descrição do item na Kabum correspondem a esses 10 anos de garantia vitalícia.

A Corsair também dá uma garantia vitalícia limitada, mesmo na descrição da Kabum estando escrito apenas 12 meses, como pode ver aqui LINK
Só não sei por quantos anos essa garantia vitalícia é válida, só diz que é vitalícia.

Só queria saber se a Corsair é single rank ou dual, não achei a informação.

Qual é sua memória atual? 
Lembre-se que se tiver um pente de 2666 por exemplo e adicionar outro de 3200, os dois funcionarão na menor frequência, que no caso seria 2666.

Primeiro, quero agradecer sua resposta meu amigo @Crixus Champion, muito obrigado mesmo 🙂🙃😉.

Pois é meu amigo, estou numa sinuca de bico aqui, pois realmente duas coisas importantes não são ditas nem no site dos fabricantes, acho isto um ponto negativo para todas, que é o CHIP usado e se são single ou dual, o meu citado '"sinuca de bico" é porque comprei um HD Seagate 4TB, por um bom preço na KABUM, R$ 529,90 em 10x, e agora ferrou meu orçamento, pois pretendia comprar 2x16, e vender as memórias que tenho atualmente, a que veio na configuração modesta da PICHAU, uma de 4TB da CRUCIAL BALLISTIX de 2.666MHz, depois comprei uma de 8TB da CRUCIAL BALLISTIX de 3.000 MHz, que roda a 2.400 MHz.

Me corrija se eu estiver errado, mas existem muitos fabricantes de memória, entre eles, me parece que os principais são MICRON e SAMSUNG, dizem que os da CHIPS da SAMSUNG são os melhores e que isto é uma loteria, porque eles mudam os fabricantes sem aviso prévio, e que isto impacta no Dual Channel, estou certo, ou não?

É ai que eu fico preocupado, porque os revendedores nunca irão saber me dizer se o CHIP é um ou outro, tenho como resolver este impasse, pois pretendo comprar 16GB agora e daqui a uns 6 a 8 meses, mais um pente da mesma marca de 16GB, porém sem saber se vou ou não ter problemas com OC e DUAL CHANNEL 🙄😬.

Pode me tirar esta dúvida, tipo, que problemas posso ter?

Não sei se OC, tem haver com DUAL CHANNEL, pois parece que para obter os 3.200MHz, eu tenho que ir na BIOS e mudar uma opção para dar OC nestas memórias e depois fazer o DUAL CHANNEL, ou não é nada disto? Desculpe te incomodar com estas dúvidas, mas dizem que é sempre melhor ter 2 pentes de memória em DUAL CHANNEL que um pente em SINGLE CHANNEL, por exemplo ao invés de ter 1x16GB SINGLE CHANNEL, ter 2x8GB DUAL CHANNEL, pois a performance deste melhora, e em CPU AMD, com placa-mãe de 4 (quatro) slots de RAM, é melhor ter 2x16GB (minha opção) ao invés de ter 4x8GB, estou certo?

Att.

Druid®

CPU-Z004.png

CPU-Z003.png

CPU-Z002.png

CPU-Z001.png

• Curtir 1
Postado

Nesse momento o pente do segundo link acaba de baixar para 259 reais LINK

Pesquisando pelo part number, os 2 pentes da kingston que você selecionou levam ao site da marca, e lá é informado que a versão sem RGB que linkei acima é dual rank com 8 banco de memórias: LINK
Já a versão RGB é Single Rank, também com 8 bancos: LINK

Quanto aos chips, é como falou, meio que loteria. Reza a lenda que montam a memória de acordo com estoque e ou fornecedor, e que Samsung e Micron são os melhores, porém Samsung é um pouco melhor, segundo a voz da internet.

O Thaipoon Burner é um programa que identifica o chip.
O problema é que existem muitos pentes part number para pentes iguais.

Esse reviewer  inspecionou 2 pentes Kingston Fury de 8gb, e o chip veio Samsung LINK
Mas é aquela história, muitos part number envolvidos.

Quanto às dúvidas...

Dual channel você terá de qualquer maneira, basta possuir 2 pentes. Single e Dual Rank não estão relacionados a Dual Dhannel.
Metade da internet acha o single rank melhor, enquanto a outra metade acha o dual. Há também aqueles que dizem que o dual é melhor, mas para isso processador e placa-mãe precisam saber lidar com o dual rank.

Sobre o OC que te falaram, estão se referindo ao XPM, que é uma opção na BIOS onde você simplesmente escolhe a frequência da memória dentre os perfis pré-determinados pelo fabricante da memória. 
Como seu processador suporta nativamente 2933mhz, qualquer valor acima disso provavelmente não será reconhecido pelo sistema, e então você terá que ir na opção XPM na BIOS, e lá selecionará finalmente a frequência 3200mhz da memória que irá adquirir. 
Veja aqui uma pessoa ativando o XMP na sua placa-mãe  LINK
Dual Channel e OC não tem qualquer relação. Como dito acima, Dual Channel é o uso de 2 pentes de memória.

O porquê de estarem te recomendando 2 pentes de memória é pelo fato de processadores com gráfico integrado, como é o seu 3200G, terem muito mais desempenho com Dual Channel para rodar games, e também no uso geral. Por isso 2x8 é melhor do que 1x16.
Processadores de gráfico integrado têm melhor desempenho em dual channel, e pentes com frequência alta e latência baixa.
O dual channel também funciona com pentes diferentes.
Se tiverem frequência diferente como 2666mhz e 3200mhz, a menor irá prevalecer.

Você possui dual channel no momento, já que usa 2 pentes. No seu caso está trabalhando em 2400mhz, como pode ver na linha DRAM Frequence, na terceira foto. Ali aparece 1.200, mas deve ser considerado x2. E 2400mhz é o valor da memória de frequência menor que possui.
Comprando 1 pente agora e outro daqui meses, talvez não encontre outro idêntico.

Você possui SSD?

Postado
42 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Nesse momento o pente do segundo link acaba de baixar para 259 reais LINK

Pesquisando pelo part number, os 2 pentes da kingston que você selecionou levam ao site da marca, e lá é informado que a versão sem RGB que linkei acima é dual rank com 8 banco de memórias: LINK
Já a versão RGB é Single Rank, também com 8 bancos: LINK

Quanto aos chips, é como falou, meio que loteria. Reza a lenda que montam a memória de acordo com estoque e ou fornecedor, e que Samsung e Micron são os melhores, porém Samsung é um pouco melhor, segundo a voz da internet.

O Thaipoon Burner é um programa que identifica o chip.
O problema é que existem muitos pentes part number para pentes iguais.

Esse reviewer  inspecionou 2 pentes Kingston Fury de 8gb, e o chip veio Samsung LINK
Mas é aquela história, muitos part number envolvidos.

Quanto às dúvidas...

Dual channel você terá de qualquer maneira, basta possuir 2 pentes. Single e Dual Rank não estão relacionados a Dual Dhannel.
Metade da internet acha o single rank melhor, enquanto a outra metade acha o dual. Há também aqueles que dizem que o dual é melhor, mas para isso processador e placa-mãe precisam saber lidar com o dual rank.

Sobre o OC que te falaram, estão se referindo ao XPM, que é uma opção na BIOS onde você simplesmente escolhe a frequência da memória dentre os perfis pré-determinados pelo fabricante da memória. 
Como seu processador suporta nativamente 2933mhz, qualquer valor acima disso provavelmente não será reconhecido pelo sistema, e então você terá que ir na opção XPM na BIOS, e lá selecionará finalmente a frequência 3200mhz da memória que irá adquirir. 
Veja aqui uma pessoa ativando o XMP na sua placa-mãe  LINK
Dual Channel e OC não tem qualquer relação. Como dito acima, Dual Channel é o uso de 2 pentes de memória.

O porquê de estarem te recomendando 2 pentes de memória é pelo fato de processadores com gráfico integrado, como é o seu 3200G, terem muito mais desempenho com Dual Channel para rodar games, e também no uso geral. Por isso 2x8 é melhor do que 1x16.
O dual channel também funciona com pentes diferentes.

Se tiverem frequência diferente como 2666mhz e 3200mhz, a menor irá prevalecer. No seu caso está trabalhando em 2400mhz, como pode ver na linha DRAM Frequence, na terceira foto. Ali aparece 1.200, mas deve ser considerado x2. E 2400mhz é o valor da memória de frequência menor que possui.
Comprando 1 pente agora e outro daqui meses, talvez não encontre outro idêntico.

Você possui SSD?

Mais uma vez muito obrigado pela pronta resposta, que Deus te abençoe sempre 😉.

Ah, sim, até recebi um e-mail, da KABUM, que havia baixado mais o preço da Memória FURY BEAST 🙂, mesmo assim, obrigado pelo alerta.

Sim amigo, eu possuo um XPG GAMMIX S41 NVMe 1.3 M.2 2288, de 512GB, onde tenho Windows 11 e um Windows 10, só porque a desgraça do Windows 11 não está mais dando suporte a conexão SMB (Samba) 1.0, e tenho um média player DUNE, que toca meus áudios lossless, e não abro mão, porém não reconhece alguns dos meus discos rígidos externos, só o Windows 10 reconhece.

Mas porque a pergunta sobre SSD?

Bom ou eu compro 2x16, ou compro 1x16 agora, e como você disse, e arrisco comprar outro, que será outro lote daqui a 6 ou 8 meses, porém se eu comprar CORSAIR, penso que será mais difícil encontrar outro da mesma marca/modelo, porque tenho percebido que CORSAIR já não é mais uma marca padrão de vendas da KABUM, e que KINGSTON e XPG, são as mais vendidas, logo acho que vou de KINGSTON mesmo.

Quem sabe, consigo vender as duas que tenho (4GB 2666MHz e a de 8GB 3000KHz) aqui da CRUCIAL, por uns R$ 150,00, no mercado livre, e compro logo outra KINGSTON de 16GB.

Att,

Druid®.

Postado

Ah sim, amigo @Crixus Champion, como não dá mais para editar a pergunta anterior, esqueci de perguntar o principal:

Esta minha configuração placa-mãe ASRock A320M-HD com CPU Ryzen 3 3.200G, permite o máximo de quanto em termos de memória RAM: 16, 32 ou 64 MB de memória, no caso penso de colocar no máximo 2x16GB ou seja 32GB?

Att.

Druid®.

Postado
3 horas atrás, Druid disse:

Mas porque a pergunta sobre SSD?

Porque noto que está investindo muito em memória e HD, então fiquei curioso quanto às de mais peças.

58 minutos atrás, Druid disse:

Esta minha configuração placa-mãe ASRock A320M-HD com CPU Ryzen 3 3.200G, permite o máximo de quanto em termos de memória

O site do fabricante diz 32gb no máximo. Mas como é uma placa antiga, ainda da primeira geração, não sei se isso mudou e não atualizaram a descrição. 

Postado
4 horas atrás, Crixus Champion disse:

Porque noto que está investindo muito em memória e HD, então fiquei curioso quanto às de mais peças.

O site do fabricante diz 32gb no máximo. Mas como é uma placa antiga, ainda da primeira geração, não sei se isso mudou e não atualizaram a descrição. 

Valeu meu amigo, muito obrigado pelas orientações, fiz a compra pelo APP da KABUM, para ganhar 10%, e 2 pentes FURY BEAST de 16GB + frete saiu por R$ 559,00 em 10x sem juros, e quando chegarem, vou por as duas CRUCIAL BALLISTIX à venda no mercado livre, pra cerveja 🤣 🤣 🤣.

Att.

Druid®.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
36 minutos atrás, Druid disse:

Valeu meu amigo, muito obrigado pelas orientações, fiz a compra pelo APP da KABUM, para ganhar 10%, e 2 pentes FURY BEAST de 16GB + frete saiu por R$ 559,00 em 10x sem juros, e quando chegarem, vou por as duas CRUCIAL BALLISTIX à venda no mercado livre, pra cerveja 🤣 🤣 🤣.

Att.

Druid®.

Nesse caso o parcelamento saiu pelo preço à vista. Muito bom.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...