Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de upgrade para processador Ryzen 5 3600

Posts recomendados

Minha configuração atual é:
Ryzen 5 3600

GA B550M DS3H AM4
Cooler Deepcool Gammaxx 400 V2
DDR4 16gb 3200mhz

RTX 3070 8gb

Seasonic Core 650W, 80 Plus Gold, Semi Modular

Tirando a placa de Vídeo e a fonte que adquiri no final do ano passado, todas as outras peças são de 2021, meu pc queimou na época e precisei montar outro para trabalhar e com os preços la em cima por conta da pandemia foi o melhor custo x beneficio que encontrei.
Gostaria de fazer um upgrade no processador, mas não sei qual se encaixa melhor nesta configuração, ate dei uma olhada no R7 5800x mas acho que teria que trocar a placa-mãe certo?! Utilizo o PC para trabalho (Corel/Photoshop/Ilustrator/Filmora) e jogos (MMORPG/ARPG)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Pedroou alterou o título para Recomendação de upgrade para processador Ryzen 5 3600
21 minutos atrás, Rafael L.S. disse:

ate dei uma olhada no R7 5800x mas acho que teria que trocar a placa-mãe certo?!

5800X é uma opção ruim porque o 5700X tem basicamente a mesma performance, consumindo bem menos, consequentemente te permitindo manter a sua placa-mãe.

Agora, se quiser um processador melhor que o 5700X, talvez um Ryzen 9 5900X ou um Ryzen 7 5800x3D, aí sim eu recomendaria uma placa-mãe nova. Dependendo do quanto você estiver disposto a gastar (se tiver um orçamento, informe pfv) talvez fizesse até mais sentido partir pra uma plataforma completamente nova, no LGA 1700 da Intel por exemplo.

• Curtir 1
Link para o comentário

@Batata Defumada Então um r9 acho que seria muita coisa, não iria tirar proveito 100% do que ele oferece, iria sobrar demais kkkk me interessei por este r7 5800x3d, ele é muito superior ao 5800x/5700x? Caso opte por ele teria que trocar a placa-mãe e adquiri um watercooler? Lembro de ouvir relatos que R7 pra cima esquenta bastante. No momento não teria um limite de orçamento não.

Link para o comentário

@Rafael L.S. o 5800x3d é o melhor desempenho pra jogos e design, além de mais barato q 5900x, acho q seria a melhor opção já q vai usar pra essas funções. Mas por a placa-mãe n ser a dos melhores acabamentos poderia acabar aquecendo e gerando gargalo, investiria em uma b550m Aorus ou Mag ou algo similar, um cooler melhor e verificar se sua fonte vai realmente suportar o upgrade, aí no futuro botar mais 16gb de ram eaí é só ficar por mais uns 5 anos sem se estressar com pc (caso n dê defeito em nada)

Link para o comentário

45 minutos atrás, G4R0D disse:

b550m Aorus

A Aorus Elite mATX é basicamente a DS3H do autor do tópico só que mais bonitinha. Melhor pegar uma ASUS TUF B550M ou se o gabinete suportar placas-mãe ATX a MSI MPG Gaming Plus.

55 minutos atrás, Rafael L.S. disse:

Então um r9 acho que seria muita coisa, não iria tirar proveito 100% do que ele oferece, iria sobrar demais kkkk me interessei por este r7 5800x3d, ele é muito superior ao 5800x/5700x?

Em jogos o 5800x3D consegue taxas de quadro absurdamente altas, isso claro se pareado com uma GPU de alta performance. No âmbito profissional ele perde pro Ryzen 9 5900X (que possui mais núcleos e threads) e tem pouco ganho em relação ao 5700X. Além de esquentar muito mais.

O 5700X já é um bom upgrade em relação ao seu processador atual, escolhendo ele você pode continuar com a sua placa-mãe e inclusive com o seu cooler.

Mas se você quiser ir com um Ryzen 9 5900X ou 5800x3D pegue o seguinte:

• Curtir 1
Link para o comentário

Também acho que devia ir de Ryzen 7 5700x e evitar gastos desnecessários. Como disse Batata Defumada, ele vai entregar a mesma performance do 5800x que tinha em mente, mas custando menos e consumindo menos. É um baita produto.
Para melhorar ainda mais, seu preço é de 1.250, havendo possibilidade de aparecer por 999 na black, visto que todas lojas têm muito item AM4.

Quanto ao Ryzen 7 5800X3D, eu não mudaria a placa-mãe caso fosse adquiri-lo, me baseando no VRM Tier list LINK 

Vale dizer que 5800X3D, além de caro, vem sem cooler. Seu preço atual de 2 mil reais é ridículo, fazendo mais sentido ir para a plataforma AM5 do que comprá-lo. Vale esperar semana que vem para ver por quanto será vendido.

• Curtir 2
Link para o comentário

Esqueci de mencionar no post o gabinete, eu possuo um Cougar MX410 Mesh-G Mid-Tower, com 3 coolers Scythe Kaze Flex 120mm Slim na frente e um atrás, não sei se seria suficiente para o R7.
Seguindo a dica de vocês decidi pegar o R7 5700x mesmo, ja que se fosse optar por outro mais forte teria que trocar além da placa-mãe, cooler e talvez até a fonte. Com isso vou fazer um upgrade na memória também, migrar para 32gb, tenho sentido que 16gb ja não é muita coisa, ainda mais quando estou jogando algo e com chrome aberto.

Link para o comentário

Citação
Em 20/11/2023 às 19:57, Batata Defumada disse:

Mas se você quiser ir com um Ryzen 9 5900X ou 5800x3D pegue o seguinte:

Em 20/11/2023 às 20:01, Crixus Champion disse:

Quanto ao Ryzen 7 5800X3D, eu não mudaria a placa-mãe caso fosse adquiri-lo, me baseando no VRM Tier list LINK 

então eu assisti um Vídeo do TIto Tech sobre a B550M DS3h e ele garante que suporta tranquilamente o r7 5800x3d e que o limite para esta placa seria o 5900x baseado numa tabela de testes feito pelos gringos.

Link para o comentário

1 hora atrás, Rafael L.S. disse:

então eu assisti um Vídeo do TIto Tech sobre a B550M DS3h e ele garante que suporta tranquilamente o r7 5800x3d e que o limite para esta placa seria o 5900x baseado numa tabela de testes feito pelos gringos.

Como eu disse antes, não mudaria a placa-mãe se fosse utilizar um 5800X3D, também me baseando em uma tabela, cujo link está no comentário. 
Mas se quiser trocar mesmo assim, poderia tentar vender sua placa-mãe atual e empatar o dinheiro pegando uma mais forte como MSI MPG B550 Gaming Plus ou ASUS TUF Gaming B550M-Plus ou MSI B550M Pro-VDH WiFi.

O que não se pode fazer é dar 2 mil no 5800X3D, aí fica complicado. Por comparação, os Ryzen 5 7600 e Ryzen 7 7700 da nova plataforma AM5 custam respectivamente 1.400 e 2.049 reais, enquanto que uma placa-mãe boa e barata para eles, como por exemplo a ASUS TUF GAMING B650M PLUS, custa 1.379 na Pichau.
Monitore o preço dele, do 5800X3D, talvez apareça por 1.500 ou algo assim na black.

Sobre o Tito, ele traz muita Gigabyte ao canal, talvez seja patrocinado. E os links parceiros são sempre do Amazon, com um preço ruim em relação às lojas Kabum, Pichau e Terabyte.

Link para o comentário

Não tinha olhado o preço do R9 5900x, é bem próximo do 5800x3D, sendo assim acaba valendo mais a pena pegar o R9

Em 20/11/2023 às 19:57, Batata Defumada disse:

pegando o R9 eu precisaria somente de um update para uma destas placas (meu gabinete suporta matx/atx) e watercooler (meu gabinete suporta o de 240mm) certo?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...