Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É meu primeiro pc que monto.

Tava montando meu computador, comprei um gabinete que já vem um cooler, comprei uma fonte de 400W mancer thunder NOVA. uma placa-mãe meio antiga com chipset h61 mas o socket é o ideal pro meu processador e ela é NOVA. Montei tudo certo, conectei cabo 24 pinos, o painel frontal e o cpu fan, armazenamento também, só que esse cooler que já vem do gabinete tem uma conexão sata que eu liguei direto na fonte, e outra de 4 pinos que não tinha espaço na placa-mãe então não liguei ele. A única coisa que vai na tomada é um T com 3 entradas, e eu tenho um estabilizador que é conectado nesse T,e conectei o cabo da fonte nesse estabilizador.

Explicação antes do ocorrido

^

|

-> Parte importante: CERTO Fui ligar o pc, de primeira não ligou, checkei tudo, aí vi que o cabo do cpu tava do lado errado forcei ele pra entrar do jeito errado, arrumei ele com força pra sair e coloquei do jeito certo que entrou fácil, lembrando que o da fonte vem em 8 e eu dividi em 2 de 4 porque a placa-mãe só tem uma entrada de 4. Mas ai eu tirei o cpufan pra ficar fácil de mexer, na hora de ligar de volta eu só coloquei o fan mas n liguei na placa-mãe porque esqueci. O pc Iigou tudo os leds e tal ,eu n tinha visto se tinha ligado o cpu fan ou não, mas uns 5 seg dps o pc desligou. Eu burrinho fui lá e liguei dnv, Iigou os leds mas 1 seg dps deu um estalo pra região do cooler ou na fonte, e dps um cheiro de queimado. Deixei de lado e fui domir, hoje de manhã eu desconectei o cooler, coloquei o speaker que não tava, apertei todos os cabos, vi se não tinha queimado nada visualmente, conectei o cpu fan, olhei a fonte sem abrir ,e nada, mas ai que *****, não liga mais.🥲

1- será que queimou a fonte? Eu não acho que tenha como porque ela é LITERALMENTE nova, abri ela só p fzr a montagem. eu ter conectado o cabo cpu errado e ter forçado ele fez a fonte queimar????? eu n sei.

2- de primeira ele ligou e desligou porque eu esqueci de conectar o cpufan? porque já vi alguns que desligam pra evitar superaquecimento quando vê que não tem o fan, eu realmente não sei.

3- o que diabos queimou? O cooler do próprio gabinete?, agora que tirei ele e o pc não ligou tenho medo de ser a fonte, mas porque meu deus, é nova.

4- o T e o estabilizador não são de qualidade vagabunda, mas mesmo assim, teria queimado o fusível do estabilizador não? então não seria eles o problema. 

5- E porque QUEIMOU?? A fonte tem pfc ativo, usei o cabo que veio da própria fonte, não tem porque ter queimado, única coisa que eu penso é o cabo CPU errado, mas aí nem faz sentido, porque da primeira vez ligou então? eu ter ligado de novo o pc sem ter conectado o cpu fan também não tem sentido queimar. e eu não ter conectado o cabo 4 pinos do cooler que já vem na placa-mãe também não tem sentido.

estou em desespero, ajuda por favor, e desculpa se o texto foi longo.

• Confuso 2
  • Triste 1
  • Moderador
Postado

Olá

Li meio por cima, mas parece que você estava usando um estabilizador. E não utilize Ts, utilize um filtro de linha se possível.

Existem muitos motivos atualmente do porquê não é recomendado o uso de estabilizador e eles podem danificar sua fonte caso não suportem seu PC. A recomendação é: Não utilizar por motivo algum. 

Outra coisa, se você ligou o cabo CPU do lado errado, é quase certeza que um monte de coisa queimou junto. Possivelmente a placa-mãe e processador foram embora ao ligar o PC com o cabo do lado errado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Anti disse:

que já vem um cooler

Como assim ele vem com cooler? Air cooler para processador ou fans no gabinete? São coisas completamente diferentes e uma não substitui a outra.

Qual a marca e modelo da fonte? Tem muita coisa para ter problemas, o fato de ter forçado um cabo para entrar onde não deveria pode ter estragado alto.

• Curtir 2
Postado

Leva num técnico de confiança. Pode ter queimado só a fonte, só placa-mãe, fonte+placa-mãe, fonte+placa-mãe+outras peças. Só testando uma a uma pra saber e isso você não vai ter condições de fazer sozinho.

• Curtir 1
Postado

@TheDemonLena de primeira eu botei errado, mas ele nem ligar ligou , aí arrumei o lado certo, e ele ligou e dps desligou, ainda não queimou, aí só dps que eu liguei de novo ele queimou.

@Pedroou no caso é o do gabinete, p resfriar o interior, e a fonte e o gabinete os dois são da mancer, mancer sidewinder e mancer thunder 400w

@J. Flavio Melo tem não, ela é pfc ativo

@Shaman93 @J. Flavio Melo @Pedroou @TheDemonLena Vcs acham que: eu levando em um técnico e tendo queimado o fusível da fonte, ele trocando e eu ligar o pc num filtro de linha já resolve? claro, se não tiver queimado outros componentes. (tem alguma chance de n ter queimado mais coisa?)

Postado

levei a fonte num técnico, tá morta kkkkkk. eu ter ligado uma fonte com pfc ativo num estabilizador pode ter causado isso? ou só falha deles mesmo? como recorrer a garantia ?

Postado

Tinha que ter se informado antes. Essa fonte não é muito boa, provocar um curto e ligar no estabilizador vagabundo só piora o quadro. Acione a garantia, mas provavelmente vai ser negada.

Postado
Em 24/11/2023 às 15:45, Anti disse:

eu ter ligado uma fonte com pfc ativo num estabilizador pode ter causado isso?

Não, ter enfiado a força o cabo da CPU invertido causou isso...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!