Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O gabinete Pichau Pouter ii branco vem com tres fans pre instaladas, as tres sao molex, sendo que uma delas, alem de molex, tem algo similar a um PWM de 3 pinos, e eu acho que é.

Posso conectar esse PWM na placa-mãe enquanto a finte esta também ligada as fans via Molex? As fans se conectam uma a outra via molex também.

Postado

NÃO pode ligar os dois conectores ao mesmo tempo. Usa um ou outro.

O conector de 3 pinos não é PWM  Ė alimentação 12v e aterramento e sensor de RPM.

A única razão para ligar na placa-mãe é se o conector SYS_FAN ou CHA_FAN tiver controle  de RPM por variação de tensão.

• Amei 1
Postado

Entendi.

Vou tentar conectar na placa-mãe só. Achei que uma so tivesse o cabo de 3 pin, mas todas tem. A placa-mãe e uma ASRock B660m HDV.

Mandei vir esse cabo:

https://www.guerradigital.com.br/produtos/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002/

Mas não sei se esse pode conectar na PSU e na placa-mãe ao mesmo tempo.

Também não sei ate quantas fans posso conectar em cada conector da placa-mãe.

IMG_20231204_003308.jpg

IMG_20231204_003135~2.jpg

Postado

Com esse cabo splitter da Akasa, vai ligar os conectores de 3 pinos dos fans do gabinete nele - com os conectores Molex dos fans desconectados da fonte. A alimentação dos fans será feita pelo conector Molex do cabo splitter, ligado na fonte.

Se a ASRock B660m HDV não tiver controle de rotação por variação de tensão (V), a única vantagem desta ligação será que o RPM de um dos fans ligados no cabo splitter será monitorada pelo BIOS, ou seja, coisa de pouca utilidade que não justifica o custo.

Postado

Conectei esse conector 3 pinos na fonte, e realmente ficou bem menos barulhento, o que significa que a placa ASRock b660 m HDV tem controle por tensão. 

Cancelei a compra do Akasa e vou mandar vir esse:

https://www.amazon.com.br/Splitter-Universal-Divisor-Cooler-Extensor/dp/B0CC9Q5FX2

O objetivo seria deixar todas as fans controladas pela motherboard de forma a reduzir o ruido.

O gabinete Montech Air 903 base veio com 3 fans 140, e um cabinho divisor PWM 4 pin 1 para 2, de forma que uso dois conectores da placa-mãe.

Tenho mais 3 fans da coolermaster sikleflow 120 PWM 4 pin que coloquei no topo e essas duas 3 pin da Pichau que veio no antigo Puchau Pouter II branco, estas coloquei acima da PSU.

So não sei se pode 5 fans num so conector ou se e melhor pegar dois cabos spliter de 1 para 3 pra não sobrecarregar os conectores. Queria tudo controlado pela placa-mãe.

Screenshot_20231204-152015.png

Postado
17 minutos atrás, Rafael1352 disse:

...duas 3 pin da Pichau que veio no antigo Puchau Pouter II branco, estas coloquei acima da PSU.

So não sei se pode 5 fans num so conector ou se e melhor pegar dois cabos spliter de 1 para 3 pra não sobrecarregar os conectores. Queria tudo controlado pela placa-mãe.

No caso das fans PWM ligadas no spliter que tem conexão com a fonte não tem problema, a alimentação (+12v, aterramento) vem direto da fonte.

Já os dois fans de 3 pinos ligue num cabo splitter separado e num conector da placa-mãe separado, para não misturar os dois tipos de controle - PWM e tensão.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...