Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou me deparando com um problema em que uma única fan específica que foi instalada na parte traseira da máquina não está girando por algum motivo. Meu computador é novo e recentemente montado por mim, é uma placa-mãe B450M DS3H V2 na qual só vêm com uma conexão de CPU Cooler e SYSFAN, meu gabinete é o Mancer Narok acompanhado com 3 fans na frontal, fiz a compra também de outro kit de 5 fans pelo aliexpress da AIGO ARGB modelo AR12 PRO, infelizmente eu fui descuidado e não aprestei atenção para os tipos de conexão para fazer controle dos leds, porém para efeito de refrigeração estava funcionando tudo normal, instalei duas fans na parte de cima do gabinete e uma fan na parte traseira que seria a fan principal conectada na placa-mãe, porém alguns dias atrás essa fan traseira simplesmente parou, ela só começava a girar se eu por acaso forçasse, então eu fiz a troca dessa fan por outra do kit e voltou a funcionar tudo normal, quando chegou hoje pela manhã estava funcionando tudo corretamente, porém eu estava fazendo alguns trabalhos, fiz atualização de BIOS e depois disso essa fan traseira parou. Alguém teria alguma ideia do que poderia ser? 

WhatsApp Image 2023-12-18 at 12.47.13 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-12-18 at 12.47.13.jpeg

• Solução
Postado

Pode ser que o conector SYS_FAN da placa-mãe não fornece corrente (A) suficiente para 3 fans em "Daisy Chain", tira um do teto - quando usa air cooler colocar fan no teto na frente da placa-mãe só atrapalha o air cooler, o que da para perceber olhando o gabinete de lado.

Ou se faz questão de manter o "enfeite", compre um HUB PWM alimentado pela fonte, assim não sobrecarregará o conector da placa-mãe, a ligação no SYS_FAN será apenas o fio do PWM e do sensor de RPM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!