Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Possuo dois pentes de memória RAM de 8gb DDR4 da hyperx fury beast 3200mhz (ativado por XMP) que adquiri no final de 2022. Esse mês adquiri mais dois pentes de 8gb do mesmo modelo para completar os quatro slots da minha placa-mãe, modelo TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II. Entretanto me deparei com uma situação um pouco peculiar, para facilitar a visualização irei me basear através da seguinte imagem:image.png.7e5c6bef2deecf9c9e5669addb18b3e6.png
Ao conectar os dois pentes novos nas entradas A1 e B1 e os antigos na A2 e B2, o PC não consegue dar BOOT com o XMP ativo em 3200Mhz. Ele liga 2 vezes e desliga automaticamente, na terceira vez ele me manda para a tela da BIOS e somente consigo ligá-lo ao desativar o XMP ou deixar no perfil de 3000Mhz. A situação que digo ser peculiar é que quando inverto as portas, conectando os dois pentes antigos nas portas A1 e B1 e os pentes novos na A2 e B2 o computador liga normalmente com o XMP em 3200Mhz. Alguém saberia me explicar o porque de isso ocorrer?

O meu processador é um Ryzen 7 5700x e de acordo com as especificações ele suporta uma velocidade máxima de 2933Mhz com 4 pentes de RAM single rank, que é o meu caso, até cheguei a imaginar que poderia ter problemas em relação a isso, mas não entendo o porque de o PC não ligar somente em uma ordem específica de instalação das memórias.
image.thumb.png.d8975967fd5c2c3928a6a4f7bd6243ef.png

Desde já agradeço a quem puder ajudar.

Postado

@Marcos Caique  O melhor a se fazer é tirar o XMP das memórias, salvar, entrar na BIOS novamente e aí sim ativar o XMP.

Pode acontecer de dar alguma incompatibilidade e ocasionar esse problema. O importante é que você resolveu.

Com relação a quantidade de memória, a minha opinião é: sempre prefira utilizar apenas 2 módulos de memória.
4 módulos é mais suscetível a dar problemas, fora a questão das frequências.

minha opinião.

• Curtir 1
Postado

@Dárwin Resmini o problema é que não consigo simular esse cenário. Ao ativar o XMP e salvar, o computador reseta e fica ligando e desligando até cair na tela da BIOS novamente. Estou realmente sem entender o motivo disso. Cheguei a cogitar em resetar a BIOS, mas queria verificar se surgia alguma ideia aqui antes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!