Ir ao conteúdo

Conectar Fan argb na placa-mãe gigabyte B450m

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Estou tentando conectar minha fan(modelo deepcool MF 120 GT) na placa-mãe (modelo B450m gaming gigabyte) e na parte de conectar a rotação de fan eu ja encontrei onde colocar, o meu problema é na parte do argb. De acordo com a caixa da fan ela é compatível RGB fusion da gigabyte e nos itens dentro dela vem um cabo que diz ser para esse modelo, o problema é que eu não encontro essa entrada na minha placa-mãe. Vou mandar foto do cabo que eles mandam, do manual com as entradas da placa-mãe e das alternativas que eles oferecem.

379ad30b-7ec0-4dc8-9056-b7188e207e9e.jpg

7916f826-01a5-4967-a76b-ee7bc8732504.jpg

3f6f2c5c-fe1f-4c6e-ab9e-74f55ec39f6b.jpg

Postado

Tenho essa placa também, mas uso controladora do gabinete...

Aquele LED_CPU tá bem suspeito de ser... mas não te garanto, chegando em casa eu posso fazer um teste com outras ventoinhas...

Não deve ser.. pois tem 4 pinos nesse conector, para ser ARGB teria que faltar um dos pinos do meio...

Postado

@Felipe Cella Precisa de uma controladora a parte que seja pelo menos aRGB para usar os LEDs, que é estético apenas.

O conector LED_CPU não pode ser usado, já que esse é de 4 pinos, OOOO, e o aRGB é 3, OOXO.

Usando controladora externa, não vai conseguir usar o RGB Fusion para controlar os LEDs.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth então, eu teria que comprar um adaptador?

3 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Tenho essa placa também, mas uso controladora do gabinete...

Aquele LED_CPU tá bem suspeito de ser... mas não te garanto, chegando em casa eu posso fazer um teste com outras ventoinhas...

Então, eu achei que seria ela só que esse cabo que eles me mandaram é de 3 pinos, não teria problema eu deixar uma entrada solta?

outra que eu pensei de ser é essa spdif_o la embaixo, só que ai eu teria que usar o cabo recomendado para placas mãe da MSI e ASUS, além de que eu não faço a minima ideia do que seja um spdif_o= kkkkkkkkkkkkkkkkk

• Solução
Postado

Não tem como ligar os LED ARGB - 5v, 3 pinos [o oo] dos fans nesta B450M Gaming, ela não tem esse conector, só um do obsoleto padrão RGB 12v, 4 pinos.

Você até pode ligar com o Conversor RRB Deepcool 5v Para 12  - R$ 199,90

Mas para que vai fazer isso, transformar um sistema novo, o A-RGB com mais cores e efeitos mais elaborados num sistema antigo, o RGB com menos cores e efeitos (basicamente pisca-pisca)?

Compre uma controladora ARGB - ex. CoolMoon e controle o "frufru" pelo controle remoto IR e troque efeitos pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Ligar cabo de LED em placa-mãe não é obrigatório, é opcional. 😜 

4 minutos atrás, Felipe Cella disse:

outra que eu pensei de ser é essa spdif_o la embaixo, só que ai eu teria que usar o cabo recomendado para placas mãe da MSI e ASUS, além de que eu não faço a minima ideia do que seja um spdif_o= kkkkkkkkkkkkkkkkk

Se tentar ligar cabo de LED em conector da placa-mãe que nem sabe para que serve ao invés de "frufru" nos LEDs verá é fumaça dentro do gabinete. 🤣

Postado
6 minutos atrás, 1lokos disse:

Não tem como ligar os LED ARGB - 5v, 3 pinos [o oo] dos fans nesta B450M Gaming, ela não tem esse conector, só um do obsoleto padrão RGB 12v, 4 pinos.

Você até pode ligar com o Conversor RRB Deepcool 5v Para 12  - R$ 199,90

Mas para que vai fazer isso, transformar um sistema novo, o A-RGB com mais cores e efeitos mais elaborados num sistema antigo, o RGB com menos cores e efeitos (basicamente pisca-pisca)?

Compre uma controladora ARGB - ex. CoolMoon e controle o "frufru" pelo controle remoto IR e troque efeitos pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Ligar cabo de LED em placa-mãe não é obrigatório, é opcional. 😜 

Se tentar ligar cabo de LED em conector da placa-mãe que nem sabe para que serve ao invés de "frufru" nos LEDs verá é fumaça dentro do gabinete. 🤣

Seria esse daqui https://pt.aliexpress.com/item/1005001961218947.html . Ou você tem algum outro link?

outra coisa, na terceira imagem que mandei, tem a opção de colocar no SATA, ai eu só conseguiria controlar pelo botão no cabo?

2 minutos atrás, Felipe Cella disse:

Seria esse daqui https://pt.aliexpress.com/item/1005001961218947.html . Ou você tem algum outro link?

outra coisa, na terceira imagem que mandei, tem a opção de colocar no SATA, ai eu só conseguiria controlar pelo botão no cabo?

porque pelo o que eu entendi, esse cool moon, faria a mesma coisa que esse cabo sata que eles me mandam, só que ai eu poderia usar um controle para poder controlar o RGB ao invés de ter de apertar os botões no cabo. É isso?

Postado

Essa controladora CoolMoon é o modelo certo, os conectores dos fans (4 pinos quadrados) são separados do conector dos LEDs ARGB (3 pinos redondos [o oo]). O que não deve comprar e controladora com tudo junto, com um conector de 6 pinos.

Nela pode ligar:

• 8 cabos de fans PWM 
  • 8 cabos LEDs ARGB
  • 2 fitas de LED ARGB
Citação

..na terceira imagem que mandei, tem a opção de colocar no SATA, ai eu só conseguiria controlar pelo botão no cabo?

Se no kit de fans DeepCool MF 120 GT vieram todos os cabos pode usar aquele mini-HUB e o cabo com uma caixa (+ - ) que liga num SATA da fonte, é um controlador de LED simplificado, talvez o botão + e - altere efeitos pré-definidos. Teste e veja se satisfaz.

Postado

@1lokos Eu comprei FANs de 6 pinos, mas sem saber, depois tive que comprar a controladora... bemmm específica... Mas no fim deu tudo certo... ( *** A controladora não está mais nesse lugar... passei para traseira, pois o controle é RF, não precisa ficar mostrando assim)

20231215_011631.jpg

Postado

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Essa controladora CoolMoon é o modelo certo, os conectores dos fans (4 pinos quadrados) são separados do conector dos LEDs ARGB (3 pinos redondos [o oo]). O que não deve comprar e controladora com tudo junto, com um conector de 6 pinos.

Nela pode ligar:

• 8 cabos de fans PWM 
  • 8 cabos LEDs ARGB
  • 2 fitas de LED ARGB

Se no kit de fans DeepCool MF 120 GT vieram todos os cabos pode usar aquele mini-HUB e o cabo com uma caixa (+ - ) que liga num SATA da fonte, é um controlador de LED simplificado, talvez o botão + e - altere efeitos pré-definidos. Teste e veja se satisfaz.

aaa entendi, então nesse coolmoon deverei usar o cabo de 4 pinos na entrada led_cpu?

Postado

Não, o conector LED_CPU da B450M Gaming é o obsoleto RGB 12v (4 pinos redondos). 

O cabo de interface da controladora CoolMoon com placa-mãe é no padrão ARGB 5v (3 pinos redondos [o oo]), o que é uma ligação opcional.

Nesse caso não ligará nada na placa-mãe, o controle dos LEDs será pelo controle remoto IR.

O que pode ligar na placa-mãe é o cabo PWM da controladora num SYS_FAN, assim poderá controlar a RPM dos fans pelo BIOS e monitorar a rotação do fan ligado no conector FAN1.

CoolMoon.png

Postado
34 minutos atrás, Felipe Cella disse:

@Elder Nauvirth então, eu teria que comprar um adaptador?

Sim, adaptador ou qualquer controladora para aRGB.

Sendo aRGB é compatível.

Ignore aqueles adesivos nos cabos escrito ASUS e Gigabyte, o importante é a conexão em si.

Eu tenho 3 fans com aRGB e não consigo conectar na placa-mãe, no fim comprei um kit de fita led magnética, que eu já queria, e liguei tudo.

Postado
23 minutos atrás, Felipe Cella disse:

ok, então eu teria que conectar no cool moon os dois cabos que vem na minha fan e além disso o cabo SATA?

Na CoolMoon liga o cabo PWM de cada fan - conector de 4 pinos com guia "foolproof"; e o cabo de LED ARGB de cada fan - conector de 3 pinos [o oo]. Só isso, é a controladora que vai alimentar as ventoinhas e os LEDs, através do cabo SATA da controladora que é ligado na fonte, conforme no desenho acima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!